VORTEX CULTURAL
Eis que do caos absoluto algo começa a tomar forma, através da vontade de forças externas essa ‘coisa’ começa a esboçar um molde, algo que possa talvez ser reconhecido por outros. Claro, o caos não é completamente vencido, a ordem não é e nunca será completa, plena, perfeita. Afinal, não se pode vencer a entropia. Mas mesmo essa ‘pequena’ tentativa de controlar o incontrolável, talvez seja o suficiente para se atingir algo grande, algo significativo, mesmo limitado.
No cerne deste ‘caos ordenado’ encontramos algo forte, pulsante, latente. E é nele que enxergamos a vontade inicial descrita do controle, da junção de coisas tão díspares, mas que muitas vezes têm uma origem em comum. Algo como um vórtice (ou seria vórtex?!), arrastando e trazendo para si tudo que para ele é significante, tudo que possa, ou talvez deveria, ser de interesse comum. Um todo que abrange uma gama variada de assuntos, temas, discussões, entretenimento e também reflexão, mesmo que essa última não seja percebida por muitos, ela de fato acontece nas mentes de quem realmente importa. Nas mentes de quem compreende o intento do conteúdo discutido.
É com esse objetivo que se iniciou o Vortex Cultural. Sem a pretensão de ser o maior ou o melhor, afinal estávamos apenas começando. Mas com vontade honesta e autêntica de abranger os mais diversos assuntos da cultura mundial. Querendo acrescentar um algo a mais em temas saturados e com visões desgastadas.
Entre e se deixe arrastar pelo vórtice, chegue ao seu núcleo. Liberte-se de antigas amarras. Leia, assista, ouça, aprenda e compartilhe as suas idéias.
EQUIPE
Flávio Vieira (Twitter / Instagram)
Editor-Chefe (Fundador)
“Esta cova em que estás, com palmos medida, é a conta menor que tiraste em vida. É de bom tamanho, nem largo nem fundo, é a parte que te cabe deste latifúndio.” (João Cabral de Melo Neto)
Advogado. Pós-graduando em Ciência Política. Fundador e editor-chefe do site. Divide seu tempo entre os principais trabalhos do blog e o que sobra pra sua vida pessoal. Pode ser visto facilmente nos principais bares da cidade.
Rafael Moreira (Twitter / Facebook)
Editor-Executivo
“Imagination will often carry us to worlds that never were. But without it we go nowhere.” (Carl Sagan)
Um cara que odeia mini biografias. Mas que tem que faze-las por obrigação. Enquanto fazia esse mini-texto, jogava algo no pc, lia um pedaço de um livro, assistia com sono algum filme europeu. Ou apenas enchia o copo de whisky.
Filipe Pereira Leitão (Twitter / Facebook)
Editor
“Não se apresse em perdoar. A misericórdia também corrompe.”(Nelson Rodrigues)
Jornalista de formação, crítico, pretenso cineasta e aficionado pela sétima arte desde que tem lembranças. Autor de contos (Contos da Confraria) e de um estudo monográfico sobre a psiquê de Sherlock Holmes, a qual reúne duas de suas paixões: a literatura e psicanalise. Ao lado do cinema, são seus refúgios diante do tédio e monotonia do cotidiano.
Thiago Augusto Corrêa
Editor
“Todo Mundo Mente.” (Gregory House, da série House M.D.)
Formado em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras, Unesp Araraquara e pós-graduando em Gestão Cultural pelo Senac. Autor presente na coletânea “Contos Fantásticos da 42”, Editora 42. Já participou de três coletivos literários virtuais: Três Vozes, Quatro Patacas e Os Caras do Clube.
Almighty (Twitter / Facebook)
Redator
“Eu não concordo nem discordo. Muito pelo contrário.”
Ainda moleque, descobriu a existência de bons livros, mesmo com a escola mostrando o contrário em suas leituras obrigatórias. Na adolescência, começou a ouvir heavy metal e posteriormente aprendeu que a boa música não se resume a esse (ótimo) estilo. Formado em Direito.
Amilton Brandão
Redator (Fundador)
“The unexamined life is not worth living” (Sócrates)
Fundador do site, portanto, redator de eras priscas do Vórtex. Fascinado pelos mais diversos assuntos de cunho científico ou cultural da humanidade, costuma aproveitar suas horas vagas alternando entre bons filmes, livros e séries, e vivendo bem.
Bernardo Mazzei (Facebook)
Redator
“LAPD! FREEZE, MUTHAFUCKA!”
Quem sou eu? Tem certeza que quer saber? Se alguém te disser que eu sou Homem-Aranha, vai estar mentindo. Eu sou o Batman, meus caros. Além disso, eu sou mineiro do interior do estado, advogado, Flamengo até morrer, roqueiro doido, reincidente no vício em quadrinhos e metido a crítico de cinema. Além disso, adoro caminhadas na beira da praia e sou vegano não praticante. Se você leu até aqui, parabéns! Acaba de perder minutos preciosos de sua vida.
Bruno Gaspar (Facebook / Site Pessoal)
Ilustrador, Designer e Animador
“Se você faz a coisa certa, as pessoas não terão certeza se você realmente fez alguma coisa. Se você faz algo errado, as pessoas sempre se lembrarão do que você fez.”
Desenhista (frustrado), Animador (não do tipo que faz festas infantis), Roteirista (de aventuras de RPG), Escultor (em 3Da maior parte das vezes), Designer Gráfico (quando o site precisa de banners), e Arquiteto (quando tem projeto).
David Matheus Nunes (Facebook / Instagram / Twitter)
Redator
“A noite mantinha-se agarrada aos telhados da cidade, os candeeiros da rua ainda estavam acesos, mas a primeira e sutil aguada da manhã já começara a tingir de transparências a atmosfera lá no alto. Foi assim que teve a certeza de que o mundo não acabaria hoje, que teria sido um desperdício sem perdão fazer sair o sol por coisa nenhuma, só para estar presente no princípio do nada quem ao tudo tinha dado começo”. (José Saramago)
Advogado, considera Sharknado um clássico. Gosta de futebol, da Formula 1, é leitor, é baterista e se acha fotógrafo, ama a música e o cinema acima de tudo.
Jackson Good (Twitter)
Redator
“Nunca deixe pra amanhã o que voce pode fazer depois de amanhã” (Desconhecido)
Nerd desde antes disso virar moda, fanboy chatíssimo de hq (marvete, ou seja, tem bom gosto), defensor do cinema blockbuster e viciado em seriados. Curte automaticamente qualquer coisa medieval, scifi e com super poderes. Um hobbit com humor de anão.