Bem Vindos à bordo. Voltamos com mais a segunda edição do VortCast, e dessa vez contamos com Flávio Vieira, Amilton Brandao, Mario Abbade, Carlos Voltor, Rafael Moreira e Marcos Noriega em uma conversa profunda, perturbada, esquizofrênica e divertida sobre um grande cineasta contemporâneo: Darren Aronofsky. Adentre a mente deste diretor quando sentamos para analisar e compreender a sua curta, mas preciosa filmografia.
Duração: 83 mins.
Edição: Flávio Vieira
Trilha Sonora: Flávio Vieira
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Comentados na edição
Filmografia do Diretor
Crítica π
Crítica Requiém Para um Sonho
Crítica A Fonte da Vida
Crítica O Lutador
Crítica Cisne Negro
Podcast: Play in new window | Download (Duration: 1:23:52 — 76.8MB)
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Gosto muito de Fonte da Vida e O Lutador, mas não acompanhava os filmes do diretor, assisti sem associar o nome à pessoa. Mas já ouvi falar muito bem desse cara. Assim que possível, ouvirei! Um abraço e parabéns pelo ótimo trabalho, o podcast que já era bom está ficando ainda melhor com estas novas ramificações temáticas!
Tem potencial para ser ou muito bom ou muito ruim, mesmo assim eh um grande diferencial
Se eu disser que eu planejava alugar The Fontain e O Lutador essa semana, alguém acredita?
Olá Pessoal
A forma como vocês abordaram ficou muito legal, foram direto ao ponto. Fiquei muito curiosa depois desse cast,quero ver todos os filmes. =D
Panelinha existe em todo lugar, na academia não poderia ser diferente. E diretores como ele são como um tapa na cara, mostrando que não precisam de participar do grupinho pra se fazer um bom filme.
Muito bacana mesmo, parabéns! =D
Cade a parte 2 da historia da DC?
Se tudo correr bem, será a edição 3 ou 4. Espero que aprecie a do Darren…
Muito bom o podcast, sem muitas delongas direto no assunto..
e darren aronofsky é foda!
Muito bom galera, parabéns.
Mas tive que parar de ouvir no bloco do cisne negro, quando ver o filme ouço o restante.
Sobre esse diretor meus filmes preferidos são Requiem e o lutador. PI e fonte da vida tem momentos legais e tudo…. mas no geral não gostei =/
Ps. melhor podcast sobre cinema EVER!
sucesso e sorte a todos.
Adorei o podcast e já estou com os filmes que ainda não tinha visto aqui comigo.
Ter Mario Abbade em um podcast sobre cinema coloca todos os outros, inclusive o dito "maior" podcast de cinema no chinelo. Mas não só o Mario, como todos os demais participantes demonstraram conhecimento, não um bando de achismos como vemos por ai.
Mario, que tal um podcast sobre Giuseppe Tornatore?
Muito bom o podcast… e bacana a idéia de pegar um diretor que ainda não é um medalhão. Eu ainda não vi A Fonte mas já tô botando na fila pra baixar… enfim vamos fazer um pedido também, rola um Podcast sobre os irmãos Cohen??
Abraço valeu o/
Fala galera!
Em primeiro lugar: PARABÉNS pelo cast!
Ouvi duas vezes seguidas, aproveitando que recentemente concluí minha maratona Darren Aronofsky!
Escutar cada um dos participantes, muitos que já acompanhei em outros podcasts, etc., analisando de um forma bem detalhada cada um dos filmes, fez com que eu prestasse mais atenção no trabalho de vocês aqui no Vortex Cultural. Aquela garimpada que sempre fazemos no tipo de conteúdo que absorvemos, e a constante análise dos formatos dos podcasts, sabe?
Quando o Fabio Barreto mudou o formato do SOSCAST, priorizando a discussão, pensei: OPA! que maneira (acredito eu, muito mais trabalhosa) interessante de dar uma atualizada em como os (não só) podcasts atualmente meio que pararam num modelão. Repito, parabéns a todos os envolvidos!
Todos os filmes são excelentes mas tenho um carinho maior por:
Natalie Portm… é… Cisne Negro (gostei ainda mais depois de ter assistido o filme (animação) Perfect Blue do já falecido diretor Satoshi Kon. Essa animação, que muitos vem falando que deve ter servido de inspiração pra execução de Black Swan, me ajudou a enxergar ainda mais sobre as maluquisses que acontecem na cabeça das pessoas);
e Requiem for a Dream que foi o primeiro que ví e lógico que o choque que tive quando assisti fez com q'eu corresse atrás dos outros!
O tema ou marca característica do Darren – obsessão e a espiral descendente, já era de minha apreciação por causa do CD The Downward Spiral, da banda Nine Inch Nails. Em suas obras, tanto Darren quanto o one-man-band Trent Reznor, há uma profundidade absurda no que leva o personagem a destruição, algo que só vai piorando e ainda te leva junto psicologicamente.
SIM, não se pode assistir tudo de uma vez ou ouvir a exaustão senão, como mencionado no cast, você ficará perturbadíssimo, igual o pica-pau mais antigo lá dos anos 40/50!
Obrigado pelos comentários. E topo ambas as sugestões, até porque, acredito que os ouvintes devem estar cansados do lugar comum que impera na internet. E peço que divulguem, não com o objetivo de ganhar patrocinadores e etc. Já dise por aqui, que se isso acontecer, estou fora. Não quero ser vigiado e editado, pois alguma empresa só bota o dinheiro se maneirar no modo. Divulguem para que outras pessoas possam tomar conhecimento sobre o Darren, assistir seus filmes e também colocar suas opiniões, pois cinema não ciência exata. Cinema é debate e reflexão. E sempre estamos aprendendo. Não existe verdade absoluta. abs
Valeu, esse ta bem legal!
Confesso que eu também não gostei muito do "A fonte" xD. Acho que a historia do astronauta new age ficou meio que perdida no filme, queria mais desenvolvimento das outras historias :p.
Sugestao: Façam mesmo mais podcasts de diretores assim, ficou bom! Mas, o formato que vcs estão fazendo esta bem legal, da vontade de ver o que mais diferente vcs vão aprontar na frete.
PS:. Alguém falou de perfect blue ai, seria legal fazer um podcast de obras com essa. Mostrando ate como elas influenciam obras hoje em dia.
Ouvido e aprovado! Só assisti O Lutador e Fonte da Vida, mas tenho interesse em ver outros, mas aos poucos 🙂
Esses podcasts temáticos estão muito bons, continuem com eles, por favor!
Um abraço!
É! Excelente edição! Sem dúvida não há podcast de cinema que se compare… Mas precisamos de mais feedback povo, vamos lá!
E quanto ao tema, vi apenas O Lutador, o resto ainda me falta e não tenho opinião formada sobre o diretor, verei Black Swan no cinema depois desse cast =D
Muito bom o cast! Mesmo sendo um diretor novo ele tem obras ótimas, eu só assisti O Lutador e Cisne Negro, mas to empolgado pra ver Requiem!
Queria deixar minha opinião sobre o trabalho de Mickey Rourke em O Lutador e um ponto de vista por ele não ter ganho o Oscar.
Apesar de ser uma atuação excelente não achei que ele fosse ganhar mesmo o oscar, se você comparar é muito significativo como interpretação quando um ator como Sean Penn metido a fodão faz um papel de gay e faz bem feito, do que o Rourke fazer o lutador com todo aquele sub-texto baseado na história de vida dele. Li em algum lugar que uma das cenas do supermercado em que as pessoas ficam se perguntando se reconhecem ele foi feita "de verdade", com pessoas reais se perguntando se realmente conheciam aquele cara, achando Rourke um rosto conhecido mas sem lembrar do cara porque ele destruiu sua própria carreira! O filme é excelente e se ele ganhasse seria merecido, mas acho que Sean Penn merecia mais.
@Almighty
Com relação ao Fonte da vida, repare que durante o próprio podcast, acho que o Marcos, diz que são três histórias, mas que representam a mesma, só que com diferentes pontos de vista do mesmo "mito".
E depois o Mario cita o filme como um poema sobre o amor, morte e ciclo da vida. Da própria aceitação da morte, como parte da evolução.
E a base toda dele é essa.
E de acordo com o que você acredita ou não, ou mesmo modo de interpretar, você leva a história pro lado que você quiser. Não tendo assim uma interpretação certa ou errada.
E pra mim é nisso que está a beleza do filme. Pegar um tema difícil de sair do clichê da história de amor, da doença, a dor pela morte e etc. Deixando pra cada um tirar suas conclusões do que significa tudo aquilo.
Só não ouvi a última parte porque ainda não assisti Cisne Negro. Mas até onde ouvi, ficou excelente.
Uma coisa que reparei nos filmes de Aronofsky é a repetição de cenas. Em Pi e Réquiem, temos aquelas repetições que demonstram a mesmice na rotina dos personagens. Em Fonte da Vida, a repetição é mais para retomar um ponto já mostrado, só que agora de forma mais esclarecedora. Em O Lutador, a repetição não é de uma cena, mas de uma situação. Lembram quando uma vovó pede salada de ovos, e Rourke tem que pesar de novo, e de novo, e de novo? Não sei se existe essa repetição em Cisne Negro, mas é algo que me chamou a atenção nos filmes.
Outra coisa: quando assisti Fonte da Vida, não consegui enxergar aquilo como 3 histórias. A história central seria a realidade; o “passado” é simplesmente o livro de Izzi, que não deixa de ser uma forma dela extravasar o medo da morte, com toda essa história de Árvore da Vida (o que dá certo, pois ela morre tranquila), e acaba tendo um paralelismo com o plot central; e o “astronauta new age” seria o psicológico de Tommy, onde ele reflete sobre tudo que está acontecendo (uma prova disso seria os sussuros de “Termine”, referindo-se ao pedido de Izzi para que ele termine o livro, coisa que Tommy relutou por não querer que sua amada morresse).
Essa conclusão fez mais sentido pra mim quando assisti alguns extras no DVD: um dos roteiristas, Ari Handel, tem PhD em neurologia. Então não seria estranho tudo aquilo ser uma visão psicológica e imaginativa, ainda mais com Aronofsky sendo co-escritor.
Posso ter falado uma imensa bobagem, mas foi isso que eu enxerguei. Mas, interpretações à parte, o plot do filme não deixa de ser uma grande história de amor que lida com a morte.
Quando eu assistir CIsne Negro, termino de ouvir.
Abraço
Pois é, Rafael. Acho que o grande problema foi a sinopse na contracapa do DVD. Saca só:
"Fonte da Vida" é uma odisséia sobre a luta eterna de um homem para salvar a mulher que ama. Sua jornada épica começa na Espanha do século XVI, onde o conquistador Tomas (HUGH JACKMAN) inicia a busca pela Fonte da Juventude, a lendária entidade que, acredita-se, garante a imortalidade. Como cientista dos dias de hoje, Tommy Creo, ele luta desesperadamente para encontrar a cura para o câncer que está matando sua amada esposa, Isabel (RACHEL WEISZ). Viajando pelo espaço como um astronauta do século XXVI, Tom começa a entender os mistérios que o consumiram por um milênio. As três histórias convergem para uma só verdade, assim que Thomas de todos os períodos – guerreiro, cientista e explorador – coloca em xeque a vida, o amor, a morte e o renascimento.
O mínimo que eu posso fazer, é dar mnais uma vez parabéns a vocês !
Cada dia melhor !
Por isso que não leio sinopses, assisto a trailers e nem fico procurando notícias sobre o filme desde a sua fase ainda na pré-produção. Só faço isso, depois que assisti. Nada contra quem faz, mas eu tô fora disso. abs
Ficou bom pacaramba, ótima escalação do time, excelente participacao de todos. Parabéns.
Então, Mario, eu raramente leio sinopses ou assisto trailers, justamente pra não criar expectativas ou adquirir idéias pré-fabricadas. Fonte da Vida foi uma das poucas exceções, o que resultou nessa dúvida quanto ao entendimento do filme. Geralmente eu gosto apenas de saber a idéia principal, diretor e elenco, nada mais.
Abraço
É por aí..abs
Ótimo tema! Mesmo Aronofsky não possuindo uma vasta filmografia, com o "pouco" que ele já produziu fica totalmente evidente o seu potencial e qualidade. Sem dúvidas o mesmo consta no meu top 10 diretores preferidos.
A técnica de filmagem que ele utiliza é fantástica, esse diferencial foi um dos fatores que me levaram a assistir seus filmes. A abordagem singular sobre obsessão que ele conduz é sensacional, conseguindo transmitir o sentimento dos personagens para os espectadores com todo um clima opressivo/angustiante, onde de fato vemos que ele realmente sabe fazer cinema.
Sem falar no ótimo trabalho de Clint Mansell, a parceria dos 2 é espetacular! Parece que são a mesma pessoa devido a forma como conseguem mensurar e encaixar determinado sentimento em um formato áudio visual.
Também estou bastante ansioso para ver sua direção em "The Wolverine", acredito veemente que será um ótimo trabalho.
Parabéns pelo podcast,
Abs.
ótimo cast. Obrigado por vocês apresentarem esse excelente diretor.
Assisti recentemente Requiem for a Dream e foi um dos filmes mais pesados que eu já vi. Real e assustador a forma como foi abordado o vício. Já assisti O Lutador e vou em busca dos outros.
Excelente cast!!
Descobri aqui que já tinha visto mais filmes desse diretor do que eu imaginava! Acho a forma como vocês tratam dos assuntos muito boa, tanto as explicações do Mário Abade, como as observações de cada integrante do Vortex e os comentários do Marcos Noriega, referente à trilha sonora, são bons de ouvir mesmo! Vcs manjam mesmo do assunto, e fazem isso não pra dizer que sabem, mas sim pq gostam mesmo!
Tenho aqui "A Fonte", mas preciso mesmo é assistir "Pi" e "Requiém para um sonho", além de rever "The Wrestler", que do me ponto de vista está entre um dos melhores filmes que eu já assisti. Tudo isso pra então estar pronto pra ver "Cisne Negro". Vou tentar fazer tudo isso antes do Oscar!
Abraço a todos e muito obrigado por compartilhar esse odcast conosco!
Ouvi apenas hoje porque não queria pegar spoiler de Cisne Negro, e achei o podcast bem legal mesmo. Me interessei em assistir Pi e a Fonte da vida agora.
Eu estou indicando esse cast a muita gente, e espero que o vortcast se torne periódico.
E parabéns pela edição!
Muito legal, assisti Cisne Negro antes do Podcast e agora correr pra ver os outros quatro. Não sei porque meio que o papo me fez lembrar alguns filmes do David Lynch, mas indiferente de qual será o próximo tema certeza que vai ser muito bom que nem esse.
Só foi o Mário falar em outros podcasts que olham sinopses do IMDB e Wikipedia que foi aparecer hoje, rsrs, sacanagem.
Sério que vcs gravaram um podcast comentando Cisne Negro, sem ter visto o filme no cinema…? Sem palavras…
Sério que vc perdeu tempo comentando isso?
Salve, vortexaiada.
Caras, quando vi qual seria o assunto do programa, fiquei imaginando os comentários do Fanaticc.
Já falei que gosto muito da forma como os filmes são analisados e, mais de uma vez, vinha a frase “odeio ficar lendo sinopses” na minha cabeça.
Dito e feito, ouvi o programa e gostei muito.
Todos mandaram bem, não precisam ficar com ciúmes do Mário. ;-D
Abração.
Adorei o podcast, pois e sempre bom ouvir vocês comentando sobre cinema
Agora to no aguardo do próximo.
Abraços e sucesso para vocês para vocês.
Ronald Luiz,
Sério que vc baixou um MP3?
Sério que você baixou um jogo?
Pare de hipocrisia e discurso barato, porque alguém falou pra você que quem não viu no cinema, não merece ser respeitado.
Ainda se os estúdios nos respeitassem como país e como consumidores, eu poderia até pensar em concordar com você, mas um filme de 03/12, estrear em fevereiro e não venha me falar que 2 meses não é demora. Hoje em dia 1 semana já é demora.
Os estúdios te vêem como subconsumidor do terceiro mundo e você fica espalhando esse discurso comprado que chega a ser vergonhoso.
Bem, sem alimentar polêmicas, deixa eu passar uns dados:
1- Cisne Negro ficou pronto há mais de 7 meses atrás.
2- Os executivos da Fox Searchlight (seção do estúdio que lida com os filmes de baixo orçamento e “artísticos” – uma outra besteira, pela quantidade de bombas que eles produzem achando que é arte) odiou o filme e não sabia o que fazer com ele.
3- Foi o filme de abertura do Festival de Veneza no dia 1 de setembro de 2010. Onde a imprensa especializada (não esses de cultura pop que viajam para fazer entrevista dos blockbusters, nada contra, mas me refiro aos que cobrem ou participam do júri da crítica oficial como eu) assistiu ao filme. Diretores de festivais e etc também assistiram ao filme.
4- O Festival do Rio pediu para exibir. O festival sempre vai da última semana de setembro a primeira de outubro. O filme ia ser exibido nessa data em 2010. Esse ano vai ser diferente por causa do Rock in Rio. Vai ser de 6 a 18 de outubro.
5- A Fox Searchlight resolveu botar o filme na geladeira. Sim, para eles é melhor não lançar o filme, se acham que vai dar prejuízo.
6- Devido as sessões para os especialistas, começou a ter um murmurinho que o filme era ótimo. Até quem odiava, tinha uma opinião sobre o filme.
7- Com as indicações, o filme agora é tratado como tesouro.
8- Sim, eu vi no cinema. E revi em casa, pois queria ter certeza que era a mesma versão.
9- Não posso avaliar o olhar dos outros. Cada um sabe de si. Mas esse estilo de filme não necessita dessa precisão técnica, tanto que a grande maioria dos membros da academia assistiram em DVD. E graças a essas pessoas que o filme está concorrendo e está mundialmente famoso.
abs
Parabéns!!!
Esse foi o melhor até agora, não que fosse fã do fulano, não sei nada sobe ele, ai vocês entra com o papo didático e humorado. A evolução do VortCast que aumenta, o áudio esta melhor, não esta ficando enorme, estão melhorando a edição do som.
E tendo esse maluco gente boa do Mario Abbade, fica mais foda ainda… http://leu-meu-email.blogspot.com/
eu tbm chorei no lutador, pqp q filme foda.
Ae!!! Mario Abbade de volta em um cast sobre cinema??
Baixando now!
Caros do Vortcast,
Excelente podcast, ótimos filmes e ótimo diretor.
Gosto muito dos filmes deste diretor, mas apenas descobri recentemente que Réquiem, Lutador e Cisne Negro eram dele. Achei impressionante a percepção de que em Cisne Negro temos vários elementos dos outros 4 filmes: a dedicação do trabalho de Pi, o disturbio alimentar de Réquiem, a obsessão amorosa de Fonte da Vida e a decadência / substituição de O Lutador.
Também descobri recentemente o Vortcast. Parabéns pelo ótimo trabalho.
O único detalhe bobo que eu gostaria de acrescentar é que Franz Liszt era húngaro, não alemão. Mas já estou atrás da música dele que foi mencionada no programa. Ótima referência Mário Abbade, obrigado. É sempre bacana ver a correlação de diversas obras de arte e o cinema.
Se vocês aceitarem mais uma sugestão, outro diretor novo que eu sempre fico de olho é o Alexander Payne. Gosto muito dos filmes Eleição, Sideways e Descendentes. Acho que o trabalho dele poderia gerar um bom podcast.
Sds
Leonardo Carnelos