Morre Gordon Willis, aos 82 anos, diretor de fotografia da trilogia O Poderoso Chefão. A participação de Willis em películas inclui um longa parceria com Woody Allen, que inclui Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, Manhattan, Zelig e A Rosa Púrpura do Cairo, como também uma boa participação junto a Alan J. Pakula, como em A Trama e Todos Os Homens do Presidente.
Richard Crudo, presidente da Sociedade Americana de Cinematografia (ASC), disse em redes sociais: “É uma perda monumental. Foi um dos gigantes que mudou totalmente a imagem dos filmes. Nada que foi rodado antes de O Poderoso Chefão e de O Poderoso Chefão tinha esse aspecto“.
Os últimos trabalhos do diretor de fotografia foram nos anos noventa, com Malícia e Inimigo Íntimo, e recebeu um Oscar honorário em 2010 pelo conjunto da obra. Seus préstimos envolvem mais de 30 filmes, com inúmeras nomeações e premiações destas obras.
De fato, o modo como Gordon Willis realizava a sua arte era algo sem precedentes, e o modo de se fotografar um filme mudara muito desde as suas primeiras contribuições, e mesmo que ele não estivesse ativo há mais de 25 anos, sua figura ainda era uma importante fonte de consulta para profissionais da área, desde os novatos até os mais experientes.