Há mais de quarenta anos, o astronauta Neil Armstrong colocou seu nome na história como o primeiro homem a pisar em terreno lunar. “Um pequeno passo para um homem, um salto gigantesco para a humanidade“, esta célebre frase foi proferida pelo cosmonauta pouco antes de sair do módulo lunar da Apollo 11 e entrar para a história da humanidade.
Ok… Não contesto a veracidade da história e muito menos a capacidade humana de desenvolver sua tecnologia a ponto de conseguir, realmente, pisar na lua. Mas, há mais de quarenta anos, a pergunta que não quer calar e que permeia todas as rodas que comentam a notícia é a seguinte: Por que diabos não voltamos mais para lá?
Esta é a premissa básica da produção cinematográfica que estreou nos cinemas brazucas na última sexta-feira. Será que existe algo naquela bola amarela que as pessoas não podem ver? Estaria o homem evitando um problema desnecessário e renegando o capricho de uma segunda viagem à lua em prol do bem comum?
Apollo 18 me impressionou pela narrativa pouco comercial. O filme, com toda a pinta de ser uma produção independente de baixo orçamento, conta a história de três astronautas americanos, tripulantes da nave título do filme. Em sua missão de instalar câmeras e transmissores em terreno lunar com o suposto propósito de vigiar as incursões soviéticas ao satélite, os cosmonautas respondem a outra pergunta fundamental da humanidade: Estamos realmente sozinhos no universo?
Captado quase que inteiramente em Steady Cam, as imagens mostram-se amadoras e de baixa qualidade e cumprem o propósito documental da trama. Todos os takes do longa foram filmados pelas câmeras de mão dos astronautas e pelas instaladas no interior da nave e do módulo lunar, dando um caráter mais caótico e imersivo às cenas.
A viagem ao satélite e a aterrissagem em solo lunar transcorrem dentro do programado e dá-se início ao processo de instalação das câmeras e do transmissor que espionará os russos. Tudo transcorre normalmente até que os dois personagens responsáveis pela instalação dos equipamentos encontram um módulo lunar soviético abandonado e um cosmonauta russo morto, demonstrando que a verdade oficial contada pelo governo americano de que os Estados Unidos eram a única nação a pousar na lua é colocada em xeque pelos dois militares. As verdadeiras intenções da missão da Apollo 18 fica clara para os dois astronautas após um acidente ocorrido com o traje espacial de um deles e ambos percebem que não estão totalmente sozinhos no satélite.
O filme é lento, caótico, e bocejei forte algumas vezes. A narrativa é diferente de todas as outras que entraram em cartaz nas últimas semanas, e talvez por isso valha muito a pena uma visitinha à sala escura. O filme parte de uma pergunta bastante verdadeira e que, desde sempre, me intrigou. Se os astronautas pisaram na lua em 69, por que nunca mais voltaram para lá? Com o casting bem reduzido, o filme com orçamento avaliado em mais ou menos US$ 5.000.000 pôde se concentrar em gastar com locações e efeitos. Gostei bastante de todas as locações utilizadas (a lunar é impressionantemente crível, para um filme deste orçamento), os efeitos de gravidade zero e até mesmo a maquiagem do filme tornaram-se excelentes após a pós-produção. Não vá ao cinema esperando excelente qualidade de imagem e de som, nem cenas de ação “Michael Bayanas”e você vai se interessar pelo filme.
Por falar em qualidade de imagem, a qualidade dela na telona ficou totalmente aquém ao que foi mostrado neste trailer:
“Se o homem pousou realmente na lua, por que nunca voltou lá? ”
Custo exorbitante + retorno nulo.
Quanto ao filme, gosto muito de ficção, mas o fato de ser filmado em com a câmera no ombro me desanima, já enjoei disso.
O filme impressiona e confesso que sai do cinema pensativa. Impulsionado pela qualidade inferior se comparado à uma grande produção hollywoodiana, nos permite uma maior realidade da trama. O começo é cansativo e não esperei muita coisa, mas confesso que me surpreendi. A resposta à grande pergunta ”pq nunca mais voltaram à lua?” é ”respondida” ao longo do filme, o que gera ainda mais dúvidas quanto ao assunto, e é nesse meio que colocam uma pequena porção de emoção (mulheres, aaaaah) vivenciadas pelos personagens. Enfim, fiquei curiosa, intrigada, cansei, bocejei, enjoei, levei uns pequenos sustos, mas no final gostei e recomendo.
Só uma correção, eles seriam cosmonautas se fossem Russos, americanos são Astronautas.
Acho que eles roubaram o roteiro de um filme/documentário do Discovery Channel, chamado se não me engano rumo a marte. Em que o pool internacional de Astronautas chegam a marte em busca da água, mas no final você descobre que já tem um chinês lá.
E o mais incrível nessa parada é que o Internacional, chegam numa nave de primeira linha, foda pra caralho. Os china, numa lata de sardinha daquelas. Que mal daria pra descer a imigrantes. hahaha. No final do troço da Discovery, os China salvam o dia, e fica tudo legal.
Tinha um china lá vendendo aquelas raquetes que matam mosquito.
Certo, assisti esse filme antes de assistir Rei Leão 3D(O caos… O caos….), mas achei o filme realmente muito bom.
Mais uma vez esse filme mostra que o importante não eh a quantidade de verba que um filme tem, mas sim a sua execução.
Câmera e efeitos perfeitos para manter a tensão no filme, que mantem em ótimas medidas para manter a sua atenção no filme e não dar tempo para que você se entediar durante o filme.
O filme na minha opinião foi meio curto, mas acho que foi na medida certa. Ele não podia adicionar mais nada sem quebrar o ritmo, ou quebrar o clima de documentário do filme. Mas, só no final eu senti falta de mais filme…
O filme só se baseia em alguns fatos imaginários pra dar o ar de realidade, mas nada que estrague o clima do filme e um pouco de pesquisa não desminta. Como o fato do homem ter pisado na lua…
No final, quando o cara pergunta se ele sabia pilotar a nave Russa solte: “Claro que ele consegue. Eh Russo, ate uma cadela chamada Laika conseguiria.”
Mais um dos filhos da Bruxa de Blair e tantos outros. A premissa é interessante, mas a execução nao traz nada de novo e repete o que já está se tornando uma fórmula no ramo ”filmes de baixo orçamento”.
Além de tudo isso, os sustos são quase sempre previsíveis demais. Vide a cena na qual o astronauta usa o flash da camera para iluminar uma cratera. Um flash -> escuridão -> Outro flash -> Escuridão -> Flash e ‘SUSTO’!
Sempre com som ‘gritante’ no talo e uma imagem rápida jogada na sua cara. Po, isso já deu. São raros os filmes que conseguem criar toda uma situação de medo, esse com certeza não é um deles.
Ainda tem pessoas que questionam se o homem foi pra lua?
Me pareceu bastante real…bem bolado…
Eu não vi, mas minha mulher viu e disse que é muito bom.
O filme parte de uma pergunta bastante verdadeira e que, desde sempre, me intrigou. Se os astronautas pisaram na lua em 69, por que nunca mais voltaram para lá?
Como assim??
Foram 6 missões para lua. 12 homens pisaram nela.
Os gastos, os perigos, a falta de interesse da população e o fato da corrida espacial já não estar mais tão quente, fizeram que as viagens cessassem.
O filme é bastante realista… Sera que o homem realmente foi a lua?
pode ter sido apenas uma invenssão dos Americanos…
Eu nao tenho certeza da vericidade dos fatos mas que da pra se ter duvidas sobre o que é apresentado pela mindia, ah isso da//
Alguns reclamaram da falta de coerência, do inimigo sendo mostrado enquanto poderia ter permanecido em uma escala imaginária/psicológica, dando espaço maior para um terror psicológico. Talvez, mas o suposto inimigo nessa obra é muito sutil se compararmos com diversos alienígenas, monstros e outras abominações que vemos em obras de terror atualmente. Dá pra se “divertir” vendo Apollo 18, as câmeras possuem um efeito muito cativante, uma ‘descontinuidade’ interessante e um final que embora já sabemos o que vai acontecer, é extremamente dramático e triste ao seu modo.
Pra min eu axo que ele nunca pisaram na lua e so um alibe pra dizer fomos
os primeiros porq se tivesses pisado la hoje nao seria dificuldade por que temos
tanta tecnologia q seria ate facio de mais
pra min foi uma grande produçao de holyood comos ele fazem sempre
Olhe eles não foram mais para a lua por que é muito caro e demora muito,e como os EUA estão em crise a logico que vai demorar muito para a proxima viajem
Conspiradores também acham que o Elvis não morreu, assim como também não acreditam que o homem não pisou na lua.. O filme não é, necessariamente, um filme de baixo orçamento só porque, coisa que a aioria adora, não mostra imgens hollywoodianas. A intenção era exatamente a de mostrar algo como se fossem imagens de um documentário, criar dúvidas sobre a existência de uma 18a missão. Também, não é um filme de terror, como muitos imaginam. As razões para o programa espacial ter sido encerrado, após 6 missões, é que, provavelmente, deixou de existir interesse científico no nosso satélite ou então a grana ficou curta, mesmo.
Se querem saber a verdade sobre apollo 18 e sobre os estraterrestes e so lerem neste linck http://lunatruth.com/
Bom roteiro, boas locações e produção, boas atuações, alienígenas como aranhas lunares (ou caranguejos) desapontaram. Mais uma produção de terror psicológico comum hoje. Ver os extras no DVD já enfatizam a ficção. Mas o tema é para questionamentos. Perto das porcarias que vemos hoje, candidata-se a um filme de reflexões subjetivas. E é só. Não dá para desmerecer.
queria saber se a apolo 18 realmente foi lançada a lua ? e nao duvido q a nasa tenha feito uma experiencia com os cosmonaltas…
Oush, desconfiou de nada mais.
Só digo uma coisa, “Sonda anal”.
pessoal e presiso ir para frente nao viver do passado a lua e um satelite da terra se for destruida ja eramos sera que os paises de primeiro mundo querem o queriam usala para fins testes nucleares ou outro tipo de armas se tiver vidas la e pra proteger alua o homem quer ser com sua ambiçao de poder acima de tudo e todos
Vamos fazer pressão aos estados Unidos se essa porra for verdade porque não voutaram la denovo, se for verdade porque a merda da nasa não se pronuncia
todo ano ta cheio de universitario terminando facudade e essa gente nerd não se pronuncia sera verdade vamos saber se isso é possiveu ou vamos passar essa mentira para nossos filhos até quando?
kkk, tudo mentira, o homem nunca pisou na lua, se em 1969 um celular era do tamanho de um tijolo, pesava mais de 1 KG, hoje em 2012, com a tecnologia avançadissima, chips do tamanho de cartao de memoria, eles nao voltam la, ai tem coisa
Celular em 1969? Não existiam celulares ainda! A primeira ligação por celular foi realizada em 1973. Não voltar mais lá é culpa da falta de interesse em se gastar milhões para visitar um lugar que já foi analisado por pares de astronautas das missões Apollo 11, 12, 14, 15, 16 e 17.
Nao existia que você saiba ….
acho que nao estamos sozinho no universo
Ohomem nunca foi e nunca irá a lua devido ao cinturão de Van Halle, a radiação é enorme e nunca conseguiriam atravessá-lo! Simples.
Sim! E é por isso que também não temos satélites girando em torno da Terr… Oh, wait.
O cara vem querer dar uma de astrônomo e escreve cinturão de Van “Halle”, haiuhaiuehaeiuhuiaeh.
Acho que vc deve tar falando de algum cinto que o David Lee Roth usava na época de fama.
VDD
Eu tbm gosto muito da banda Van Halen. \m/
EU GOSTO DE RED HOT CHILI PEPPERS
E eu gosto de café.
i won’t go home without u
QUERO IR A LUA VIAJAR PELAS GALÁXIAS ENQUANTO AINDA SOU JOVEM
Pessoal, falem do filme, da sua história, não fiquem comentando sobre a produção, imagem, não metam o nariz aonde não cabe! caramba…!! O filme é maravilhoso, adorei, e apesar de ser um filme, está baseado em documentos reais, então, pode sim ser verdade, já que os EUA escondem mesmo muitas coisas de nós.
O filme é muito interessante!!
Não é provável que seja verdade, mas é possível.
Minha opinião é que esse filme é apenas uma obra de ficção no estilo A Bruxa de Blair e Atividade Paranormal.
No fundo mesmo, todos nós gostaríamos que fosse verdade, pois, precisamos saber o que existe lá fora.
A lógica leva a crer que sim, existe vida extraterrestre.
eles podem ter morrido com falta de ar ou algo assim não acredito que seja um
“monstro ´´ pois em outras missões as pessoas voltavam e se ouvesse realmente algo lá
talvez já teria descoberto
em minha opção
Sua opinião está errada, já foi comprovado cientificamente que existem monstros na lua, o problema é que o imperialismo americano, e essa agência imunda que se chama NASA esconde tudo da gente.
O problema é que nós não podemos ir lá pra matar os monstros porque a guitarra do Eddie Van Halen nos impede.
Então, ele descobriram… Da pior forma…
Ai aqueles malditos cinzas fizeram parecer um “acidente”, disfarçando como falta de ar.
A verdade está lá fora, no cinturão de Van Halen.
acredite se quizer,pessoal eu espero que ninguem venha me perturbar depois.so sei que, o que eu vi,eu vi.e o que eu vivi, eu vivi.e logico que nao adiantaria eu me oferecer,por que tem muito nego por ai,que toparia do primeiro convite.eu so quero enfatizar para algum poder que ,eu sairia hoje mesmo,em qualquer missao que eles quizessem,para representar essa raça poderosa e capaz,chamados…humanidade!
TSC… TSC…
Quanto rancor no coração Rafael, só porque você não é um believer, e NÃO vai ser escolhido, não precisa ter tanto rancor assim na …. Humanidade!
Deixa o menino se expressar, quem sabe se ele não é o próximo astronauta brasileiro a dizer “Plunct-plact-zummm” e ir para a Lua? Ou quem sabe ele já não é um astronauta secreto brasileiro? Possibilidades, possibilidades… Humanidade!