Superman e Batman – Inimigos Públicos surgiu como adaptação homônima da história escrita por Jeph Loeb e desenhada por Ed McGuinness, publicada por aqui pela Panini na já extinta revista Superman & Batman. Agora verdade seja dita, por que adaptar uma história tão ruim?
Na trama sabemos um pouco da eleição de Lex Luthor como presidente dos EUA e que após sofrer uma série de problemas econômicos e sociais durante sua candidatura, Luthor usa como pretexto a vinda de um asteroide de Kriptonita para voltar a opinião pública a seu favor. Aproveitando a deixa, Luthor ainda coloca o Superman em seus planos, dizendo que este asteróide estaria alterando a mente do personagem (parabéns Jeph Loeb), tornando-o um perigo para humanidade. Com isso, todos se voltam contra o Super e só resta então contar com o Batman para ajudá-lo.
Ok, com uma trama dessas não precisamos de muito mais. O roteiro de Stan Berkowitz consegue ser muito mais dinâmico e divertido que a hq, contudo, a trama continua sendo boba, mesmo tendo alterado elementos que não ajudavam em nada na obra original, a história não passa de uma grande desculpa para colocar heróis e vilões brigando entre si.
A qualidade da animação segue os padrões das demais, o traço de McGinness foi emulado nesta adaptação, o que pra mim é um ponto negativo, já que não gosto do seu trabalho, mas não deixa de ser interessante a DC sempre adaptar os traços das obras originais em suas animações. As dublagens continuam ótimas, trazendo as vozes dos personagens das séries animadas do Batman e Superman feitas para tv.
Inimigos Públicos vale a pena para quem quer assistir uma animação despretensiosa, onde o ponto forte são apenas as lutas entre os personagens, já que o restante deixa muito a desejar.
Também não gosto do traço do McGuinness, cartunesco demais… só serviu pro Deadpool, personagem comédia. Mas pra animação acho que combinou, justamente por ser já estilizado. Mas essa história é muito fraca mesmo.
Achei meio tendencioso o texto… Acho que alguém ai odeia o Loeb.
Bom, a historia não eh ruim, se baseando ate mesmo no que em um tema que seria o governo se voltando contra os heróis. Como os heróis são desacreditados e ate a liga de heróis do governo são elementos que ajudam a dar credibilidade.
Quanto ao desenho, ficou bom. Acho muito expressivo e bem definido. A animação do Bruce Timm tem um desenho muito bom, considero melhor o dessa animação. Se bem que na animação do batman, prefiro a do Bruce Timm, acho que tem mais a ver com o desenho, mas não sei se devido a recursos, acho que ainda ele seria menos bem feita.
Bom, a única coisa que eu achei ruim foi o final. Aquele final ali me faz sofrer. Tinha muitas coisas pra se usar ali, não precisava seguir a linha japonesa ali também…..
Fala ai Psycho…
Eu não odeio o Loeb não, gosto de mtas histórias que foram escritas por ele, como Longo Dia das Bruxas da DC, Quatro Estações e a saga “colorida” dos heróis marvel, mas essa em particular não me desceu nas hqs e nem na animação, assim como tantas outras coisas escritas por ele…
Blz :p.
O que lasca e aquele final… Nossa, não quero falar spolier, mais por mais que o publico seja infantil e acho que tenta puxa pra o lado oriental, aquilo saiu demais. Mas ate eu posso perdoar o final, foi só um deslize…
Mesmo eu não estando no filme , gostei muito principalmente quando o morceguinho ia morrer.