Bem vindos à bordo. Flávio Vieira (@flaviopvieira), Rafael Moreira (@_rmc), Amilton Brandão (@amiltonsena), Isadora Sinay (@isasinay), Mario Abbade (@fanaticc), Levi Pedroso (@levipedroso) e Carlos Brito se reúnem para comentar a filmografia de um dos grandes diretores da atualidade, Christopher Nolan.
Duração: 148 mins.
Edição: Rafael Moreira
Trilha Sonora: Flávio Vieira
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Comentados na edição
Vortcast 17: Batman the Dark Knight Rises solo
Agenda Cultural 17 – Viagens Oníricas, Conceitos Morais e Muita Psicanálise (Sobre “A Origem”)
VortCast 02: Darren Aronofsky
Filmografia Comentada
Crítica Following (Compre Aqui)
Crítica Amnésia (Compre Aqui)
Crítica Insônia (Compre Aqui)
Crítica Batman Begins (Compre Aqui)
Crítica O Grande Truque (Compre Aqui)
Crítica Batman – O Cavaleiro das Trevas (Compre Aqui)
Crítica A Origem (Compre Aqui)
Crítica Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge
Promoção – Concorra a duas camisetas da Korova do Bane, de Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge
A primeira delas sortearemos através do twitter, pra concorrer é simples, basta seguir nosso perfil no twitter (@vortexcultural) e publique a seguinte mensagem:
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@vortexcultural e@garagemkorova e concorra a uma camiseta do Bane, do filme Batman#TDKR kingo.to/1aci— Vortex Cultural (@vortexcultural) August 12, 2012
A segunda camiseta sortearemos através do facebook, basta curtir a fanpage da Korova (clique aqui) e do Vortex (clique aqui), e compartilhar a mensagem do link abaixo:
Clique aqui e saiba como concorrer.
Anunciaremos os ganhadores da promoção daqui um mês, no VortCast 18.
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With Mario Abbade!!! A lenda, o mito, Vida longa Senhor o/
“So we’ll hunt him…because he can take it.” Gordon no final do TDK
BUT, Ele não aguentou, fugiu por 7 anos, HAEUAEHUEHAUEHAEUEHAEUAHEUEHEAuhEuahauhUUAEHUEAHEUheuhuehue
hueaheuaheauehueaheuhuaeheuaheuaehuaehaeuheauahaeu
Tem spoiler do novo Batman?
Sim, mas avisamos quando falamos do novo filme.
que foda ! só faltou o Carlos Brito. hehehe
Isso que dá fumar baseado, nem percebeu que o Carlos está na gravação.
Jackson foi o Judas malhado desse programa, MUITO BOM!!! parabéns galera!!! raharaaharhrarhaaraharha
Legalzão, né?
A Propósito, Eu não acho que você seja “judas” por assim dizer…. Afinal de contas o terceiro filme tem diversas inconsistências, muitas citadas no CAST é ignoradas em prol de uma analise mais digamos…. “inteligente”, enfim… Se todos fizessem isso em prol de uma analise… digamos mais “inteligente” com certeza o mundo seria melhor, Anyway… no fundo, somos burros, idiotas é babacas por não “entendermos” um filme tão magistral. né verdade?
Passar bem o/
Também faço parte da “massa” que não entendeu a profundidade de poça d´água desse filme tão genial. Tudo bem, as metáforas estavam lá. As críticas ao Capitalismo etc. Mas isso não tira o fato de que esse filme foi muito mal conduzido. Usam bastante a desculpa de “supensão de descrença” para validar as loucuras do texto mas, sério, não dá. Posso ser um integrante da “massa” mas falta de coerência e história boba são pecados grandes.
Pronto, podem me bater. Se quiserem tenho outros filmes que são bem melhores do que o #TDKR que usam todas as “metáforas” que se falaram tanto.
E, se vale um P.S., detesto The Prestige. Um grande Deus Ex em cima de uma argumentação vazia de sentido e ilógica. O pior filme do Nolan. Somando esse com #TDKR, eu adoro todos os outros. Sou incoerente? Não sei.
Pelo contrário. Demonstrou muita coerência. Prestige é o que mais se parece com o TDKR nesse quesito. Se vc ficou meio ressabiado com ambos, está super coerente. Abs
Quando li aqui os comentários sobre O Grande truque lembrei automaticamente do Vortcast do Aronofsky quando foi falado de Fonte da Vida porque trabalho em locadora e um professor de cinema achou o filme uma bobagem sem valor nenhum e é meu filme preferido do Aronofsky, mas o publico de lá também não acha O Grande Truque um filme um filme muito bom.
Aliás, esse professor de Cinema falou que em uma mesa falando no cinema o Nolan é um picareta por tentar ambientalizar o Batman num filme realista, mas esse cara não gosta de nenhum filme dele no caso. Faze o quê.
Professor de cinema não significa crítico. Abs
Professor de cinema em geral tem muito viés. Minha experiência é que quase sempre eles vão te “vender” um tipo de cinema em que acreditam e em geral esse cinema não é o do Nolan.
É, eu não faço faculdade de cinema, mas faço de artes visuais. É recorrente as pessoas venderem a visão de cada um sobre uma coisa mas de forma que não reproduz nada de util. Já cheguei a ver uma discussão de uma hora e meia falando se grafite era arte ou não.
Meu professor de teatro me vendia que teatro era a única forma de arte que pode agregar todas as outras em todas as suas etapas.
Apenas eu que não consigo fazer o download?
=/
Vc não é o unico, Jeff. Estamos descobrindo o pq desse problema. Enquanto isso utiliza esse link:
http://www.vortexcultural.com.br/mp3/71-vortcast-17-christopher-nolan.mp3
Galera, fiz uma modificação no redirecionamento do podcast.
Se alguém continuar tendo problemas com o download.
Por favor, avisem pelos comentários, twitter, o que quer que seja.
Valeu.
Consegui baixar hoje. Vou ouvir e volto para comentar
Embora ouça os podcasts com frequência, raramente tenho disposição para fazer comentários. Não por indiferença ou desinteresse aos assuntos tratados, mas por falta de tempo e – confesso – certa “preguiça mental” de entrar em algumas discussões. Mea culpa.
Contudo, o comentário do Mário Abbade no início do programa vale uma quebra no meu protocolo.
Essa “birra” demonstrada com as reviravoltas nos filmes do Nolan transcende, na minha opinião, a questão do embate entre filmes blockbuster-massavéio x “hypster”-intelectuais(loides) e apresenta uma discussão sobre como as pessoas se postam diante da vida.
Afinal, antes de ser um apreciador da sétima arte (ou de qualquer tipo de arte) o sujeito é um ser vivente e a maneira como ele vive ou “existe” acaba por refletir sua interpretação e apreensão do que se passa na tela.
Os exemplos reais dados pelo Mário – caso do sujeito que deixa de querer o que sempre quis, de amizades repensadas -, entre tantos outros, muitas vezes são tratados como mera “loucura” ou “frescura” por quem não quer (ou não consegue) se dar ao trabalho de pensar aqueles casos, ver que há algo além daquilo – mesmo que seja o “absurdo” que determina nossas vidas (independentemente das crenças e descrenças de cada um).
É claro que as pessoas têm o direito de viver como bem entendem (“do what thou wilt”…) – e isso inclui desejar se ocupar ou não de questões absurdas em termos existenciais ou artísticos -, mas desqualificar uma obra de arte ou apequenar os abismos da vida são questões que, a mim, parecem associadas e que, muitas vezes, podem revelar certo desejo de fuga diante daquilo que assombra e incomoda.
Exato Luciano!!! Abs
Continuo achando o Nolan um bom diretor, mas concordo com o Mário que ele ainda não é um grande diretor.
Só uma ressalva para o pessoal que talvez não tenha entendido isso: o Nolan costuma trabalhar os filmes dele em função do roteiro/narrativa, que são bem inteligentes e engenhosos. Porém, os grandes diretores, aqueles que ficam na história do cinema de alguma forma, usam e abusam de TODOS os elementos cinematográficos para passar a mensagem que desejam passar seja ela qual for, ao invés de simplesmente usa-los para “servir a narrativa” e “contar uma história” (já ouvi isso de alguém que brinca de ser “critico” de cinema). Cinema é muito mais do que isso, quem quer ser diretor de cinema tem que entender que cada elemento fílmico tem um “peso dramático” diferente para cada cena/plano, e é o diretor quem vai orquestrar isso tudo e decidir que, p. ex, na cena X a atuação vai se sobressair junto a fotografia e ao movimento de câmera, na cena Y é o som sozinho, na cena Z é a edição combinada com a direção de arte, e assim por diante.
Sobre o novo Bátema, continuo achando um bom filme, concordo com todas as análises que vocês fizeram. A melhor parte que achei foi a da prisão, cheia de metáforas e significados, mas ainda senti que faltou emoção ao filme, faltaram desenvolver melhor essas cenas dramáticas, uma direção de atores mais precisa também. E antes que o Mário venha querer dar carteirada, eu não sou critico, essa é a minha opinião pessoal sobre o filme.
A outra colocação que eu ia fazer o Rafael já fez, o personagem Cobb já existe no Following, e ele é um ladrão nesse filme, assim como Inception.
De resto, ótima agenda como sempre, colocando todos os outros podcasts sobre o Nolan no chinelo.
PS.: para ser bacana com vocês, comecem a substituir “suspensão de descrença” por “ilusão diegética” do espectador, fica mais legal.
Bem, mas vc concorda que o Nolan sabe fazer isso, né? Ou vc acha que depois de 10 filmes, sendo que 3 em Hollywood, com aquele orçamento e cobrança, ele não sabe…e sobre a suspensão da descrença, eu não posso mudar. Tenho que seguir as regras da FIPRESCI, até por ser membro e presidente da associação que os representa no Brasil. Foi até bom vc tocar nesse assunto, pra tu ver, tudo é baseado em regras e análises seguindo os termos. Nada pode ser o que acho mais bonito, legal e etc. Abs.
quando citei 3, estou me referindo ao Batman, mas têm outros 5 também feitos por lá. abs
Claro que concordo que o Nolan sabe filmar bem, e de vez em quando coloca alguma metáfora nos filmes dele, como aquela girada de câmera no TDK que você, Mário, brilhantemente deduziu no Nerdcast ser a forma como o Coringa vê o mundo. A diferença para os grandes diretores é que eles conseguiram fazer isso mais vezes ao longo da sua obra.
Relaxa, ele ainda tá novo. Olha o clint, quanto tempo ele demorou até chegar no Bird. Abs.
O filme do batman é um bom filme, se você considerar apenas o Rises – dentro da trilogia – acho ele o mais pretensioso de todos e o que mais paga por isso.
E isso é bom em certos pontos e ruim em outros, Nolan – como bem explanaram – flerta muito com o cinema Noir, Mario já deicou isso claro, e referências não faltam: Following, Memento, Batman também faz isso enfim..e nesse filme, o roteiro transforma o Noir em um filme de guerra e na minha opinião ao invés de crescer pela mudança do paradigma que o Nolan tem mais afinidade de trabalho.
Vamos aos pontos dessa colocação que são importantes para isso:
– Segundo ato perde o ritmo, fica em certos pontos arrastado com explicações demais que são até desnecessárias ao que ele precisa de fato contar.
– Personagens em demasia que não sustentam esse ritmo do segundo ato.
– Problemas com a própria decupagem (Mario já citou isso também)
Tecnicamente falando o filme apresenta problemas na parte onde é necessário ação, principalmente se existem múltiplos elementos acontecendo (tempo simultâneo).
Que o Nolan sabe filmar não existe dúvidas, é claro que sabe, o problema é a falta de afinidade com determinadas situações (e isso é passível de entendimento se analisarmos as obras anteriores do diretor), acho que ele deveria ter estipulado o Noir e suas características clássicas para o final da trilogia também, o Batman é umfilme onde a tensão foi a marca que o Nolan imprimiu em nossas cabeças; exemplo a cena do The Dark Knight onde as balsas poderiam ser explodidas. Você de fato não sabe o que e como seria a finalização daquele ponto, e isso não ocorreu nesse filme.
Com relação as metáforas Visuais que o Grilo falou, eu discordo, esse é o filme que isso mais se apresenta, e em diversas vezes, basta pegar quantas vezes ele apresenta o corte de cena mostrando a diferença entre uma classe e outra, os discursos e trejeitos do Bane, a forma como ele deixa claro a divisão e até a queda de Gotham, com uma direção de arte que eu achei muito acertada, pois dá a intenção da cidade ruindo, caindo, se despedaçando. A simbologia do acender do símbolo do Batman ao fim, a luta campal, tudo isso é uma grande metáfora visual na minha opinião.
Concordo com o Mario que a discussão do tema, o que ele de fato quer dizer e existe a questão da briga de classes, disputa de poder, economia, tirania (e de quem é exatamente o tirano) enfim, é importante para a análise desse filme, claro que sim. Não podemos desconsiderar a forma para se chegar ou melhor, a forma para se abordar essa discussão. Nesse ponto acho que o Nolan precisava tornar esse filme épico, precisava tornar esse filme grandioso e isso acabou por matar o que o Nolan faz de melhor que o próprio Abadde citou diversas vezes, a forma simples, a reviravolta simples, não existe a necessidade de ser extremamente complexo, ter um zilhão de referências para ser genial.
Discordo do MArio sobre a Cotillard, o fato de ter ganho o Oscar não faz com que sempre ela tenha de interpretar / atuar bem, De Niro está ai para não me deixar mentir sozinho, fora outros que já tiveram atuações bem abaixo do que de fato podem render ao cinema. No caso da Marion, é visível o desconforto com a personagem, que na trama em si não é de fato relevante, o Bane enquanto construção dramática / arco narrativo da personagem era muito mais expressivo e interessante, funcionava e funcionou bem melhor que a Thalia. Não seria demérito nenhum do filme que ele fosse o executor do masterplan e também a cabeça pensante atrás disso tudo. As resoluções rápidas me incomodam muito neste filme para determinados pontos Mario, eu penso que uma luta épica final entre Bane e Batman seria muito mais proveitoso, muito mais grandioso sendo levada até o final de forma a criar o clímax, seria a luta da revanche a luta da ascensão.
Respeito todas as visões, agora, devemos fazer uma análise levando em conta o que existe de bom e funciona e o que existe de ruim e não funciona, não é isso Mario?
O que eu penso, é que Batman é um bom filme, que tem problemas e que peca em excesso por tentar ser algo maior do que precisava de fato ser, e que continuaria sendo épico e magistral pela forma que a Trilogia já se apresentou, só por fazer um cinema comercial com uma pegada tão autoral como Nolan faz já merece nossas palmas.
Nolan tomou muito activia na hora de criar esse terceiro e final ato. rsrsrs.
Vou fazer um contato com a Danone, pra um possível patrocínio inclusive. Hahaha.
Porra, galera espremeu o cardinho do cerebelo pra fazer este cast, hein?
Sensacional!
Depois vou pegar a lista de filmes e ver se tem algum q não vi. Se não tiver provavelmente vou continuar sem ver então eu que me foda de novo!
Abraços.
aLx
Ah, não conseguem me esquecer… 2o cast já que não estou e insistem em citar meu nome, NITPICKING algumas frases minhas fora de contexto e interpretando errado ainda por cima… eu sou a alma desse programa!
Bem, obviamente que não tenho a menor disposição pra rediscutir tudo de novo sobre o TDKR, mas com tudo que vcs falaram, nao posso deixar de perguntar uma coisa, sem qualquer ironia: se, segundo vcs, o Nolan não fez NADA diferente nesse do que nos outros da trilogia, ou mesmo em sua historiografia, er, filmografia, por que eu gostei de todos, todos, TODOS os outros filmes dele, absurdamente pra caralho de alguns (TDK, Amnésia, Inception), e nesse algumas coisas me incomodaram já de cara, nem foi por ficar procurando defeitos depois de assistir? E expandindo pra todo o pessoal que nao gostou, já que esse filme tá sendo muito mais controverso que qualquer outro dele? Isso tá além da minha capacidade de entender…
Outro coisa, sobre o “realismo”. Há mesmo muito essa confusão de que o termo pressupoe que nada que nao exista no nosso mundo seja aceitável. Entao acho que um termo melhor seja SERIEDADE. Não importa se o filme tenha elementos fantásticos, magia, tecnologia sci fi, whatever. E sim a forma como tudo isso é tratado, como as pessoas daquele mundo proposto pelo filme reagem a esses elementos. Se for sem galhofa, com o devido drama, etc… se conseguirmos pensar “hmm, se esse elemento fantástico surgisse aqui no nosso mundo, a reação seria essa mesma”, pronto. O filme é realista.
Só lembrando que vc citou que outros também não gostaram, parece q a diferença desse para os outros é enorme. Dados:
Nível de quem gosta de:
Batman Begins: 85%
Dark Knight: 94%
Dark Knight Rises: 87%
Rises está na frente de Begins e as diferenças são bem poucas entre os três. Abs
Acho que o grande erro do Nolan, como o Mario disse, foi tentar agradar fã de gibi. Colocar essas caralhadas de referências e achar uma solução maluca para tudo foi o grande erro do Nolan. Certas coisas não se mexem. Alan Moore tinha razão quando disse que gibi e cinema são coisas diferentes no que se trata de adaptações? Ou o Mark Millar tá no caminho certo, criando gibis que são quase como storyboards?
Lembrando que sendo Holywood se ele não colocasse iriam ficar no ouvido dele “cade as referencias?”
Mesmo sendo o Nolan e meio que falando “carta branca” ele ainda deve ter que obedecer algumas coisas e sendo uma adaptação de quadrinhos é óbvio que iriam querer colocar referencia….
Esses dados são de onde, Mario? O meu comentário foi baseado pura e simplesmente nas reações diversas que tenho visto por aí…
Vou responder pelo Mário porque por acaso eu vi isso hoje também.
É do Rotten Tomatoes.
Ah, o mesmo site onde uma crítica negativa teve que ser retirada porque os cuequinhas verdes ameaçaram de morte o crítico?
Hahahahahahahaha
Então eu te dou o Metacritic, que não admite isso. Considerado o site mais sério de críticas do universo.
Batman Begins: 70%
Dark Knight: 82%
Dark Knight Rises: 78%
E como disse tem os números do público. Na última parcial, está seguindo essa média dos 80%. Ótimo que vc faz parte dos 20%. Isso é necessário para a arte. Abs
Que eu saiba a crítica foi retirada pelo fato de ter criticado o filme sem ter visto.
Tem razão, me confundi e misturei as notícias. Mas antes desse teve duas críticas que tiveram comentários excessivamente agressivos, aí foram momentaneamente suspensas. Ou seja, um público bem democrático.
Dados do Rotten Tomatoes sobre os críticos que analisaram o filme. Também posso te enviar os dados do público nas pesquisas. Sim, a Warner faz pesquisas saber o que o público achou (sempre tentando encontrar a fórmula mágiva do sucesso – que é bastante difícil). Posso te adiantar, que está seguindo o mesmo padrão, com 2 a 3 pontos para cima ou para baixo. Terei esses números totais em 2 meses. Uma pesquisa nunca é baseada em um grupo de amigos e conhecidos, mas sim uma amostragem do público como um todo. Por isso que às vezes pessoas dizem: “Todo mundo que conheço vai votar no fulano, por isso as pesquisas estão erradas. Tu vai ver, ele vai ganhar”. E aí a pessoa que diz isso quebra a cara e depois não entende os números. Não podemos achar que os números são as pessoas que nós falamos. Abs
Entendi, Mario, mas da mesma forma uma amostragem pode nao refletir o todo com exatidao, no mesmo caso de pesquisas eleitorais, já aconteceu do resultado ser diferente delas. Enfim, essa volta toda fugiu da minha questão inicial, os debates mais acalorados desse filme do que nos anteriores.
No passado, mas atualmente a margem de erro é 5 pontos pra cima ou pra baixo. E não podemos levar a sério as pesquisas da Globo na época do Dr. Roberto, que queria convencer as pessoas antes mesmo do final. Nesse caso, a Warner não quer esconder nada, pelo contrário, está bastante preocupada que tudo dê certo para o tal filme da Liga. Por isso quer números mais próximos da realidade para tomar uma decisão em relação ao caminho. São milhares de dólares em questão. Abs
Acho que o que leva o povo a não gostar do TDKR e procurar qualquer erro, mesmo que de forma inconsciente, foi a porra do monstro da expectativa. Nego veio de TDK e achava que queria algo no mesmo nível, como não foi o povo ficou com esse mimimi todo em busca de erro.
Jackson, você mesmo me disse quando eu disse que odiei os smurfs gigantes “ah, mas se você não viu em 3D voce não teve a experiência que deveria ter tido”… E agora ta ai falando que TDKR te incomodou? Como foi dito no cast quem não gostou é fã de quadrinho chato que queria uma transcrição da queda do morcego… E fora esses tem as putinhas do TDK que queriam algo igual aquilo ou melhor… Se esquecendo que sem o coringa seria impossível.
O que eu ouvi de nego falando “ah… não conseguiu chegar aos pés de TDK” e afins é escroto, é nego que não entendeu realmente que ele queria fazer algo diferente…
Não entendi a comparação, Kirano. Avatar era um filme onde o espetáculo visual era assumidamente o mais importante, por isso a questao do 3D. O que isso tem remotamente a ver com o TDKR? E outra: alguma coisa do que eu disse te levou a pensar que eu queria uma transcrição fiel do quadrinho E/OU esperava algo melhor ou pelo menos igual ao TDK? Errou por quilômetros, hein…
Eu não disse que VOCÊ queria fiel ao quadrinho ou TDK a unica coisa que eu falei de VOCE foi isso do Avatar, ter dado essa desculpa de “espetáculo visual” e ta falando que TDKR teve erros que te incomodou… Veja então pelo roteiro, pelo fim digno que deu a trilogia.
Mas meus problemas são JUSTAMENTE com o roteiro!
“Em blockbuster se tiver roteiro é lucro”
Olhaí o nitpicking… isso vale em ALGUNS blockbusters, do subgênero específico “desliga o cérebro”. Nolan não é o cara do blockbuster com conteúdo? Entao dele eu vou esperando um pouco mais. E eu gostei do filme Kirano, achei bom, só não consegui achar ótimo.
A questão nem é isso, sim o fato de ignorar certas inconsistências em prol de um uma analise filosófica antropologia do caralho a quatro…. Mesmo porque se fosse meu desejo ver algo assim, sem duvida nenhuma optaria pelo cinema Asiático, que tem grandes perolas cruas no gênero policial/vingança. só pra citar alguns…. ( Oldboy, I Saw the Devil, The Chaser ou mesmo num tom mais “suspensão de descrença” a trilogia Female Prisoner 701 Scorpion do Shunya Ito. =D
passar bem!
Velho eu não fiz metade das analises do povo ai mas gostei PRA CARALHO do filme… ENtão nem é isso.
IDEM!
Caras, bom podcast. Mas discordo do que o Mario falou da cena da morte da Thalia (Marion Cotillard).
Não sou fã xiita de Batman pra ficar se prendendo a detalhes irrelevantes. Já me bastou a galera do Nerdcast ficar se prendendo aos detalhes ridículos do Donnie Darko e não pegarem o espírito do filme. TDKR é adrenalina na veia. Mas na cena da morte da Thalia eu dei risada no cinema de tão ridícula que é. Você tá vindo numa pegada e aquela cena destoa de todo o clima do final do filme. Porra, eu SEI que o Nolan sabe dirigir um filme, eu SEI que a Marion sabe atuar, mas se queria fazer aquela cena porque não escalou, sei lá, a Megan Fox que não precisa saber atuar? Concordo que o Nolan não é o Kubric, mas também não é o Tarantino caralho.
Esse Nerdcast de Donnie Darko foi patético, principalmente pelo fato do filme ser um convite explicito ao pensar, interpretar, “filosofar”.. etc e tals…
Eu também não gostei. Mas ele disse isso: “banalizar a atitude idiota dela. Por isso é banal, pueril e ridículo”. Se isso foi uma boa escolha, se eu gosto ou não, é outra coisa. Mas só coloquei o objetivo. E nisso ele está coerente: verdadeiramente ridículo. Abs.
Muito bom! Eu respeito muito o Cristopher Nolan pelos motivos que vocês disseram (de ter sua marca temática, de prover estofo em seus filmes comerciais) mas sou um pouco mais chato em reconhecer também que é apenas alguém com “um olho em terra de cego”. Ele tem domínio de linguagem, sim, mas não o acho um diretor brilhante, acho a decupagem irritante, quase televisiva. Acho também que o material que ele produz não deve ser fácil para a montagem porque em geral sinto problemas de ritmo graves nos filmes. E a tal ‘profundidade’ também não é nada demais para elevá-lo a um grande artista/realizador/questionador, mas isso tudo bem, é lucro!
Sobre os tais “problemas” do TDKR eu estou com vocês que se prender nisso ao julgar o filme é idiotice. Mas o que me incomoda neles é que não parecem difíceis de serem contornados (diferente dos de TDK, que se dependessem de explicações coerentes dentro do filme o enredo não ia pra frente no ritmo que precisava), e que com certeza deixaria o roteiro mais elegante. E não sei se me agrada a idéia do Nolan deixar coisas como a morte tosca da Talia como uma provocação para falar ”não estou preocupado com isso”.
Não é a toa que o David Fincher pintou ali como “outro exemplo”. Adoraria ver um podcast sobre ele, já que acredito que a marca autoral que ele vem desenvolvendo no mainstream é muito mais sutil e contundente em termos de abordagem e linguagem.
Parabéns!
Eu me pergunto, quando um cineasta que se arriscou a mexer nesse vespeiro: heróis icônicos dos quadrinhos, gerou tanta discussão, com pessoas adorando, outras gostando, outras desgostando e outras odiando? E todos discutindo sem um final. Nolan tá movimentando isso tudo. Os outros não tiveram isso. Só essa questão já merece uma reflexão. O cara é diferenciado. Isso não quer dizer que é a última coca-cola do deserto. Mas que é um caso para estudo, é. Abs.
Nem acho que é isso, Mário. Na verdade o que está gerando muita polêmica é o TDKR, antes dele pouquíssimos apontavam “deslizes” ou descontentamentos com as obras do Nolan, e quando acontecia, geralmente não era algo que causava desgosto para com o diretor, pra falar a verdade acho que a maioria esmagadora dos apreciadores de cinema gostam do trabalho do Nolan. Eu por exemplo, acho o trabalho do cara mto foda, não impecável, mas mto bom e acredito que não é diferente para as pessoas que estão apontando problemas no TDKR, o Jackson até disse em algum comentário por ai que era o diretor preferido dele, quando eu fui assistir TDKR a minha expectativa realmente era grande, mas dentro do trabalho do cara, dentro das propostas e do universo criado pelo Nolan, tive boa vontade durante mais de uma hora após o ínício do filme, mas depois não teve jeito, p/ mim o Nolan perdeu a mão no filme. Queria ver esse podcast na parte que fala de TDKR sem o Mário, iria ter um monte de gente dizendo que o filme é foda, é épico, mas sem saber exatamente porque e fazendo um monte de comentário sobre a atuação do Tom Hardy, Michael Caine, Joseph Gordon-Levitt e por ai vai, como aconteceu no Fastburguer. Bem, apesar de achar super coerente a análise do filme puxada pelo Mário, acredito que não se faz um bom filme só com metáforas e referências bem intencionadas….se formos nessa de ignorar atuações, plots, como o diretor constrói o filme, nós veremos metáforas, referências literárias e boa intenção até em novela da globo.
Bem, apesar de ter ensino superior e pós-graduação em pesquisa do comportamento, também me junto a massa de ignorantes e burros que não achou o filme épico, que não achou fantástico a sequência da prisão no poço in Wonderland e ficou olhando para o dedo do Nolan enquanto ele apontava p/ lua.
Eu não teria dito melhor, Luis Nascimento. Mas acho que o Mario tem razão em dizer que essa briga dos Nolantinos vs Anti-DarkKnightRiseanos não vai ter fim mesmo. Vou me abster e ficar só olhando a partir de agora.
Sim, mas o grande problema de todos vcs é a tal da expectativa. Isso não existe em um críticoi sério. Nunca as tenho e evito tudo que esteja relacionado ao filme. Entenda, não quero dar um atestado de nada. Mas realmente prestar atenção ao dedo é bastante problemático para quem analisa cinema. Entendo a opinião de vcs todos, mas como analista não posso nem seguir a de vc, como também as dos que defendem. E como analista e quero ressaltar isso, pois não é opnião. Ambos os grupos estão errados na visão do analista. Abs.
Comentário perfeito. O Mario “não sabe brincar”. Tipo, tá rolando lá o joguinhos dos peladeiros de final de semana, alguns manjam mais que outros mas o nível é razoavelmente equilibrado. Aí chega o craque e sai dando chapéu e caneta em todo mundo. 😉
hashahahahahaha. Abs.
Se fosse pra agradar aos fãs, essas “metáforas” nem existiriam no filme. Não sei não, o filme é altamente didático e tentar explicar cada nuance o tempo todo. Afinal, devo vê-lo como entretenimento ou como filme para reflexão? Assim fica fácil defender qualquer filme, Tranformers por exemplo é uma metáfora de como o consumismo e a tecnologia nos tornou dependentes e mostra que, ela pe a nossa salvação e perdição ao mesmo tempo.
Bem Ludwig, assim vc está banalizando a conversa. Não são as metáforas. Transformers não possui neurônios. Isso foi dito pelo próprio Michael Bay na minha cara, no Rio de Janeiro, quando ele veio para o lançamento. Eu perguntei de forma bem clara, sobre quais eram os temas, objetivos e intenções. Ele foi direto: “Só diversão, fizemos um filme sem nenhum objetivo que não fosse divertir”. E insisti: “Então posso deixar meu cérebro na porta?”. Ele riu e disse: “sim, é recomendável”. Sem comparação com o Nolan. Volto a repetir, análise não é feita dessa forma. No meu curso de crítica, eu entro em detalhes ilustrando o que estou falando, fazendo comparações visuais. É impossível fazer isso aqui. Abs.
Mudando um pouco o foco dos comentários para descontrair, gostaria de fazer uma pergunta ao nobre Mario Abbade para efeito de arquivo pessoal.
Mestre Abbade, qual a melhor técnica para comer todas?
Andar de bengala, barba e de maneira decrépita. Basta imitar o Bale no TDKR. Abs.
Deve ser por isso que o Hugh Laurie fez sucesso como House. Hehe. Valeu mestre.
Tá vendo, essa é a maneira. Abs
Uma palavra para vc
GLEE
e outra para você: SMASH!
nesse cast o Mario tá falando que nem um maluco, fanático ! Agora entendo o apelido. Esse debate foi engraçado e esclarecedor ao mesmo tempo.
falando e escrevendo…Abs
“Isso aqui é tão estúpido, tão idiota… É tão idiota que essa mulher vai morrer idiotamente, igual uma idiota!”
…
Agora o filme faz sentido!
Então, se Marion incomoda dessa forma, o que dizer da Sofia em Poderoso Chefão 3…por causa disso o filme é horroroso e digno de se jogar no lixo. Até porque a Sofia é quase uma protagonista se comparada com a Marion. E por causa disso, não comprei a caixa da trilogia do chefão, da mesma forma não irei comprar do Nolan. Perceberam? Abs.
Meu problema com a morte da Marion é que foi ruim. Foi muito, muito ruim mesmo. O cinema (e eu) demos boas risadas da cena por causa do ridículo.
Mas você levantou uma questão importante… O Nolan não é incompetente e a Marion não é má atriz… Então, aquela péssima cena foi proposital?
Isso é pior ainda. É preguiça por parte dos envolvidos.
Mas isso não joga o filme no lixo… Aliás, nada joga. O filme é bom sim, mas tem seus defeitos.
O meu problema com TDKR (recentemente) é que a maioria está somente vendo as qualidades do filme e fingindo que todos os seus méritos escondem seus defeitos… O que não é verdade.
E o que ta sendo defendido é que as pessoas estão apontando os erros como se fossem maiores que o filme, “olha isso a morte dela foi ridicula” “olha, o fato de existir a Thalia acabou com o Bane”, ta todo mundo se concentrando no que há de RUIM como se o filme não fosse bom.
É mesmo? Bem, então fique tranquilo, não é o meu caso. O filme é bom, só que tem defeitos (assim como vários filmes bons).
Agora… Eu não lembro de ter ouvido nada sobre os defeitos do filme no podcast. Até a ridícula morte da Thalia teve uma justificativa (para minha surpresa).
Oi, eu não justifiquei. Está gravado: “Aquilo é uma merda? Sim, é. Mas foi uma escolha do Nolan.” Eu digo que achei uma merda, mas como tive acesso, ele me disse que ele escolheu dessa forma. Se essa escolha agradou e desagradou, cada lado tem seu ponto de vista. Eu só coloquei que foi uma escolha consciente, e não “eu não sei fazer e fiz merda”. Na verdade, “eu fiz, mesmo que vcs achem uma merda”. Abs
Então ele fez uma cena de merda … De propósito?
Que cara cuzão.
E existe um ponto e vista em que aquela cena é boa? Puta merda hein!
Ele não deve ter achado uma merda. Como outros também. E têm outros que detestam, têm ataques de risos. Pluralidade.
Interessante. Nós falamos sobre TODOS os longas do Nolan. No entanto, as pessoas comentam apenas o TDKR. Parece até que foi um cast dedicado apenas ao filme.
Bem, isso é lamentável…eu sei os acertos do Nolan e seus erros. Como também vejo erros em “De Olhos Bem Fechados”, “Barry Lyndon”, “Iluminado” e “Lolita”. Mas os tais erros não diminuem em nada a obra. Do Kubrick, a quase perfeição está em “Dr. Strangelove”, “Laranja Mecânica” e “2001”. Pensem sobre isso. Abs.
Mario… Você poderia, por favor, citar alguns erros de TDKR?
Motivação de alguns personagens, decupagem do roteiro, escolhas que contradizem a proposta e resolução de conflitos. Abs
ALELUIA!
No mais, é um bom filme. Moving on…
Sim, como os outros que ele fez. Abs
Hype, Carlos. Eeeee…. aquilo que eu disse sobre esse filme ser mais controverso que os outros.
Até entendo, Jackson. Realmente há um hype. Mas a discussão acaba ficando monotemática. Só se fala em TDKR. Como se a obra do cara se resumisse a ele. Um filme que – tudo bem, até esmiuçamos bastante no cast – apesar de possuir níveis de interpretação a serem observados, tem muito menos detalhes a serem discutidos que outras obras do Nolan. Veja, por exemplo, o caso de “Amnésia”. Poderíamos falar muita coisa sobre ele aqui nos comentários. O próprio formato do filme leva a isso. Até mesmo “O Grande Truque”. No entanto, aqui neste espaço, onde poderia haver uma discussão, os filmes sequer são citados. Bom, vida que segue…
Mais que o Grande Truque??? Mesma coisa. Abs
Chega a ser desanimador…
Para tirar a tristeza do Carlos, vamos lá, vou comentar rapidamente todos os filmes dele (tirando os do Bátema):
Following – considero um dos filmes mais autorais do Nolan, senão o mais, visto que o pouco orçamento se refletiu em resolver as poucas locações/atores existentes do filme e ainda assim passar a mensagem dele.
Amnésia – acho esse o melhor roteiro da carreira dele, a direção ainda vacila em alguns momentos devido ao orçamento baixo com poucas locações/atores, mas os protagonistas escalados conseguem segurar a onda;
Insônia (Apesar de preferir a obra original) – aqui a direção dele foi para um outro nível, talvez o melhor trabalho dele como diretor, como seus filmes deixam de ser de baixo orçamento, conseguimos ver como o Nolan se soltou em cada plano, trabalhado com precisão para evitar erros (mesmo cometendo algum inevitável deslize), como a direção dele fica mais a vontade dirigindo uma quantidade maior de atores em ambientes diversos.
Grande Truque – Nesse filme eu já senti que ele se perdeu um pouco entre tantos atores, não que algum deles comprometa, mas a direção não fica no mesmo nível do Insônia, talvez pelo roteiro que também não ajudou muito.
Inception – o roteiro com as maiores metáforas e significados até o momento, mas também o mais ambicioso. Apesar de aqui a direção voltar ao nível de Amnésia, por ser um blockbuster ele não pode ir além em algumas cenas clichês e outras que foram resolvidas de maneira preguiçosa.
No geral, os melhores trabalhos de direção: Insônia > Amnésia > Inception > Grande Truque > Following.
Os melhores roteiros: Amnésia > Inception > Insônia > Grande Truque > Following.
Falaram que queriam comentários sobre os outros filmes do Nolan, eu comento, e ai, cadê as réplicas? Depois não reclamem de ficarem desanimados.
Não basta fazer um podcast de 2h30, ainda tem que escrever nos comentários algumas coisas… Não tá fácil não…
Por favor, façam comentários mais curtos, dá preguiça de ler tudo.
Isso aqui nem tá parecendo o Vortex, porra!!!
hahahahahahaha. Abs
Sou novo aqui no Vortcast mas já digo logo, o melhor podcast sobre Christopher Nolan!
Sou muito fã do trabalho dele e venho escutando vários podcasts sobre TDKR, e tenho que dizer, o Vortcast foi o melhor ao abordar a filmografia do Nolan. Muitos podcasts “grandes” por aí não chegaram nem perto de se aprofundar como vocês fizeram, pelo contrário, a maioria ficou analisando pequenos detalhes do roteiro que não batem 100%. Vocês comentaram exatamente o que eu queria ouvir, sobre a profundidade dos filmes, sobre as metáforas presentes nas obras e os seus significados. É a primeira vez que escuto o podcast de vocês mas já virei fã de carteirinha. Parabéns à toda equipe!
Obrigado Átila. Falar sobre essas picuinhas do roteiro, é o lugar comum, qualquer pessoa pode fazer isso. Análise é algo muito maior que furo no roteiro, gente que morre mal e etc. Isso faz parte, mas é só um pedaço do bolo, têm as outras fatias…Abs.
Vixe! Mister Fanaticc em 2 horas e meia de podcast e nos comentários! Mário, vc acredita que eles irão rebootar o Batman? Valeu Vortex!
Como analista, isso pouco me importa. Como cinéfilo, tomara que sim. Isso era um projeto dele, criado por ele. Que outros cheguem e coloquem suas idéias.
Acabei de corrigir uma falha de caráter minha e acabei de ver Inception… E com minha curiosidade sempre presente fui pesquisar bastante sobre o filme. O que me deixou surpreso é o numero de discussões existentes por ai.
Ai olho pra essa sessão de comentários e lembro de como foi na época do TDK e com isso digo: É impressionante a capacidade do Nolan de fazer seus filmes serem discutidos, além de tudo ele consegue ativar na mente da gente aquela centelha de ideia e dúvida que nos faz querer discutir e ver outros pontos. Sempre há muita discussão pós seus filmes, isso é um mérito foda para ele.
Outra coisa que pouca gente percebe: o Nolan mexe com ficção científica o tempo todo, talvez só no Following e no Amnésia que não, mas em todos os filmes contém a FC, inclusive em Inception. Nego foi ver o filme e gostou, curioso isso vindo da massa que diz não gostar de FC.
Discordo Pablo. Você mesmo citou dois filmes que não falam, fora os Batman que também não falam, não é essa a principal característica a ser aproveitada pelo Nolan.
O termo Noir (e ai vale o entendimento do que seria Neo ou Tecnoir) que na minha percepção ele flerta bem mais com o que chamamos de Neo Noir, afinal todas as construções Noir fora do período que se compreende o estilo, podem ser encaixadas como Neo, é a marca do que Nolan gosta de fazer e tem afinidade.
Grande abraço
Isso é fato. Na hora que você fica sabendo que o Nolan vai soltar um filme, pronto, já sabe q vai ter debate, briga. Nego esperneando. Ataques de pelanca. Hehehehe.
Enviada pelo Rafael, para relaxar esse debate:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=8GBVF8FzPI0
Show o cast. Naos abia que vários dos filmes citados ( que alias eu gostava mastante) eram do Nolan. Mais um pouco de informaçao pra mim. Alias esse é u dos grandes motivo para eu continuar assiduo aqui. O outro é o famoso “estofo”que o mario vive citando que é conferido nao so por ele como tambem pelo Carlos e agora Isa. Eu jamais ia fazer tantas associaçoes ou reflexoes sobre filme sozinho talvez por ignorância ou nao ter o olho/ mente treinada para perceber essas nuances (minha pós é em outra área, portanto tudo que eu tenho é minha opinião de merda…), mas gosto de ouvir quem sabe fazê-las. Parabéns a equipe do Vortex.
Queria deixar uma pergunta nao so pro Fanaticc mas tb pro Carlos e pra Isa. O Mário disse que opinião é a ultima coisa importante em uma crítica, logo penso que é bastante possivel gostar de filmes que sao ruins… mas alguma vez vcs ja deram boas criticas a um filme que não gostaram/ detestaram?
Abraços a todos
PS: Só eu acho a voz do Carlos parecida com a do Guilherme Briggs?
Caro Thiago, o crítico precisa separar a opinião pessoal da análise. O que acontece às vezes, é que o Mario espectador pode achar o filme chato, mas o analista sabe a relevância da obra. Pode ser divertido e ter problemas. Abs.
Isso eu entendi. eu queria saber se ja rolou o contrário. Um filme que o cinéfilo nao gostou mas o analista deu boas críticas
Gostar, eu sempre gostei. Achar chato, eu já achei. Abs.
Na boa, depois dessa aula, vá lá escutar o MRG sobre o Batman.
Então, você vai ver a diferença entre um podcast feito por quem sabe do que tá falando e tem algo a acrescentar e de um podcast onde até o JACKSON consegue ser mais relevante e inteligente que os participantes.
Até o Jackson, até o Jackson……….até….o…..Jackson!!!!!!!
Como sempre a opinião. Abs
Sendo muito sincero, eu parei de ouvir o MRG a um bom tempo. Náo sei vocês, mas é intragável ouvir opiniões baseados no “Ah, e não gosto. Por tanto, é uma merda”.
Só pra fazer a conta fácil, um dos membros do MRG, confessou recentemente que ODEIA o Batman, só porque ele “tirou” o que é de “direito” do Superman. Isso dentre outras coisas sem noção.
Por tanto, só do fato de estarmos digitando a sigla deles aqui no Vortex, já eleva o nível deles automáticamente. Coisa que aquele próprio podcast, não consegue fazer sozinho.
Problema de vcs é comer hamburguer esperando se deliciar com sorvete.
Ou vcs nao conseguem perceber a diferença entre um podcast onde as pessoas dao (segundo as próprias) suas opinioes de merda e outro onde vc tem criticas que desconstroem o filme?
Nem todo mundo tem a bagagem de Mário, Carlos e Isa (que são profissionais, tem vivência etc etc…) pra apresentar discussões de nível. Quando eu vou escutar MRG, Nerdcast (sim escuto ambos e gosto) eu nao espero encontrar nada mais do que eles apresentam. Vez ou outra há comentários interessantes ou tiradas engraçadas… mas (em termos de cinema etc) é muito mais raso do que o podcast daqui. Como esse pode ser em relaçao a uma obra literária sobre os pormenores do cinema e tal…
Eu me divirto com ambos (nem sempre ultimamente…): Com as opiniões de merda de uns e analises mais bem embasadas de outros
Fala sério, vc e o Angry Kid (se não forem a mesma lamentável criatura) estão montando meu fã-clube, né?
Confesso faz pouco tempo que descobri o quanto é interessante entender ideologia,signos e afins dos filmes,não só assistir um filme,mas compreende-lo.
Sou um admirador do trabalho de Nolan,procuro entender cada close,enquadramento de câmera ,fotografia ,pois,não quero somente assistir o filme dele ,mas entender criar uma discussão sobre o tema.
Sobre o cast/SITE, admiro o trabalho de todos os integrantes (às vezes até o jackson ) INFORMAÇÕES E ANALISE RELEVANTES.
E como diria o Kirano “Falowww”
Caralho, olha o 3o membro aí…
Eles te amam!!! Jackson para Prefeito!!!
Se o Jackson virar o prefeito de Curitiba ele deixa essa bagaça igual Gothan depois do Bane tocar o terror.
Vai explodir a arena da baixada, distribuir armas pra galera da Vila Zumbi pra invadir a Mercês.
Até o nosso herói, Oil Man, depois de escapar da prisão do Ahú, se “erguer” besuntar de óleo e, com a ajuda da nossa PM, salvar nossa cidade desse maluco.
HAHAHAHAHAHAHAHA, muito bom, parabéns pelo roteiro de “The Oil Knigth Rises”.
Mas eu jamais explodiria a Arena, ia preferir derrubar o Remendão Treme-Treme. #dalheFuracao
Não vou falar muito (vou tentar), mas quero parabenizar a toda a galera do Vortex, por ser um dos poucos podcasts que ainda mantém vivo, o nível de discussão. Expondo argumentos sérios, sem “fanboysmo”. Ou seja, aqui, vocês realmente levam entretenimento com seriedade.
Sobre o filme, é sem palavras. Poucas vezes, eu vi uma equipe tão focada, tão profissional, como na Trilogia TDK. O que transparece, é que todos ali, são tão visionários quanto seu capitão Christopher Nolan. Pois eles conseguem formar uma equipe tão coesa, que tenho medo de que os próximos filmes do morcegão, não consigam superá-lo.
Nolan deixou sua marca na história do cinema, porém, a grande maioria JAMAIS vai reconhecer (pelo menos por enquanto). No entanto, Nolan é jovem, tem apenas 45 anos. Calculem o que esse cara ainda não vai nos entregar, a cada aprendizado e experiencia adquirida?
E queria mandar um abraço para o nosso amigo “Marabade”, um cara que eu “conheci” no Nerdcast, e desde então, acompanho seu trabalho. Por várias vezes, eu discordei da sua opinião, como muitas tantas, concordei. Mas, mesmo discordando, é uma opinião que eu respeito muito e sempre levo em consideração.
Por enquanto é só isso mas, novamente, queria dar o feedback positivo para o trabalho de vocês. Tô largando muitos podcasts por ai, justamente, por NÃO fazerem o que vocês fazem com tanta tranquilidade: discutir sobre cinema, expondo argumentos com conhecimento.
Agora que reparei: já assisti praticamente toda a filmografia do Nolan, só faltam os 2 primeiros filmes (já me recomendaram Amnésia antes mesmo de sair o primeiro Batman).
Alguns criticaram a voz do Bane, disseram que foi mal mixada, que ficou limpa demais e destoou do restante do áudio. Ao meu ver, isso foi mais um recurso utilizado para engrandecer a figura do Bane, uma vez que, ao falar, sua voz, literalmente, se destaca sobre as demais. Talvez foi uma mixagem mal feita mesmo, mas pra mim funcionou.
Muito boa as análises dos filmes, mantenham esse formato sempre.
Abraço.
Na boa, essa foi o melhor programa que realmente faz uma crítica sobre o estilo do Nolan e sobre o filme Batman-TDKR, depois do que eu ouvi no MRG, simplesmente parei de ouvir e só lamento
Parabéns pelo cast caras!!
mto bom!!
Conhecendo o cinema de Nolan como leigo, devo dizer que os filmes do mesmo sempre me deixam com a sensação “preciso ver isso de novo”. Apesar de realmente passarmos a perceber furos de roteiro na revisita as obras, para mim isso não as prejudica em nada, visto que como o Mario disse, Nolan sempre sobrepõe a experiência cinematográfica a coesão da escrita. Quando revejo os filmes, eles me evocam toda a experiência que tive quando os assisti primordialmente. Obviamente, algumas pessoas vão se prender a determinados detalhes mais do que outras, visto o ~aclamado~ Rubens Ewald Filho e sua cisma com a “verruguinha” do Christian Bale. Tudo que acho de cada filme já foi falado e não pretendo chover no molhado. Só gostaria de comentar sobre uma figura presente nas obras de Nolan: o “velho guardião”. Em O Grande Truque, quando o personagem de Christian Bale entra em baixo do tablado perto do tanque de água, um velho cego está de guarda. Esse velho cego me lembrou o velho médico que aconselha Bruce Wayne na prisão e o que fala com Cobb na cena que ele chega numa espécie de “spa de sonhos”, onde as pessoas se induzem ao sono propositalmente “para serem acordadas”. Acho que é só uma alegoria que o Nolan gosta de utilizar, mas achei curioso que eles apareçam quando os personagens centrais estão sendo consumidos por dúvida e agonia.
Enfim, parabéns a equipe pelo podcast. A dobradinha Abadde e Brito merece ser repetida mais e mais vezes e a edição está de parabéns.
Um forte abraço
Pessoal, só tenho a dizer MUITO OBRIGADO!
Esse foi o MELHOR podcast sobre cinema de todos os tempos!!! Uma verdadeira AULA!!!! A cada pod vocês se superam, com análises técnicas, opiniões e ótimas dicas! O grupo de participantes está bem equilibrado e perfeito!!! Continuem assim, por favor!!!
Grande abraço!
Perceberam que o Carlos Brito é o Guilherme Briggs desaviadado?
ahahahahahhahaah
Hahahahaha, olha o processo vindo aí…
Não processa eu não Carlos!!!!
So notei (e compartilhei la em cima) a semelhança vocal. Sobre a tendencia sexual… bem como dizem por ai um reconhece outro…
Hum… Cuidado aí quando não reconhecer viados a noite hein. Pode ter surpresas.
E desculpa aí por não ter lido seu comment.
Não foi minha intenção te cortar não.
So respondi pra ofender o amiguinho… Keep calm and Carlos Briggs.
Pessoas pedindo desculpas nos coments…
Gente o Vortex ta virando coisa de homenzinho!!! Que bonitinho!
Mário! Vai tomar no c..!
Pediram uma ofensa, ué.
Belo podcast! Vocês tem planos de fazer um sobre Tarantino?
Abs!
Está cada vez melhor os podcast.
PARABENS!
Compartilhando esse excelente projeto
http://www.facebook.com/FeiraDaFrutaEmQuadrinhos
Repito o que já disse no podcast do Batman Rises deste site. De toda essa discussão na internet sobre o Rises, podcasts, etc, a análise de vocês, em especial do Mario Abbade, é, mas de longe, longe, longe, a melhor que eu vi. E aqui tivemos a sorte de ouvir ele falando dos outros filmes também. Como é bom ouvir alguém analisando qualquer coisa com inteligência e conhecimento, e ainda mais a carreira do Nolan e em especial esse último filme. Meus parabéns.
Não tem nem muito o que falar, e eu vou repetir o que foi falado acima: Obrigado pela aula de cinema.
Não tem outro podcast que chegue a 10% do que foi abordado aqui. Parabéns e obrigado mais uma vez!
UHUHUHU
AINDA BEM QUI ESTÃO FALANDO DI BATIMAN, POR QUI EU HOJI MESMU TAVA PENSANDO EM INVADI A MANSAUM UAINE E COMER A TIA DU BATIMAN, DEPOIS DISSO EU VOU COMER A TORTA DE BANAN DO BATIMAN E DEPOIS DISSO EU VOU CAGAR NA PRIVADA DU BATIMAN E NAUM VO DA DISCARGA! DEPOIS EU VO PAÇA GIZ DI CERA NA PAREDI DU BATIMAN E VOU COMER A FIA DU BATIMAN TAMBEIM
ouvi o podcast e fiquei meio triste pq me senti um idiota frente a todas as reflexões que vcs colocaram e eu não havia percebido, eu consegui ver algumas coisas das quais vcs falaram no filme mas não todas, e acho que ninguém além de pessoas como vcs conseguiriam ver todas as questões levantadas nesse filme, pq vcs tem base pra isso, a maioria das pessoas não. Eu gostei mto de Batman TDKR, achei um filme ótimo mesmo sem entender todas as coisas das quais vocês falaram a parte que eu mais consegui identificar foi quando o bane quebra a coluna do Batman e ali ele estava quebrando o espirito dele tanto que o Bane fala a seguinte frase ” gostaria de saber mesmo oque eu ia quebrar primeiro seu espirito ou seu corpo” ele esfrega na cara de todo mundo no cinema qual a intenção dele ali. Gostei muito do cast mesmo não tendo visto muitos filmes citados.
Muito bom o cast. Para mim o melhor VortCast até então, empatado com os três do Clint Eastwood (diretor). Parabéns, pessoal!
Muito legal a análise da obra do Nolan, sem os exageros daqueles que o acham o maior diretor vivo, e sem ficar chorando a toa…
Tenho gostado bastante dos podcasts de vocês.
Tudo de bom a todos!