Bem vindos a bordo. Flávio Vieira (@flaviopvieira), Rafael Moreira (@_rmc), Pedro Lobato (@PedroLobato), Bruno Gaspar e Carlos Brito se reúnem para comentar os lançamentos do cinema, quadrinhos, séries e literatura. Não esqueça de deixar suas opiniões.
Duração: 100 min.
Edição: Flávio Vieira
Trilha Sonora: Rafael Moreira
Feed do Podcast
Podcast na iTunes
Feed Completo
Contato
Elogios, Críticas ou Sugestões: [email protected]
Entre em nossa comunidade do facebook e Siga-nos no Twitter: @vortexcultural
Comentados na Edição
Literatura
Deixa Ela Entrar – Jon Ajvide Lindqvist – Compre aqui
Como Andar no Labirinto – Affonso Romano de Sant’Anna – Compre aqui
Séries
Supernatural – 8ª Temporada – Compre aqui
Quadrinhos
Cinema
Crítica Curvas da Vida
Crítica O Homem da Máfia
Crítica As Aventuras de Pi
Crítica O Impossível
Crítica O Hobbit – Uma Jornada Inesperada
Crítica A Viagem
Crítica As Vantagens de ser Invisível
Crítica O Som ao Redor
Podcast: Play in new window | Download (Duration: 1:39:22 — 68.3MB)
Subscribe: Apple Podcasts | RSS
Olha a diferença que faz um banner bem feito. XD
Troféu joinha para vc Bruno.
Salve, salve galerinha da nave magica VortexCultural, nada melhor do que uma “canturia” depois de um bacanal homoerótico, viva a liberdade, viva o respeito ao ser humano.
A bandeira GLS esta tremulando alto no QG do Vortex.
Brito nem falou do Omelete na hora do comentário sobre O Hobbit, né? HAHAHAHAH achei foda! Até pq é verdade mesmo.
Bem legal o cast, ando escutando vários antigos depois que conheci o site de vocês.
Esqueceram de falar que Clint Eastwood ficou um velho fofinho em Curvas da Vida! ahaaaa
Vamos lá, a musiquinha espiritual de fundo entre os blocos fica ensurdercedora, beirando decibels de um britadera. Abaixaê, fazendo favor.
Fora isso, o programa está excelente, como quase sempre! Muito bom, seus gostosos!
Stieg Larsson também é sueco. Tá saindo da suécia uma profusão de bons escritores, principalmente policiais e / ou próximos ao estilo.
Sabe o que mais sai da Suécia? Caminhões e carros seguros.
Gostosas safadas, mas como vc não citou é pq não deve gostar
Concordo com o que foi dito em relação ao Hobbit, o livro é mais leve, divertido e possui uma magnitude muito menor que o Senhor dos Anéis, mas tive a impressão que o Peter Jackson tentou dar a esse filme o mesmo tom épico de SdA. Claramente o filme é um exagero, o tempo que se perde ainda dentro da casa do Bilbo é algo absurdo.
Não que eu tenha me incomodado ou que vá me fazer ter menos vontade de ver o filme, mas, bem desnecessário o spoiler sobre a morte de um personagem por outro em O Homem da Máfia, dava pra ter comentado a cena sem ter especificado quem mata e quem morre.
Até teve sentido nas críticas de vcs, mas ainda assim rolou uma má vontade do caralho com o Hobbit, principalmente o Coronel, que falou com um NOJO digno dos velhos tempos da Tristeza Absoluta. Sinceramente, nao deu pra entender oq vcs esperavam, se é que esperavam alguma coisa. Pareceu que nao se informaram, nao sabiam NADA, aí tavam passando casualmente em frente ao cinema e “olha só, O HOBBIT? Vamo entrar pra ver se é bom”. Claro que 1 filme despretensioso de 2 horinhas seria bem legal, mas todo mundo já sabia que nao ia ser assim, entao ficar mimimizando em excesso por conta de serem 3 filmes e das inserções na história nao leva a nada. O ritmo ficou prejudicado? Sem dúvida, mas daí a dizer que o filme é “chato pra caralho” ou “impossível nao dormir”… podem dizer que é babaquice, mas a parada é SIM pra quem é fã. Da mesma forma que tem gente que não suporta nem ouvir o nome “O Senhor dos Anéis”, aqui em O Hobbit tem que curtir o passeio, embarcar na viagem pela Terra Média. Isso tem que ser um ponto positivo forte o bastante pra pelo menos equilibrar o negativo que é o ritmo. Quem discorda, na boa, errou no momento que comprou o ingresso.
Pedrinho de Satã foi o mais lúcido. Sinal dos tempos…
“…principalmente o Coronel, que falou com um NOJO digno dos velhos tempos da Tristeza Absoluta.”
Não tá ligado…
“Pedrinho de Satã foi o mais lúcido. Sinal dos tempos…”
TCHÃN TCHÃN TCHÃÃÃNNNN
Agora que o Jackson, com certeza, após esse comentário vai ser expulso do site, creio eu que a audiência melhora.
Uma parada curiosa, eu reparei nesse box que mostra as pessoas que curtem o vortex no facebook uma senhora de mais ou menos 80 anos, fiquei curioso pra saber se é vó de algum membro do site ou tá perdida mesmo, porque uma senhorinha ficaria horrorizada com essa bagaça.
E agora o Jackson vai voltar a prensar dogão e refletir pra aprender à nunca mais falar assim com o chefe.
Presar dogão, hahahahahaha êêê bons tempos aqueles…
Mas pode chorar, porque se eu nao fui banido por causa do TDKR, não vai ser agora… eu ACHO.
Mas que mundo é esse em que o Fanboy de Jason Statham e o Fanboy do K-Pta entram em concordância e tem as opiniões mais coerentes (Coerentes segundo minha noção de coerência)?
Brincadeiras à parte, eu me preocupei mais com o que vai ser posto nos próximos dois filmes do que com as partes negativas do filme. Na real não me pesou. O Rafael me deu a dica “leva uma térmica de café”. Fui nesse espirito de pé atrás, e quando o filme acabou eu não percebi aonde estava o peso em vê-lo. Talvez, seja pelo fato de que eu não vi mais de uma vez como o Rafael fez. Certamente verei mais vezes para analizar melhor. Enfim, concordo plenamente quando o Pedro diz que o filme é um relato da Terra-média, e quando vocês dizem que o filme é feito para fanboy de Tolkien, por isso no final das contas fiquei satisfeito.
Muito bom o cast. Só que eu ainda acho Supernatural muito bom. Apesar desta temporada estar meio previsível.
Olá, pessoal. primeira vez por aqui.
Conheci o Vortex pelo Twitter, vocês me adcionaram e eu retribui. Achei bem legal a proposta do podcast. Não conheço ninguém ainda o suficiente para lembrar de nomes, então tá todo mundo de parabéns. Galera, a dúvida antes de começar a ouvir os programas mais antigos é se sempre rolam esses spoilers gratuitos dos filmes comentados. Assisti a maioria dos filmes citados, menos “As vantagens de ser invisível” e “Som ao redor” e achei que vocês contaram muita coisa do conteúdo dos filmes, tanto que pulei esses comentarios pra evitar alguma “surpresa”. No mais achei o programa muito bom.
Abraço!
Falando em relação ao que dissemos sobre “As Vantagens de Ser Invisível”, acredite, nada do que dissemos vai mudar ou estragar a impressão do filme. O que fizemos basicamente foi fazer análises técnicas e de narrativa. Para fazer isso de uma forma bem feita é imprescindível falar da história do próprio filme. Porém, isso não necessariamente configura como sendo um spoiler. Enfim, o que digo é: pode ouvir sem medo! =)
Ok, Pedro. o que fiz foi justamente pular as partes do programa em que vocês começaram a falar desses dois filmes que citei, como ouvi os outros comentários e percebi que tava rolando um spoiler como o que acontece em determinada parte do filme “O Homem da Máfia” fique receoso.
=)
Mas, como estou chegando agora vou me acostumando.
Abraço.
Bacana, cara. Aguardamos mais feedback! Valeu mesmo e seja bem vindo! =)
Aqui é spoiler na cara mesmo, se acostuma que não tem musiquinha tocando.
Alias boa dica do Pedro sobre o hq Rpg vou compra assim que possível.
Nossa que meiguice entre o Bruno e o Pedro.
AH vão prum motel porra!!!!!
Não fique #chatiado, Vinícius. =/
Quando vai rolar o encontro Vortex Cutural?
O encontro Vortex Cultural de Curitiba vai rolar esse final de semana! Vamos bolar algo pra fazer e jogamos no twitter. O de São Paulo mais em breve. =)
Pohãn!
Baixou o Mário Abade no Carlos Brito nessa edição hein amiguinhos!
O cara chutou os ovos e não fez omelete, esculachou com os fan-boys do Tolkien, mandou tomar no cú todos os seguidores da Carminha e ainda discordou frontalmente de um satanista para fazer valer sua opinião em relação ao Róbiti.
Digno dos meu matinais ataques de síndrome de Tourette.
Parabéns!
Excelente a participação do Carlos, alem do que foi citado pelo 9Mocoxix3 ele destruiu o sonho de futuros Jornalistas.
É, teve isso também.
Até queimei o diploma de jornalismo que estava pendurado na parede aqui em casa!
Meu irmão ficou puto, mas foi melhor para ele.
Concordo
A tira que exemplifica o que vocês falaram sobre Cloud Atlas.
http://4.bp.blogspot.com/-9mHuPpNA0gA/ULwKUAxKeeI/AAAAAAAABuk/3JXe0X_Ee30/s1600/Placebo+-+054.png
A crítica saiu no dia que eu ia ver no cinema, vou ver pra ter a minha idéia sobre o filme, mas verei em casa, sem gastar.
Huahahaha. Excelente Fábio!
A Viagem, como como pode existir um filme tão vago em roteiro muito ruim mesmo, Eu ri o filme inteiro causando discórdia na minha seção e o pior no final do filme tinha algumas pessoas quase chorando fiquei totalmente sem ação por alguns segundos ai eu lembre provavelmente esse tipo de pessoas é que assiste BBB e liga e vota nesse birosca.
Cara o filme da seção da tarde naipe; Ernest salva o natal,Ernest vai para africa e etc, tem um roteiro mais convincente que A Viagem.
Essa galera que chorou, é a mesma responsável pelas prateleiras de auto-ajuda pueril estarem sempre bombando.
É vazio disfarçado de conteúdo, tá cheio disso por aí.
E pior, a galera falando que não entendeu todas as camadas de compreensão que o filme pode dar. Pffff.
Auto-ajuda pueril?? Isso não é redundância?
Concordo Rafael, TDKR foi uma merda mesmo.
HAHAHAHAHAAHAHAHA
Bem sacado.
Então você é do tipo de gente que fica rindo/fazendo comentários durante o filme, né? Eu tenho uma conduta para tratar pessoas assim: pipocada na cabeça até parar com a palhaçada (e depois também, só de sacanagem) heheheh…
Me diverti pra caramba vendo o Hobbit, e achei A Viagem maneiro. Não entrar numa sala de cinema esperando descobrir o sentido da vida ajuda bastante a ter experiência agradável. Fica a dica.
Gostei bastante dessa agenda cultural. Após escutar sobre “as vantagens de ser invisível”, fui no cinema assistir e o filme realmente é bom. Acho que a narração do filme aproximava você do protagonista e, assim, tornava o protagonista menos solitário, tornando pior a apresentação do personagem. Não sei se o filme ficaria melhor ou não sem a narração, mas o diretor fez um bom trabalho.
Fora isso, ri bastante quando um de vocês afirmou que lembrou de experiências muito pessoas assistindo o filme.
“ri bastante quando um de vocês afirmou que lembrou de experiências muito pessoas assistindo o filme.”
Ou seja, riu de todos nós. hahaha
Esse podcast foi tão ruim que nem merece mais um capítulo épico de “Tesões Enrustidos”.
Seus merdas.
Os caras do Vortex estão em Curitiba e foram passear no parque barigui, agora veja essa notícia.
http://goo.gl/Komwq
Não está aí um novo cenário pro seu épico conto homoerótico?
Obrigado pela dica. Eu acho…
AFFF!!! não para não porra, quero mais caralho!!!
Quer mais o quê?
Calma sua piranha, calma! Eu vou continuar a escrever esse belíssimo conto de amor… Só não escrevi dessa vez porque estava de saco cheio.
Fique atento: no próximo cast tem capítulo novo! E vai ter bastante caralho pro Flávio, Rafael e Pedro!
A real é que tu prometeu um capítulo cheio de boas referências ocultistas e tudo o mais, mas ficou só na promessa mesmo pelo visto. Eu imaginei que isso aconteceria. Tsc tsc, Nindja.
Não se preocupe Pedro, eu não vou parar de escrever “Tesões Enrustidos” ainda. No próximo cast haverá um capítulo novo dessa saga, para sua satisfação onanista.
E sim, haverá referências ocultistas, pra quem gosta dessa viadagem. Mesmo que eu não tenha prometido que seriam boas. Ou talvez eu compreendi errado… Quando eu citei a Madonna, o Paulo Coelho e o Marcelo Del Debbio, você os entendeu como BOAS referências ocultistas?
Abertura de Podcast estilo MRG? WTF? Vai ter edição dessa bagaça do oscar 2013? com o Abbade de preferencia? Se não vou ter que recorrer ao homolete ou rapaduratrash.
Espero que não tenha uma abertura com um Gritinho de fio terra do rapadu..
Assisti O Hobbit em 3D logo após um “saudável” almoço no Burger King. Uso óculos, então precisei ficar ajeitando o óculos 3D o tempo todo sobre o meu próprio óculos. Mesmo com esse incômodo e a grande chance de o sono pós-almoço me abater, assisti o filme inteiro numa boa. O tempo passou bem rápido, gostei bastante do que vi.
Fui assistir ao filme com expectativa mediana. Não vi nenhum trailer, foto ou qualquer coisa sobre a produção do filme. E gostei do resultado. Assisti ao filme como um filme qualquer, e não esperei que fosse o filme mais exraordinário do mundo. Não achei o filme essa chatice toda que vocês falaram, mas enfim, não sou fanboy e respeito a opinião de vocês.
No mais, fiquei curioso para assistir A Vantagem de Ser Invisível e O Som ao Redor, e perdi completamente a vontade de ver A Viagem.
só confiramaram oque eu achava sobre “A viagem” até acho q volta e meia aparece sempre algo assim antes foi o segredo como vcs disseram e agora foi “A viagem” e sempre vai teralguém dizendo que aquilo mudou a vida dele e essa merda toda.
Agora sobre O Hobbit eu achei um bom filme só achei um pouco longo demais, mas pra mim que li os livros e gosto não achei ruim, achei um filme bom na média do esperado por serem três filmes ja esperava que fosse bem lento mesmo, e vou com a opinião do Pedro acho que quando os três filmes se fecharem vai ficar muito melhor como uma obra inteira.
As Vantagens de ser invisivel é filme de menina.
porra rafael ,porra flavio..cade a porra do podcast …? k rá lhou …vcs são baõs e larara .. pronto comentei .. cade o podcast agora ?
e ai..?
Como assim cadê o podcast?
Já tem uma semana que lançamos “O Apanhador no Campo de Centeio”, só baixar e escutar. O próximo tem 1 semana ainda pra sair… =D
Galera, sempre muito bom o cast, obrigado pelas dicas, algumas do meu gosto, outras não, mas sempre é muito bom ouvir o programa de vocês, principalmente para pessoas que estão fora do Brasil como eu. Se não for a internet, fica difícil ter acesso ao. que rola aí no Brasil, por isso programas como o vortex são muito importantes.
Nesse cast a dica do filme as vantagens de ser invisível, foi uma das melhores, um dos melhores filmes de 2012, junto com intocáveis, valeu pela dica e continuem o ótimo trabalho.
Dan Endo, 38 anos, Japão.