Após muita espera, oito anos para ser mais preciso, chegou às lojas no final de 2010 a continuação de Mafia. E como tudo que é muito aguardado, as chances de você se decepcionar são grandes. Infelizmente, Mafia II é um desses casos.
Nosso protagonista é Vito Scalleta, um imigrante italiano que chegou nos Estados Unidos ainda criança com seus pais durante os anos 30, período em que foi marcado pela forte imigração italiana no país em busca de uma nova perspectiva de vida, devido a crise que abateu o país desde sua unificação. O deslumbramento pela cidade acaba assim que chegam em seu bairro, um cortiço repleto de famílias italianas, todos a margem da sociedade americana, servindo apenas como força braçal.
Com o passar do tempo Vito percebe que sua família não prosperou, continuam na miséria, seu pai se tornou um bêbado e ele não vê perspectiva em sua vida, até conhecer Joe Barbaro, um ítalo-americano bonachão e simpático que faz pequenos roubos na cidade. Com o passar do tempo, Vito se junta a ele, até ser pego em um roubo de uma loja de joias. Invés de ser preso, Vito recebe a proposta de ser juntar ao exército americano na Itália, para derrubar as forças de Mussolini durante a Segunda Guerra Mundial. E assim, o jogo se inicia.
A primeira missão é curta, mas interessante, por ambientar o jogo durante a Segunda Grande Guerra. Vito acaba ferido em combate e retorna aos EUA para se recuperar do ferimento, mas tem previsão de volta. Ao chegar em sua cidade, Vito percebe que muita coisa mudou. Seu pai está morto, sua família endividada e Joe Barbaro se torna um homem de alguma influência, pois com algumas ligações, dá um jeito de fazer Vito não voltar para a Guerra.
Tudo isso ocorre no primeiro capítulo do jogo e a coisa vai bem até o meio dele, daí pro final se torna uma sucessão de acontecimentos sem muito embasamento. Em um momento apresentam um personagem, no outro matam, ou àqueles que você conheceu no início, simplesmente somem sem maiores explicações. As revelações não tem muito embasamento e falham enormemente onde deveriam ser fatos importantes para o desenrolar da história. As missões se tornam repetitivas e não acrescentam muito, quanto ao final? Melhor deixar pra lá.
Mas deixando a história de lado e falando da parte técnica, a começar pelos gráficos, esses sim são de encher os olhos. A cidade transpira vida, com suas luzes, carros e pessoas, seja durante as animações ou com o jogo rolando. A ambientação é extremamente bem feita com o clima da época, seja na cidade, nos carros e roupas de época, como até mesmo na linguagem das personagens. E isso vai se moldando com a mudança de década que ocorre no jogo.
O som é muito bem trabalhado, como já disse anteriormente, seja nas pessoas conversando na rua, como detalhes mínimos entre seus passos em dias de chuva, neve ou normais. A dublagem não peca e ajuda no carisma das personagens. Diferente do que foi falado por muitos, não gostei do rádio, apesar de ser todas músicas de época, achei que a seleção foi pequena e durante o jogo você ouve a mesma música milhões de vezes, porém, temos os comentaristas de rádio, que esses sim valem a pena, seja comentando sobre acontecimentos jornalísticos ou fatos engraçados. Se for para comentar do ponto forte do jogo, certamente são os gráficos e o som, os demais é ladeira abaixo.
A jogabilidade se mostra uma repetição das mesmas coisas. Mafia II é um sandbox que não tem nada para fazer no mundo além das missões propostas, é linear do início ao fim, o que não é ruim, mas porque fazer um mapa enorme com dezenas de pessoas se não há interação com elas? Veja bem, o único fator que pode motivá-lo a ir de um ponto a outro, sem ser cumprindo missões, é para comprar armas novas, roupas ou roubar algum outro carro, mas aí está outro problema do jogo, durante a história você fica pobre e perde sua casa e seus acessórios várias vezes, então porque você iria atrás disso tudo se perderia tudo alguns momentos depois?
As missões se resumem a você ir de um ponto ao outro no mapa, combate corpo-a-corpo, roubo de carros e trocas de tiros. Tem uma ou outra missão furtiva, a inteligência artificial dos inimigos é péssima, basta ficar atrás de alguma proteção que você não terá dificuldade em terminar o jogo. O ponto forte são umas poucas missões onde você deve se infiltrar sem ser notado, sendo que uma delas você precisa explodir um hotel. Bem interessante, mas são poucas, o restante se resume a dirigir seu carro (outro ponto frustrante) até a próxima missão, trocar tiros e repetir tudo novamente.
O fator replay não existe, como já disse, missões secundárias não existem, o único item colecionável são algumas revistas da Playboy que aparecem pelo caminho, mas só isso não basta. Um sandbox sem essa interação e com uma história ruim perde completamente o motivo de sua existência, principalmente depois de jogarmos Red Dead Redemption.
Poxa, achei Mafia 2 sensacional.
Discordo de sua opnião por completo
Cara Mafia II foi uma das grandes decepções pra mim.
Gosto muito do genero sandbox, de mafia ainda, tinha tudo pra ser o meu preferido, e vinha esperando um jogo realmente sandbox.
E Mafia II, pra mim é um rails shooter com alguns elementos aqui e ali de sandbox. O que você comentou de não ter nenhuma vontade de explorar a cidade, eu acho que nem sair do trilho pra comprar armas ou qualquer coisa eu fiz. Porque além de tudo o jogo é ridiculamente fácil.
Os gráficos são bons e o som também. Mas também não é nada que já não vimos em um monte de jogos por ai.
Por sinal, hoje em dia, gráfico pra mim não vende mais jogo. A não ser que seja algo igual Crysis foi em sua época.
E a história também, bem fraquinha. Chegou uma hora que a história estava tão MEH, que eu passei a pular as cutscenes, pra fechar logo o jogo e pelo menos não ficar com o gamescore sujo.
E teve site respeitado dando mais de 90 de 100 no score do jogo.
Ninguém é obrigado a concordar com minha opnião. Só coloquei meu ponto de vista, achei que o jogo quer mirar em um monte de coisa e não acerta nenhuma.
Não joguei nenhum Mafia, mas vou fazer um paralelo com GTA IV, que estou jogando atualmente:
– existem umas 20 rádios diferentes, cada uma com um estilo de som, então a repetição de músicas não se torna um problema. Mesmo assim, praticamente só escuto a Liberty Rock Radio, e não consigo enjoar das músicas (fugir da polícia ouvindo Heaven and Hell é impagável). Tem uma rádio de hardcore que também é legal ouvir enquanto foge da polícia hehe
– existe dezenas de possibilidades fora das missóes: encontrar-se com uma mulher, sair pra beber, jogar dardos, sinuca, bater racha e até assistir a diversos canais na TV. A liberdade é absurda, e a cidade é gigante, com várias pessoas andando na rua, conversando, falando ao celular etc.
– as missões são bem variadas, apesar de ser constante o uso de carro e armas.
– a história é foda. Aos poucos, o protagonista se afunda num caminho sem volta no mundo do crime.
Se ainda não jogou GTA IV, recomendo muito. Além do que, o jogo parece ser bem longo, então vale a pena o investimento.
Desculpe por fugir do assunto do post, mas já ouvi muitos chamarem Mafia de “GTA dos anos 30”.
@almighty
Cara GTA IV, não é meu favorito da série GTA, ainda acho que o San Andreas e Vice City superiores.
Mas mesmo assim, meu save mais longo de GTA IV tem mais de 80 horas de jogo.
E tenho que discordar, acho que a própria história é o ponto mais fraco do GTA IV, achei que ela da muita volta, com 93 missões (se não me engano). Chega no final, já teve tantos altos e baixos na trama, que você acaba se sentindo mais aliviado do que impressionado com o que está rolando. Tanto que todo mundo criticou isso e no próximo jogo da Rockstar, Red Dead Redemption, diminuiram em mais de 30 missões.
E vamos ser sinceros, sandbox invadiu o mundo, é o que mais tem hoje em dia. Mas ninguém sabe fazer um sandbox igual a Rockstar. Os caras são especialistas nisso.
E até acho que Mafia II tinha tudo pra ser o GTA dos anos 30, se não fosse a 2k e sim a rockstar quem fez o jogo 😛
Tanto quanto, Red Dead Redemption é o GTA do velho oeste.
Vou falar pra vcs que eu me diverti mto mais com O Poderoso Chefão I do que com Mafia II.
Porra.. que merda cara!! eu tava com esperança de ser altos jogo, joguei o demo e achei divertido!! Mas pelo que tu falasse parece ser a maldição do II assim como Poderoso Chefão II o Máfia pecaa muito..
Só podemos então reconstatar que ROCKSTAR rules sandboxs.. Seria lindo um jogo de máfia das antigas produzido por eles.. Vem ai o NOIR, mas tu está do lado dos policiais!! Anyway, provavelmente vai ser melhor que máfia!!