10 Álbuns Essenciais de 2011

Diferente do que as pessoas têm falado, 2011 se mostrou um excelente ano para a música. Basta procurar nos meios corretos. (Ou vocês ainda contam com a televisão e o rádio pra isso?). Tive um certo trabalho para fazer essa lista e acabei deixando muita coisa bacana de lado. Acabei focando em artistas que não tinham tanto apelo na mídia. Por isso, confiram o post e corram atrás dessa galera.

Graveyard – Hisinger Blues

Hisinger Blues é o segundo álbum desta banda formada em 2006. O Graveyard é uma daquelas bandas que tem uma sonoridade calcada nos anos 70, com influências de Led Zeppelin, Sabbath, Grand Funk, só que, diferente da maioria, os caras conseguem imprimir originalidade e o clima que os anos 70 tinham, seja tocando hard rock, blues ou baladas. O segundo álbum consolida a carreira da banda e cala a boca daqueles que dizem que não se faz mais rock and roll como antigamente.

The Quill – Full Circle

The Quill é uma banda sueca, assim como o Graveyard, mas com uma pegada bem diferente e com um som mais pesado, voltado para o Stoner rock e Stoner Metal. Diferente do álbum anterior, Full Circle é mais pesado e mais maduro, talvez a entrada do novo vocalista Magnus Arnar, com um vocal mais rasgado e agressivo, tenha sido fator primordial para essa guinada na carreira da banda.

Kamchatka – Bury Your Roots

A Suécia tem exportado excelente bandas, pesquisando sobre a origem do Kamchatka, descobri que eles também são de lá. O som dos caras é uma mistura de hard rock com black music. Li no Collector Rooms que “o Bury Your Roots é tudo que o Black Country Communion queria ser e não conseguiu”. Assino embaixo.

Noel Gallagher’s High Flyng Birds – Noel Gallagher’s High Flyng Birds

Esse é pra gerar polêmica mesmo, mas enfim, vamos lá. Desde o fim do Oasis, os irmãos Gallagher decidiram seguir caminhos opostos, Liam se reuniu com o resto do Oasis e formou o Beaddy Eye (que por pouco não foi listado aqui com o excelente Different Gear, Still Speeding) e o Noel partiu para a carreira solo. O álbum de estreia é excelente, diferente dos últimos trabalhos do Oasis. Álbum honesto, com Noel voando alto, como sua banda.

The Pepper Pots – Train To Your Lover

Saindo um pouco do Rock and Roll, vamos falar das beldades do Pepper Pots, uma banda que acabei conhecendo por acaso em uma dessas buscas e me surpreendeu. Train To Your Lover é o quarto álbum e é uma viagem ao passado, reunindo todo o grude que a Motown tanto difundiu décadas atrás. Canções soul, extremamente melodiosas, com uma banda de primeira.

Ry Cooder – Pull Up Some Dust And Sit Down


O cara é simplesmente um dos guitarristas mais influentes da atualidade e está na estrada há mais de quatro décadas. Em seu último álbum, Cooder reúne vai do Blues ao Country texano e tudo isso fazendo uma forte crítica à política norte-americana. DISCAÇO!

The Black Keys – El Camino

Dan Auerbach e Patrick Carney  continuam mais experimentais do que nunca. O novo álbum do Black Keys traz toda a pegada de Blues Moderno que os dois costumam fazer, só que desta vez o rock and roll está muito mais presente. El Camino tem o clima de uma grande jam despretensiosa, com músicos inspirados fazendo o que gostam.

The Decemberists – The King Is Dead

Depois do péssimo Hazards of Love, os Decemberists resolveram colocar a mão na consciência e deixar toda a pretensão de lado para fazer um grande álbum folk. The King is Dead é muito mais direto do que os trabalhos anteriores, deixando de lado a veia mais progressiva para cair de cabeça no country norte-americano. Fizeram muito bem.

The London Souls – The London Souls

Power trio nova-iorquino que lança seu álbum de estreia embasado na influência dos anos 70. Diferente das bandas que pipocam hoje em dia, abusando de efeitos e pirotecnias, os caras do London Souls fazem um som cru, como todo bom rock and roll deveria ser. Um dos grandes destaques de 2011.

Tedeschi Trucks Band – Revelator

Susan Tedeschi decidiu se reunir com seu marido, Derek Trucks, e montar o Tedeschi Trucks Band. Os dois fizeram um dos melhores álbuns (senão o melhor) de 2011. Blues, folk, country, jazz, rock… Fazia tempo que não ouvia um álbum tão interessante.

Comments

8 respostas para “10 Álbuns Essenciais de 2011”

  1. Avatar de Danillo Maciel

    Opa! bacana esse post. Vou ouvir as recomendações.

  2. Avatar de Neto
    Neto

    Wasting Light do Foo Fighters tem lugar garantido nessa lista aê , fácil

    No mais , fez eu conhecer Tedeschi e Graveyard , valeu

    1. Avatar de Flávio Vieira

      Eu gostei bastante do Wasting Light, mas não achei um PUTA álbum, além disso, a ideia era colocar bandas mais desconhecidas… mas é isso aí, dê uma conferida em tedeschi e graveyard que são excelentes.

  3. Avatar de Akira Kiam
    Akira Kiam

    Boa lista Flávio

    Vou procurar as bandas no iTunes.

  4. Avatar de Garoto Islandês
    Garoto Islandês

    o disco do Noel é uma jóia. porém senti falta de musicas pra pular e dançar. as canções do high flying birds são boas de curtir na calmaria.

    em 2011 eu destaco David Comes To Life da banda de hardcore Fucked Up. Esse álbum é conceitual, conta uma historia de sei-lá-o-que, o destaque mesmo vai pro feeling do vocalista que puxa o ouvinte para 18 musicas intensas e melódicas. Digamos que a banda faz agressividade com classe.

    http://www.youtube.com/watch?v=e7EYJtPXplA

    http://www.youtube.com/watch?v=syg6XGbdUkM&ob=av2e

  5. Avatar de KellBonassoli

    Preciso muito agradecer a vocês por este post. Estava realmente precisando de coisas legais para ouvir. Me diverti com as The Pepper Pots, gostei de ouvir a voz de Noel de novo, gostei de curtir o som do Ry Cooder, e neste momento estou me animando aqui com The London Souls e é claro que vou atrás de ouvir todas as outras bandas citadas :).

  6. Avatar de Gabriel Albuquerque

    Pra quem gosta de prog, indico a banda recifense Anjo Gabriel e seu disco de estréia O Culto Secreto do Anjo Gabriel. E também Anna Calvi, que para Brian Eno, é ”o maior acontecimento musical desde Patti Smith” e ”Kaputt”, da banda Destroyer. Vale a pena pesquisar esses daí.

    http://themetropolismusic.blogspot.com/

  7. Avatar de Drumond
    Drumond

    Ótimo post!

    Minha lista:

    1. Opeth – Heritage
    2. Ulver – War of the roses
    3. Sweet Mother Logic – Natural History
    4. Followed by Ghosts – Still, Here
    5. The Middle East – I Want That You Are Always Happy
    6. Shining – Född Förlorare
    7. Violins – Direito de ser nada
    8. Toro Y Moi – Underneath the Pine
    9. Zola Jesus – Conatus
    10.Soror Dolorosa – Blind Scenes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *