31 de outubro. Noite de Halloween… brasileiro (Alguém realmente se importa com isso por aqui?). Há muitas luas atrás, em uma noite chuvosa onde as trevas reinavam sobre a terra, algumas mentes humanas, poluídas pelo oculto e o terror, resolveram transformar seus mais terríveis pesadelos em obras do cinema de terror cult (hipster?). Pra você que está afim de se cagar de medo, ou pelo menos ter uma desculpa pra agarrar a irmã do seu amigo (um abraço pro Jackson), quando ela estiver com medo. Segue a lista feita por mim, Bruno e Rafael:
Repulsa ao Sexo (Roman Polanski, 1965)
Não é o que se pode chamar de terror, mas a esquizofrenia e o processo de desintegração da personagem de Catherine Deneuve, a manicure Carol chega a ser chocante. Polanski consegue arrancar uma visão doentia e apodrecida da expressão angelical de Deneuve, esvaziando-a progressivamente, cortando qualquer relação com o mundo exterior. Thriller com fortes pitadas Hitchcokianas.
O Homem de Palha (Robin Hardy, 1973)
Apesar da produção barata, o longa-metragem teve inúmeros devotos, seja pela presença ilustre de Christopher Lee ou pelo tema que o roteiro abordava, como pelo próprio clima lúgubre e sensação de isolamento que o filme trazia. Em 2006 fizeram um remake com Nicolas Cage, minha sugestão é passar longe.
Muralhas do Pavor (Roger Corman, 1962)
Adaptação de quatros (dois deles foram aproveitados em uma única história) contos do mestre do terror, Alan Poe. Apesar de não ser a melhor adaptação da obra de Poe, vale a pena conferir, principalmente pela excelente atuação de Vincent Price.
O Príncipe das Sombras (John Carpenter, 1987)
Um professor e um grupo de estudantes e cientistas especializados são convocados por um padre para investigar um misterioso recipiente contendo um líquido verde, guardado por séculos em uma igreja abandonada. O recipiente ao ser aberto, transforma os pesquisadores em zumbis. Os membros da equipe que não se transformaram em zumbis, descobrem que dentro do recipiente, estava a essência do capeta, que agora quer trazer, o todo poderoso Anti-Cristo ao poder. Os sobreviventes precisam lutar para afastar o cramulhão que estava adormecido e salvar o mundo do coisa ruim.
Fogo no Céu (Robert Lieberman, 1993)
Considerado por muitos um dos melhores filmes sobre abdução alienígena, Fogo no Céu conta a história de Travis Walton, um lenhador que supostamente foi abduzido por um OVNI. O ponto forte do filme é sem dúvida o drama da personagem e não os elementos fantásticos do gênero. Intrigante e um ótimo exemplar de ficção científica.
A Sombra do Vampiro (E. Elias Merhige, 2000)
Pensei em indicar Nosferatu do Herzog (de 1979), mas logo depois me lembrei deste longa que conta a “estória” das filmagens do Nosferatu de 1922. Segundo consta, havia um rumor que o ator Max Schreck(que interpretou Nosferatu) era um vampiro de verdade, já que ninguém sabia muito sobre seu passado até então e sua interpretação deu tanta credibilidade que a lenda só aumentou. Neste longa, o diretor aborda um pouco dessa lenda, contando com o talento de Willem Dafoe e John Malkovich. Poucos são os filmes que conseguem contar histórias dentro de histórias. A Sombra do Vampiro é um deles.
À Meia-Noite Levarei sua Alma (José Mojica Marins, 1964)
Não poderíamos deixar de lado Zé do Caixão que aqui está obcecado em gerar o filho perfeito, para dar continuidade à sua linhagem. Como sua mulher não consegue engravidar, ele decide traçar a namorada do seu melhor amigo para gerar o simpático rebento. Deixem de preconceito com o cinema nacional e assistam.
A Morte do Demônio (Sam Raimi, 1981)
Conhecida também como Uma Noite Alucinante, A Morte do Demônio é cultuado por uma legião de fãs. Sam Raimi, na época apenas um estudante de cinema, consegue criar um clima apavorante com um orçamento risível. Tudo é muito precário, digno de uma crueza que até sinto falta em meio a tanto 3D e CG. Um cult do horror altamente recomendado.
Suspiria (Dario Argento, 1977)
Suspiria conta a história de uma bailarina americana em ascensão que viaja para a Europa para entrar em um companhia de dança renomada, porém, um assassinato bizarro muda sua percepção sobre o local. Argento cria um misto de terror psicológico e psicodélico de te arrepiar dos pés a cabeça.
Aqui está a verdade final sobre os filmes de horror. Eles não amam a morte, como alguns tem proposto, eles amam a vida. Eles não celebram a deformidade, mas, habitando a deformidade, cantam a saúde e a energia. Eles são os purificadores da mente, tirando não rancor, mas ansiedade. – Stephen King
Só clássicos, adoro filmes de terror/suspense. Belo post.
Pra mim em um top 10 de filmes de terror, por mais trash que seja, eu colocaria o “The Midnight Hour” pq foi o primeiro filme de terror da minha vida. Assisti no SBT quando tinha meus 5/6 anos, e como durante uns 3 anos próximo do dia das bruxas eles reprisavam acabei gravando parte do filme na memória.
nemly e nemlerey
Aconselho mais dois de Polanski, “O Inquilino” e “Bebê de Rosemary”.
Muito boa a lembrança de “A Sombra do Vampiro”, um filme de vampiro de uma época em que vampiros chupavam sangue e não pirocas.
nossa isso me lembra “o exorcismo de emily rose” akele filme me assustou e só pra relembrar a lenda eu acordei varios dias as 3 da manhã depois de assistir o filme kkkkkkk, e tem mais um filme q passava de madrugada acho q no SBT ou na Globo, que era sobre um relogio numa parede de uma casa q deixava o pessoal q morava la lokão e no final o cara sai matando td mundo e chega uma hora q eles quebram a parede atras do relogio e tem varias engrenagens e akele relogio era como se fosse uma maquina do mal. se alguém conhecer o filme e souber o nome me avise, agora fikei com vontade de saber kkkkkkkkkk.
flwss
O nome do filme é Uma Questão de Hora (Amityville: It’s About Time)
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Amityville:_It's_About_Time
@Rodrigo Nhá
Cara, não vi “O Inquilino” do Polanski… Assisti um que não foi muito falado mas é bem interessante (nada demais, claro), com a Swank e o Christopher Lee, vale uma conferida… Não sei se é remake do filme do Polanski, mas tem o msm nome.
@Luis Augusto
Gosto do exorcismo de Emily Rose mais pela trama juridica, o “terror” dele acabou não me pegando… hehehe
Qto ao filme do relógio que vc se refere não é “A Casa dos Relógios”? lembro de ter visto esse filme qdo moleque e era bem assustador mesmo…
Não é remake não, Flavio é só coincidencia nos nomes. Vou ver se alugo no Pirateblockbuster esse da Swank.
nossa qse certeza q era esse flavio só q parecia bem mais assustador qnd eu era criança assistindo esse filme de madrugada kkkkkkkkkkkkkk, mas vlw ai esse filme é moh lembrança legal XD.
flwss
Achei um trailer
http://www.youtube.com/watch?v=NVjTM0FYHiQ&feature=player_embedded
ai sim XD kkkkkkkkkkk, caraca como eu tinha medo disso. vlw ai flavio esse trailer ta bem legal é ctz q é o filme pq eu lembro da escadinha sinistra, qnd o cara descia nakela escadinha era o apice do terror. eu nunca consegui acabar de assistir o maldito filme, mas agora nem vou tentar pq num vai ter o mesmo efeito.
Esse filme do Nicolas Cage é aquele que tem um “burning man” gigante?
Nossa, acho que esse filme entra na epoca que o nicolas cage fez porque esta quebrado. Esse é ruim mesmo, mas eu ainda me engano que não é por causa do nicolas cage, e sim do resto do filme mesmo.
O próprio… hehehe
Assista o original e esqueça essa merda de remake com o Cage.
Its too late.
Acho que o Cage nem ta ruim, o problema é o resto. Ate o final saiu estranho num sentido ruim pra minha pessoa.
O filme em si eu não consigo muito acreditar. Eu não comprei a ideia, por assim dizer, então acho que o antigão nem rola pra minha pessoa.
Eu acho que o Cage só faz bomba faz muito tempo.
The bomb has been planted.
Acho que isso é culpa que ele entrou em falência ai a algum tempo, ai ele tava fazendo uns filmes de merda na minha opinião para sair da concordata.
To ligado que ele fez umas merdas(Perigo em bangbang e tal), mas acho que o povo exagerou com o Season of the Witch(que não foi uma merda total, mas também não tava tão ruim….) e os mais novos que ele fez por ai.
Bom, só sugestão novinha mesmo einh?
Ajudando ai a complementar, um que eu gostei foi a casa da colina[01]. O original foi com o Vincent Price, e existem muitas referencias ao original, sendo o remake muito bom e tão diferente do primeiro que vale a pena muito ver.
Com relação a Evil Dead, eu prefiro sinceramente o 2. O primeiro o filme é realmente muito serio, tem tecnicas de filmagem revolucionarias, mas ainda assim eu prefiro o segundo. Nem pelo terror, que ainda tem mais em menor tom que o primeiro, mas porque o filme acaba tendo um ritmo melhor, eu acho.
Creio que um que faltou foi o A noite dos mortos vivos(o primeiro), mas acho que saiu na intenção de não ter mesmo, então ta beleza ;).
Repulsa ao sexo, já ouvi muito o Mario falar desse filme, só ainda não vi por pura preguiça. Ainda vou ver, só que ele ainda não me pegou tanto assim pra fica na vontade de ver, vou ver mais só por causa do Mario mesmo xD.
[01] : http://www.youtube.com/watch?v=qr3MqtUC5rA&feature=results_main&playnext=1&list=PLF12EB2EE5D231666
Lembrei-me agora de Carry – a estranha. A cena final é realmente perturbadora, alem daquela mãe desgraça da Sissy Spacek.
P.S. “Fogo no Céu” é TENSO!
Putz me esqueci do ‘Homem de Palha’, caraca esse filme incomoda muito, mas é ótimo. Já o remake, eu só consigo lembrar do clássico momento do Cage gritando MY EYES, MY EYES!!!
Putz, ate hoje tava pensando que ele saia gritando “MY ASS, MY ASS!!”.
Faltou um inspirado em contos de H.P Lovercraft, recomendo “Do Além”, “Re-Animator” e “renascido das Trevas”
nossa esses filmes sao incriveis mas eu gosto mais dos filmes a colheita e olhos famintos demais!!!