Quadrinhos

Resenha | Jango Fett: Temporada de Caça

Compartilhar

A segunda temporada de The Mandalorian trouxe para muitos fãs do universo Star Wars a curiosidade sobre o personagem: Jaster Mareel. Sobre ele há uma revista em quadrinhos, lançada em 2002, e protagonizada pelo caçador de recompensas morto em Ataque dos Clones, Jango Fett. Escrita por Haden Blackman e desenhada por Ramón F. Bachs, a minissérie em quatro partes Jango Fett: Temporada de Caça conta a história de Mareel.

É bom frisar que esta publicação é não só anterior a A Vingança dos Sith, como a série animada Clone Wars, que explorou a história dos mandalorianos como sociedade. Nesta versão, a origem de Jango consiste em várias semelhanças com Luke Skywalker. Órfão desde muito cedo, Jango é treinado por um mentor e se vê obrigado a liderar uma tropa contra adversários que se insurgem contra seus interesses e integridade. Curiosamente essa versão do passado de Jango também conversa com a origem de Din Djarin na  1ª Temporada de The Mandalorian.

Para quem gosta de histórias que exploram detalhes de personagens periféricos, essa é recheada de participações. Aparece o Lord Tyrannus ainda com cabelos castanhos servindo a Darth Sidious e discutindo a proposta do molde para os clones. Também é mostrado instrumentos de tortura dos filmes, além de exibir os mandalorianos como um grupo de mercenários comandado pelo líder tirânico Viszla (esse nome seria reutilizado nas animações de Dave Filoni), em contraponto a Mareel.

Os desenhos são simples, mostram os personagens famosos de maneira fiel a versão em live-action, e ainda consegue demonstrar dinamismo e fluidez em sequências de ação, bem ao estilo dos filmes de faroeste que inspiraram George Lucas. Além disso, por mais simplória que seja a história, a trama sustenta uma rejeição de Jango aos membros da Antiga República, sobretudo aos Jedi.

A relação entre Dookan e Fett tem um passado e isso é bem exemplificado aqui, e essa dimensão ganha contornos pessoais e irremediáveis. Até a questão de Star Wars possuir muitas e incômodas coincidências, aqui são simplesmente dribladas, por ser bem desenvolvido. Jango tem seus receios e amarguras, e busca honrar o legado de Jaster, o homem que lhe ensinou tudo. Jango Fett: Temporada de Caça se explora um dos aspectos ricos da mitologia da saga e que não envolve os Jedi como foco principal, o que é sempre válido.

Filipe Pereira

Filipe Augusto Pereira é Jornalista, Escritor, quer salvar o mundo, desde que não demore muito e é apaixonado por Cinema, Literatura, Mulheres Rock and Roll e Psicanalise, não necessariamente nessa ordem.
Veja mais posts do Filipe
Compartilhar