Histórias Rápidas Para Dias Acelerados (Oito e Meio), do escritor Samir de Oliveira Ramos, costura momentos trágicos, belos, violentos e felizes com uma escrita suave e sincera. É um livro aventureiro, pois se por um lado somos levados a explorar outros cantos da América Latina, também nos embrenhamos no nordeste, na gênese do nosso país, através do cangaço, dívidas de sangue e o encantamento de uma festa de interior.
Apenas quinze contos, em diagramação agradável, compõem o livro de estreia do escritor nascido em Fortaleza. Uma coisa notável em todas as histórias é o diálogo não-formal, cotidiano, com uma atenção especial do autor pelo vocabulário das pessoas comuns. Nota-se que Samir tem um ouvido apurado para construir seus dialogismos, pois em nenhum momento as falas de seus personagens tocam o inverossímil. Ao contrário, os diálogos sinceros presentes nos contos, sem exageros de formalidade, mas com marcas de identidade, fornecem uma importante característica de imersão que intensifica o poder das suas narrativas ficcionais.
Por não duvidamos da individualidade de seus personagens, conseguimos nos concentrar em outros elementos essenciais: ambientação, drama e resolução do conflito. Os dois primeiros princípios mencionados são regidos com parcimônia e sobriedade; as narrativas de Samir são apresentadas despretensiosas, novamente uma marca da naturalidade do autor, e evoluem de forma ordeira, parcimoniosa, mas não decifrável, até o final nos conquistar.
É principalmente no desfecho, esse que deve ser uma importantíssima preocupação a qualquer contista, que Samir consegue a validação e existência de suas histórias, pois o autor atinge o idealizado Punch de Julio Cortázar. O leitor é surpreendido positivamente por uma resolução de conflito coesa com o que já fora escrito e, ao mesmo tempo, criativa e não-óbvia. Ao fim da leitura dos contos sentimos aquela satisfação de quem comeu a cereja e lembrou de todo o saboroso recheio que havia antes no bolo. Contos construídos de forma firme e exitosa. Leitura bem recomendada.
–
Texto de autoria de José Fontenele.
Compre: Histórias Rápidas Para Dias Acelerados — Samir de Oliveira Ramos.