Produção independente lançada em 2008, Bronson é dirigido por Nicolas Winding Refn (Drive, O Guerreiro Silencioso), co-escrito por ele e Brock Norman Brock, e estrelado por Tom Hardy. O filme é uma biografia altamente estilizada de Michael Peterson, que ficou famoso como “o prisioneiro mais violento – e caro – do Reino Unido”. Já há mais de 30 anos encarcerado, boa parte desse tempo na solitária, Peterson fez a alegria dos tabloides ingleses ao longo dos anos. Seu nome virou sinônimo de episódios violentos, situações com reféns, rebeliões, incêndios e protestos.
Ainda que vislumbre as motivações e origens da insanidade do protagonista, o foco do filme é na verdade um mergulho na sua perturbada psique. Aproveitando essa figura incompreensível de tão maluca, o diretor opta por uma narrativa surreal, com o próprio Bronson contando sua história diante de uma plateia imaginária e conseguindo a ovação que sempre buscou. Isso porque ele declara que sempre quis ser famoso, mas não tinha talento para atuação ou canto: a única coisa em que sempre foi bom era machucar os outros. Após brigas constantes na escola, Peterson foi preso pela primeira vez aos 19 anos. Assumindo o pseudônimo de Charles Bronson como sua identidade real, ele passou a extravasar toda a agressividade que havia dentro de si e a se sentir confortável atrás das grades, onde a sonhada fama finalmente veio.
Da mesma forma que em Drive, aqui a direção de Winding Refn é marcante do início ao fim. O surrealismo citado aparece também no modo como os (vários) rompantes de violência são mostrados, sempre com o uso de trilha sonora pesada, seja ela orquestral ou eletrônica (com os sintetizadores típicos dos anos 80, que parecem ser uma obsessão do diretor). Isso confere às cenas um ar de apresentação artística, quase um balé. Com isso em mente, não são absurdas as comparações que Bronson teve com Laranja Mecânica. Antes que os xiitas tenham seus ataques, não estamos falando de genialidade e muito menos de importância na história do cinema. As semelhanças estão na estrutura narrativa e no plot básico de um indivíduo incompreendido que se expressa através da violência.
Parece haver um consenso entre os críticos de que Bronson faz uma crítica ao culto às celebridades, mas, honestamente, o filme toca muito pouco, ou nada, nesse aspecto. As consequências e repercussões para a sociedade dos atos do protagonista são praticamente ignoradas. Muito mais pertinente seria apontar sua reflexão sobre a incapacidade da sociedade em lidar com alguém tão incomum: após sua “reabilitação” fracassar tanto em prisões quanto em instalações psiquiátricas, o governo chega ao absurdo de libertá-lo com um falso atestado de sanidade – o que obviamente não dura muito. Outra crítica, sutil ou nem tanto, é em relação à condescendência que os pais de Peterson sempre demonstraram para com ele, desde sua infância problemática.
Tais observações, porém, são muito subjetivas e restritas à interpretação de cada espectador, uma vez que a atenção do filme é voltada toda para o próprio protagonista. Isso permite que Tom Hardy brilhe na composição do personagem, entre overactings propositais e justificados e uma expressão corporal assustadora (reconhecível no Bane que ele faria mais tarde). Mesmo não possibilitando nenhuma empatia, o Bronson dele consegue captar toda a atenção do espectador, sem dúvida ajudado pela claustrofóbica direção que nos mantém incomodamente próximos a ele o tempo todo – inclusive nos momentos mais desagradáveis.
Único ponto a se lamentar, a ausência de alguns episódios mais doidos da vida de Bronson, como suas exigências malucas (certa vez pediu uma boneca inflável, uma xícara de chá e um helicóptero como resgate) e sua conversão e rápida “desconversão” ao islamismo. Provavelmente situações mais engraçadas foram deixadas de lado em nome da proposta de contar a história sob o viés psicológico. Nada que comprometa este filme perturbador, com direção e atuação poderosas.
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Texto de autoria de Jackson Good.
Com todo o respeito; na minha opinião é um filme Pretensioso, sem linha narrativa clara, um Tom Hardy cheio de cacoetes e tiques esquisitos é ainda por cima o filme tenta glamorizar bandido.
Apesar disso, todos devem ver o filme.
Tom Hardy é meio doido também, avacalhou com a Charlize, PORRA
http://cinema.uol.com.br/ultnot/2012/10/30/charlize-theron-se-estressa-com-tom-hardy-durante-gravacoes-de-mad-max-fury-road.jhtm
Se a notícia não é policial, e quem contou a história só se identifica como “a fonte”, fofoca da braba aeuiheaiuae
HUAHAHAHA
O cara é muito louco mesmo! Hehehehe
Pelo teor dessa notícia, a Charlize claramente quis DAR pro Hardy, e ele, maluco do caralho, não quis dar uma cutucada ali. Aí ela ficou com raivinha.
Eu acho que tudo isso que você disse justifica exatamente a interpretação exagerada que o filme pedia do Tom Hardy. Da mesma forma que a linha narrativa do personagem é completamente confusa e incoerente, assim o personagem é. Pra mim esse é o grande lance do filme. Não vejo glamourização alguma no filme.
Eu gosto muito do filme. Acho que dentre todos os pontos positivos o que mais se destaca é realmente o Tom Hardy. Na minha opinião foi uma atuação irretocável. Quanto ao exagero, o Bronson na vida real já é um exagero. Uma das minhas cenas favoritas é essa em que ele interpreta dois personagens naquele lance de monólogo que ele apresenta pra platéia.
http://www.youtube.com/watch?v=5WjoAe2aymM
O filme é mto bom e a critica foi ótima, acho que só esqueceram de relatar dos desenhos que ele fez na prisão que ficaram bem reconhecidos. gosto mesmo do filme não acho superficial e segundo minha opinião atingiu o esperado até pq nem sabia quem era o bronson antes do filme.
E o Chico picadinho, conhece?
Cara, tem um documentário, The Real Bronson tu conhece bem mais o maluco.
Na loja Torrent mais próxima.