Cinema

Shaun, o Carneiro: O Filme – A Fazenda Contra-Ataca

Compartilhar

Em 2007 o mundo conhecia uma nova série de animação em stop motion derivada do estrondoso sucesso de Wallace e Grommit. Spin off do episódio "Tosa completa", o carneirinho Shaun ganhou seu próprio universo de aventuras, vivendo em uma fazenda com outros carneiros e ovelhas e sendo pastoreado pelo cãozinho Bitzer. A série fez sucesso entre as crianças e logo ganhou o mundo, com seis temporadas até agora e uma nova série derivada, voltada para um público ainda mais infantil. Tamanho sucesso rendeu ao carneirinho o filme Shaun: O Carneiro em 2015 e uma sequência lançada em 2019, intitulada Shaun, o Carneiro: O Filme – A Fazenda Contra-Ataca.

O novo filme de Shaun, dirigido por Will Becher e Richard Phelan,  é muito mais do que uma simples sequência de esquetes ou um episódio comprido da série. Ele apresenta os personagens de forma bastante orgânica para aqueles que ainda não estão familiarizados com os bonequinhos de massinha, de forma leve e divertida. Logo de cara, espectadores mais velhos e atentos podem perceber referências a clássicos da ficção científica em easter eggs espalhados pelo cenário (a loja de pneus "H.G.Wheels" é uma delas) e pela própria trilha sonora. A pacata cidadezinha de Mossingham se torna alvo de olhares curiosos devido ao avistamento de um disco voador nos seus arredores. E é na fazenda que o contato imediato de terceiro grau ocorre, quando Shaun descobre a existência de Lu-La, o simpático alienígena perdido na Terra.

Temos então alguns núcleos de personagens cujas histórias são contadas em paralelo. Vemos Shaun e Lu-La interagindo e buscando uma volta ao lar para o ET, o governo caçando evidências de OVNIs e o fazendeiro tentando de alguma forma lucrar com o novo interesse dos seus conterrâneos em ficção científica. Tudo é feito com muito humor e gags visuais, já que não existe diálogo algum em seus 86 minutos de exibição.

Becher e Phelan conseguem trazer para um longa-metragem toda a diversão da série animada, porém de forma mais grandiosa e cheia de detalhes. Tudo parece ser muito bem pensado para funcionar nesse universo, e por vezes a excelência nos detalhes nos fazem acreditar que esse mundo é de verdade, seja nos objetos cênicos ou nos cenários muito bem elaborados. O desenrolar da trama também se faz presente nesses detalhes, seja através da iluminação ou do timing correto de uma piada, passando pela trilha sonora, é realmente impressionante a qualidade do material exibido. Shaun, o Carneiro: O Filme – A Fazenda Contra-Ataca é um ótimo filme para crianças e, apesar de se escorar em um tema bastante clichê, também tem seus atrativos para o público mais velho, que  poderá notar uma boa releitura de elementos já considerados batidos em outras produções, mas que aqui se torna bastante agradável.

Dan Cruz

Professor de História, marido, pai e Mestre dos Calabouços nas horas vagas. Viciado em quadrinhos e RPG, acredita que o Superman existe e sonha em ser um Lanterna Verde, pra combinar com sua camisa do Palmeiras. Gosta de sorvete de pistache, mas sempre esquece e acaba comprando de chocolate.
Veja mais posts do Dan
Compartilhar