Resenha | Caixa de Desejos – Ana Cristina Melo

Caixa de Desejos - Ana Cristina Melo

A carioca Ana Cristina Melo entrega uma história singela nas 95 páginas de Caixa de Desejos,  lançado pelo selo Tordesilhas Jovens Leitores e quarto livro da carreira da escritora. Marília é uma adolescente de 11 anos que tem uma amizade muito especial com sua avó Laurinda. É a partir da iminente morte da avó que sua vida começa a mudar: as pressões na escola parecem maiores, os parentes que habitam sua casa tornam-se cada vez mais inconvenientes, e ainda por cima Marília tem de se adaptar à presença de sua meia-irmã, que chega para dividir o quarto com ela.

Na trama, a fantasia aparece como um tempero bem dosado, sem extravagância e sem retirar o protagonismo dos dramas familiares e das aventuras rotineiras do crescer. Algo que torna a leitura agradável tanto para o público-alvo do romance como também para aqueles que já passaram da adolescência, evocando nos leitores a nostalgia da infância.

Apesar de nenhum dos dramas da personagem ser de difícil identificação, e do texto composto em primeira pessoa aproximar o leitor, há uma sensação de suavidade que faz com que os fatos sejam explorados de maneira quase indolor. Enquanto o leitor ainda prepara-se para as emoções do luto, Marília já viveu um primeiro amor e resolveu os conflitos com a meia-irmã e a mãe, tudo com uma rapidez maior do que se poderia supor. Não querendo carregar nas tintas dramáticas, a autora escolheu um caminho ameno que outras histórias para jovens não tiveram receio em demonstrar.

Ainda assim, a trama é suficientemente boa para deixar os leitores ansiosos pelo próximo livro, que revisita o cenário de Marília: De Volta à Caixa de Desejos, também publicado pelo selo.

Nascida no Rio de Janeiro, a autora começou a escrever livros infanto-juvenis em 2010 e desde então já publicou Amizade Desenhada (Escrita Fina, 2012), O Banho de Nina (Escrita Fina, 2011) e Uma Turma Para Dora (Vermelho Marinho, 2011). Edita o jornal virtual Sobrecapa Literal.

Compre aqui: Livro | Livro Digital

Mariana Guarilha é devota de George R. R. Martin, assiste a séries e filmes de maneira ininterrupta e vive entre o subconsciente e o real.

Comments

Uma resposta para “Resenha | Caixa de Desejos – Ana Cristina Melo”

  1. Avatar de Carolina
    Carolina

    Mari, eu gostei bastante da sua resenha, deu até vontade de ler, sentir um pouco de nostalgia dessa época tão boa. Parabéns pela estréia aqui e sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *