Não é novidade que Keanu Reeves divide opiniões em relação a sua forma de atuação, bem como aos filmes que escolhe atuar. Desde sua participação na franquia Matrix, o ator passou a oscilar em papéis de maior ou menor expressividade dentro de Hollywood. Vimos Reeves participando de grandes produções, desde Constantine a filmes de baixo orçamento, como Sem Destino. Certo é que o recluso ator tem voltado a aparecer cada vez mais no circuito comercial, a começar pelo exagerado filme de fantasia samurai 47 Ronins e agora com De Volta ao Jogo.
O filme conta a história do personagem que intitula originalmente o filme, John Wick, um assassino de aluguel que se aposentou do mundo do crime pra viver uma vida pacata ao lado de sua esposa. Uma vida perfeita até que uma doença levou a vida de sua mulher. Como último presente em vida, ela lhe presenteou com um pequeno cachorro e uma mensagem carinhosa para que John não desistisse.
O destino de John muda completamente quando um capanga da máfia russa resolve invadir sua casa, espancá-lo, matar seu cachorro e, por fim, roubar seu Boss Mustang 1969. Por esse motivo, John retorna ao seu eu do passado para se vingar dos agressores da memória de sua esposa.
A sinopse aparenta ser boba, talvez um pouco ingênua, mas a simplicidade do plot não faz jus ao filme em si. O roteiro simples e direto não diminui a execução soberba e as excelentes cenas de ação que são apresentadas durante a obra. Chad Stahelski, dublê responsável por cobrir Brandon Lee no clássico O Corvo, apresenta um trabalho impecável, refletindo sua longa carreira no cinema. Em De Volta ao Jogo, os movimentos de câmera frenéticos e cortes rápidos que acompanham lutas – técnica muito utilizada com o intuito de conceder dinamicidade às cenas ao mesmo tempo que facilita a filmagem da ação propriamente dita – dão lugar a uma filmagem precisa, calma, que explora cada momento das cenas de ação, extremamente bem elaboradas e coreografadas.
De Volta ao Jogo empolga. E não só empolga como diverte. O envolvimento da trama e das situações absurdas em que John é posto – bem como em todas as situações do filme que giram em torno da fama que o personagem tem entre os assassinos no submundo – gera momentos hilários. Humor involuntário, porém natural, que cativa o espectador a embarcar com mais naturalidade na vendeta de John Wick e observar as centenas de mortes que seguem dali em diante.
Michael Nyqvist também merece o devido destaque por sua participação, bem como Willem Dafoe, e até Ian McShane em um papel mais singelo. Porém, os holofotes mais uma vez estão mirando em Keanu Reeves, o qual incorpora com naturalidade a personalidade obscura e contida de John Wick. Gostando ou não de Reeves, ele tem nossa atenção.
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Texto de autoria de Pedro Lobato.
Precisamos de você aqui, Pedrinho seguidor do capeta. =D
Então tira uma foto do seu pau e manda pro email do Flávio, por mim. =D
Achei o filme divertidinho. Uma mistura de Bourne com Oldboy, uma pitada de Cronenberg em Marcas do Crime e Senhores da Violência e todos os filmes de vingança já feitos, haha. Mas não é ruim não.
Você resumiu de forma excelente, Fábio!
Acabei de preencher a Pesquisa Cultural 2012.
Vou ter que ver o filme de novo, achei o começo uma puta novela do caraio e minha atenção de peixe boi foi viajar enquanto meu corpo de foca continuava deitado
Bom ver que o Pedro Lobato não participou de nenhum suicídio coletivo ou não foi preso por ter realizado sacrifícios humanos em nome de sua crença- que temos que respeitar como dizem por aí-agora só falta os podcasts voltarem com regularidade, torcemos para que o Flávio pare com essa paranoia comunista..
A gente sacrifica e sodomiza virgens. Eu não sou mais virgem. #aqueles
O começo é novela mesmo, mas é proposital. E pô, em 10 minutos o filme já engrena. Vale a pena. hahaha