O Super-Homem é um dos personagens mais emblemáticos da DC, e do mundo dos quadrinhos em geral, e provavelmente uma das figuras mais lucrativas da indústria de entretenimento mundial. Ainda assim, recentemente a editora vinha encontrando dificuldade em emplacar o personagem no cinema, a falta de qualidade dos filmes era um problema, mas mais que isso, o Homem de Aço parecia não se comunicar com as novas gerações, seu personagem aparentemente obsoleto em uma época de heróis menos maniqueístas, mais ambíguos.
No entanto, após o sucesso estrondoso da releitura que Christopher Nolan fez do Batman e da Marvel ter vendido com relativo sucesso o Capitão América (ainda mais anacrônico que o Super-Homem) uma nova tentativa se tornou inevitável. Confesso que fiquei surpresa quando um projeto desse tamanho foi parar nas mãos de um diretor que acabava de sair de um fracasso tão absoluto (não por acaso, todo material de divulgação diz apenas “do diretor de 300 e Watchmen“) e cuja fama nunca foi das melhores, mas Zack Snyder, com supervisão de Nolan é preciso dizer, assumiu o trabalho de finalmente tornar o Super-Homem um blockbuster.
E Homem de Aço faz exatamente isso: ele torna o personagem palatável, viável para o público de hoje, menos patético e bom moço e entrega um filme com boas sequências de ação e altamente vendável. Não é que a direção exagerada e um tanto sem rumo de Snyder não esteja presente, ela está, mas a impressão é que o diretor foi posto na coleira e essa coleira foi entregue na mão de Nolan.
Em primeiro lugar há um prólogo em Krypton: o filme situa o planeta, apresenta os pais de Kal-El e mostra o como seu mundo desmoronou. É um mau começo. Embora visualmente impressionante, as cenas deveriam ter uma carga dramática que Snyder é completamente incapaz de segurar, os diálogos soam artificiais e tudo alterna entre vergonha alheia e novela mexicana intergalática, mas felizmente isso passa.
Mesmo quando chega na Terra, Homem de Aço é um filme de origem, contando como Clark Kent se tornou o Super-Homem. A estrutura é pouco linear e a narrativa alterna entre cenas do presente, da adolescência e da infância de Clark, poderia funcionar na mão de um diretor mais competente, embora eu ache que a narrativa linear e clássica funcionasse melhor em um filme que conta tão obviamente a jornada de um heroi, mas com Snyder tudo parece apenas confuso, ainda que o fluxo não seja seriamente comprometido. Snyder insere, como já é hábito dos filmes de super-heroi, pequenos bônus para os fãs do personagem: a presença de Pete Ross e Lana Lang, um cartaz escrito Smallville (embora o nome da cidade nunca seja mencionado), outro da Lexcorp e outras referências que são divertidas e ajudam a dar substância ao universo que ele está construindo.
O filme melhora consideravelmente nos momentos que se passam no presente. Lois Lane é a melhor personagem feminina que ja apareceu em um filme do gênero: inteligente, sexy e longe do estereótipo da donzela em perigo. As cenas de ação são bastante boas também, surpreendentemente o filme tem ritmo, tensão e ótimas explosões. A sequência final acaba sendo arrastada (na verdade, o filme todo é uns 20 minutos mais logo do que o necessário), mas não chega a ser ruim.
Se como filme de ação, Homem de Aço funciona, seus problemas estão justamente na tentativa de fazer drama. O novo Super-Homem é um ser dividido dentre duas identidades, um estrangeiro na terra, algo que potencialmente será rejeitado pelos humanos, mas as cenas de carga emocional não se sustentam, assim como o prólogo em Krypton tem diálogos terríveis e atuações forçadas, Russel Crowe conseguindo ser menos expressivo que uma Kirsten Stewart com preguiça.
Mas, ainda que muito mal conduzidas, essas cenas servem ao propósito de atualizar o Super-Homem e é preciso reconhecer o enorme mérito da DC em manter o espírito do personagem, ao invés de simplesmente repetir a fórmula que funcionou com o Batman. O Super-Homem é um herói leve, otimista, o símbolo do progresso e da esperança americanos, não é um órfão amargurado que vive nas trevas e Snyder não se esquece disso. O Super-Homem pode chorar após matar um homem mau para salvar uma família, mas ele não hesita em fazê-lo, ele pode se sentir dividido entre a Terra e Krypton, mas não pensa duas vezes quando a escolha é matar humanos para reconstruir seu planeta, ele é essencialmente “bom”, correto e esperançoso. Há um pessimismo de base, uma desconfiança em relação a natureza humana que soa como os temas de Nolan (ele é produtor do filme afinal), mas a conclusão aqui é que é preciso dar o salto de fé, que a humanidade vale a pena.
Assim, Homem de Aço consegue dar alguma substância a um herói que parecia acabado e esteticamente quase torna a capa vermelha aceitável. Não é um filme de drama e seu foco não é o conflito existencial do personagem, que aliás aparece em cenas muito mal feitas, mas usa essas ferramentas como âncora, jeitos de humanizar o Super-Homem, torna-lo mais plausível e contextualizado para que o público possa aceitar o personagem. Tudo isso, aliado a uma estética fria e um pouco suja que ameniza as pirotecnias cinematográficas de Snyder entregam um filme de ação eficiente que está muito longe de uma obra prima, mas deve conseguir uma bilheteria gigantesca, garantir continuações e assim finalmente emplacar o personagem.
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Texto de autoria de Isadora Sinay.
Olha, não é a editora DC que cuida do filme, logo não é ela que estava tentando emplacar o filme, e sim a Warner Bros.
A DC é propriedade da Warner, logo…
Quem cuida do filme não é a DC, que cuida do filme é Deus!
Quem cuida do filme são os enviados de krypton
Desculpe, mas essa crítica é medíocre. Vá lavar louça.
Really?
Misoginia é pecado!
Pergunta: se a crítica fosse de um dos meninos, você teria mandado lavar louça?
Eu poderia dar respostas como: seu comentário foi medíocre, vá lavar louça. Ou que eu ia lavar e enxugar com o diploma de cinema, mas o caso nem é esse.
Eu aceito a crítica, pode bem ser que o texto seja medíocre, ou você pode achar medíocre e tá tudo bem. Mas eu não vou brincar de machismo, nem levar pra casa quando mandam “lavar louça”. Se você quiser embasar, dizer porque é medíocre, o que faltou, eu vou ouvir e adorar discutir o filme com você. Se você quiser encarnar o Angry e bater em todo mundo de graça, eu também vou entrar e trollar você. Mas sugerir que eu devia estar na cozinha em vez de falando de cinema, não, desculpa, você pode ficar com a louça toda pra você, nunca fui boa dona de casa.
Casa comigo e eu lavo toda a nossa louça, sua linda!
; )
Calado Nicholas!
Minha sina:
Perder a Mari Gaspareto pro Ckreed…
Perder a Isa linguinha pguesa pro Angry_kid…
Confirma, Isadora??
Não entendi isso, Nicholas.
Só mandei você calar a boca pois você e chato. rsrs 😛
Fique ai “sonhando” com pessoas “virtuais” a vontade, sinta-se completamente livre pra tal.
Passar bem jovem maluco Nicholas. o//
Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhh bom…
Achei que tinha sido um comentário ciuminho… : )
Pára de me chamar de Nicholas, que eu não te dei essa intimidade, seu filho da puta!
Se limpar banheiro e trocar a areia dos gatos eu começo a considerar a proposta
Ow…
HAHAHHAha…
Se você insinuo que ficou irritado com mina forçação de intimidade, então tenho motivos pra achar ainda mais engraçado… qualé você e tão amador, Nicholas Aoshi.
Diploma de cinema? E para quê ele serve? Para fazer essas críticas medíocres? kkkkk Acho uma comédia esses supostos críticos com sua metodologia manjada de “análise”: Pegue um ponto do filme, invente alguma inconsistência. Pegue outro ponto e elogie. E assim vai, como se houvesse uma formula mágica cinematográfica do filme perfeito. Todo critico acha conhece essa formula mas não desenvolve nenhum roteiro perfeito ou uma superprodução de sucesso. Da mesma forma que supostos videntes nunca acertam o número da loteria.
É melhor mesmo você lavar e secar louça com o seu diplominha, porque talvez essa seja a única utilidade que você vai encontrar para ele.
Que feio, criando fakes para desabonar a crítica… tsc tsc tsc
Desabonar essa critica ai é pleonasmo, kkkkkkkk
Você esqueceu de responder com o primeiro fake, Sr. Carlos Almeida. Crise de identidade?
Se for na minha crítica de Amor eu achei o filme perfeito, falei mal de nada não. Se for na de Blade Runner eu mais analisei que julguei. Mas na real só to aproveitando o comentário pra fazer jabá
Enrolou, enrolou, enrolou pra só dizer: “faz melhor então!” – argumento tão sólido quanto uma diarréia de gelatina, fascinante ver pessoas assim pensando!
Zebediah Thompson & Isadora Sinay
Acredito que a melhor forma pra vocês resolver essa pendenga seja bringando na lama, feito mulheres de verdade. ^__^
Só brigo no gel, lama gruda no cabelo
Se fosse um filme da Marvel eu teria certeza que esse/a Zebediah Thompson era um fake do Jackson.
AHHH, agora eu entendi porque as coisas estavam civilizadas demais nos comentários da última Agenda…
A rage tá toda aqui!
aehiuaehiuaehaeiuhaiuehiuaeh pensei a msm coisa.
Bem-vindo a selva… hahahaha
Calma gente, a Isa ainda não foi ameaçada de morte que nem os fãs imbecis do Nolan do Batman fizeram com aquele critico ano passado. E o ultimo filme do Batman se provou isso mesmo: fraco. Esse Superman é uma tentativa patética de surfar nos sucessos recentes de superherois, feito sem nenhum planejamento, nem nada.
Merece se dar mal nas bilheterias pros executivos imbecis perceberem que nem todo mundo é trouxa, vide a palhaçada que foi o reboot do Homem Aranha.
O texto da Isa é ótimo, e eu sou bom em lavar louca. Mas como a Isa é mais bonita do que você, se quiser eu lavo a sua louça, Isa. 😉
Uma coisa não justifica a outra, Pablo. E quanto ao filme do Batman ser fraco, isso é só a SUA opinião.
Não entendo essa birra toda de querer que uma sequência se dê mal. Não concorda com ela, só não ir ver, tem várias outras pessoas interessadas em assistir e que torcem para que a série vá pra frente. Foda-se os executivos imbecis.
Claro que justifica, ou você me acha com cara de trouxa? Fazer um filme só por fazer, como foi esse do Superman, ou o reboot canalha do Homem Aranha, ou as sequências desnecessárias de Homem de Ferro 3, Thor 2, Capitão América 2, é errado e imoral. É fazer só por fazer, pra lucrar o máximo que puder em cima de fãs e da rapazeada que vai no cinema só por ir. Quero mais é que vão mal de bilheteria e se explodam.
Já o Batman do Nolan não, pois tinha uma proposta diferente, e, por isso foi válido. E é claro que é a minha opinião, da mesma forma que a sua é que o TDKR foi bom. Pra mim continua sendo fraco, bobo e medíocre. Já Dark Knight não, esse sim é filmaço, embora seja mais por causa da trama policial do que do próprio herói.
Quando disse que “Uma coisa não justifica a outra”, me referia ao fato de que a Isa deveria aceitar um argumento com base machista apenas pq um crítico foi ameaçado de morte…
Foda-se que foi feito só por fazer. Foda-se que foi feito só pra lucrar o máximo possível. Tem pessoas que gostam desse tipo de filme e é direito delas gostarem. Se vc não quer ver, basta não ir ao cinema. Não tem dificuldade.
E deixa eu te falar outra coisa. Sabe as histórias do Batman? Então, a maioria delas é uma trama policial mesmo… rs
No Vortex a gente sempre faz o contrário do que dizem né??
“Não alimente os trolls” é uma regra sumariamente ignorada por todos nós…
Algumas vezes, até encorajamos as trolladas e promovemos alguns trolls a participantes dos podcasts né?? ^_^’
Acho que o comentário da mocinha de nome esquisito foi só uma trollada, não há motivos para terminar a sua amizade com o Papablo, Flávio…
Todos amamos a Isa, talvez até a trolladora possuída pelo demônio, do avatar alí em cima…
Toma um maraCÚgina aí, coronel…
Não é comentarista do site, “Nicholas”, nem escreveu brincando. Criticar um post justificando os erros dele com base em “é uma mulher que deveria estar lavando louça mas fica ai escrevendo sobre filmes” é de um retrocesso que não dá pra aceitar numa boa…
Homofobia pode, machismo não?
COmeçar XINgando é o que HÁ! Se é que você me entende…
Quem disse que homofobia pode? oO
ok
Não teve tom de trollagem. Eu sei brincar, se não soubesse tava reclamando toda vez que um comentário sobre minha participação no podcast se resumisse a “eu pegava” (to ali em cima falando que brigo no gel, gente!)
Eu não vi o filme do Super, mas vou ver.
Mas eu concordo com o Papablo… Ironman3 foi nojento, TDKR foi ruim e essas sequencias deviam ser melhor pensadas.
Ainda somos minoria, Papablo Grigrilo, mas eu concordo que os executivos deviam chupar um rôla veiuda e cabeçuda e parar de forçar essas sequencias de merda ou alterar o trabalho dos outros!!
Acho que vou até ler o texto da Isa Tchutchuquinha (com todo o respeito). Depois de todo esse quebra-pau nos comentários, o texto deve ser interessante.
Flávio,
eu não quero tirar o direito de ninguém, façam os filmes, mas eu não vou nem baixar o torrent e torço pra eles irem mal. Qual o problema?
Sobre o comentário machista contra a Isa, é aquilo que eu disse: é fanboyzisse de pessoas idiotas e cegas por um personagem. Fãs de heróis são machistas? Óbvio que são. Nesse universo todas as mulheres na maioria são super sexualizadas, só usam tanguinhas, ou são donzelas em perigo.
Essas imagens mostram o quão machista e infantil o universo de superherói em geral é: http://fitpop.com/fitness/if-male-superhero-costumes-were-designed-by-women/
Outra aqui: http://machismochatodecadadia.tumblr.com/post/49332310520/invertendo-super-heroinas-vestidas-e-herois-em#.Uc3E3vm1F8F
E esse texto mostra também a canalhice da sexualização da mulher: http://www.policymic.com/articles/11886/feminism-lost-in-comic-books-hyper-sexualization-of-female-heroes-alienates-women
Mais um texto bom sobre machismo em HQs de superheróis: http://www.old.diariodepernambuco.com.br/brasil/nota.asp?materia=20100914105812&assunto=31&onde=Brasil
Aoshi sem pai ou sem pau, cal-calma.
“Nesse universo todas as mulheres na maioria são super sexualizadas, só usam tanguinhas […]”
GRAÇAS A DEUS!
>: )
Se é “graças a deus”, não reclame se mandarem a Isa lavar louça. É babaquice da mesma forma.
eu não reclamei… de mandarem a Isa lavar louça…
Ela nem ficou ofendida, ao que parece…
Ficar ofendido com qualquer coisa aqui no Vortex é 2 trabalhos… ¬¬’
Eu fiquei ofendida sim!
Então eu nunca mais posso comentar… sry…
:'(
O Superman não tem um filme decente desde a década de 70. E o pior: Nenhuma adaptação fiel aos quadrinhos. Isso é algo que faz com que os fãs do herói se sintam deixados para trás. E você torce para que esse reboot não dê certo? O Sr. é um verdadeiro imbecil.
E quanto ao machismo, cada um tem o direito de ter a opinião que quiser a respeito de cultura e sociedade. Isso é liberdade de expressão e democracia. Sou machista e com orgulho. Nenhuma mulher deveria fazer reviews de material ligado a HQ’s e Cinema enquanto não surgirem retoristas de peso do sexo feminino.
Haters Gonna Hate 🙂
Seu comentário me deu câncer
Que bom 🙂
Você chama um filme feito 7 anos depois de Returns de reboot e o imbecil sou eu? Essa merda nem merece torrent de tão canalha que é, tem mais é que se foder mesmo nas bilheterias.
Um fã retardado de HQ defendendo machismo nesse mundo colorido e alegre de super heróis também defende pessoas que se travestem com roupas coloridas para combater o crime colocando cueca por cima da calça?
Gênio, a Gail Simone é roteirista e tem peso pra caralho!
Pablo, eu acho complicada posição… cinema, ainda mais esse cinema, é indústria. O objetivo da indústria, toda indústria, é lucrar. Vale a crítica? claro que vale e é importante, mas acho inocência esperar que a indústria de entretenimento se comporte de um jeito diferente das outras.
Não me incomodo com o lucro dos Vingadores ou do Homem de Ferro 1 por ex, mas me incomodo sim com filmes que são feitos só por fazer, entende? É que nem Machete 2. O 1 já foi ruim, mas fizeram o 2 só por causa do pouco sucesso que o outro teve, entende?
Sim, entendo perfeitamente, e é assim que indústria funciona. Fazem pra ter lucro, dinheiro é o maior objetivo mesmo.
Pablo, you just went full retard. Never go full retard.
http://www.youtube.com/watch?v=1Y3FzVQi-R8
Hahahahahaha, Rafael zerou tão bem zerado a brincadeira que nem dá graça, mas…
Sou o mais suspeito do mundo pra falar sobre isso, mas não vejo sentido algum nisso de “filmes feitos por fazer”. Entre pré e pós produção, nenhum leva menos de dois anos, não dá pra dizer que não teve planejamento. E quanto a “sequências desnecessárias”, pensamento dez vezes mais maluco. Tirando todo óbvio de indústria é feita pra ganhar dinheiro, acho que bons personagens sempre podem ter novas histórias sendo contadas. Boas ou ruins. Agora TDKR é ruim, então é uma sequência desnecessária só porque foi ruim, se fosse bom, aí não, ELE SERIA NECESSARIO? TDK tambem é uma sequencia, veja só vc (como Poderoso Chefao 2, Terminator 2 e trocentos outros), mas ele é ótimo, entao tá tudo certo. Se fosse ruim, seria tachado de sequencia desnecessária? Que tipo de raciocínio é esse? Qualidade nada tem a ver com necessidade.
Fora que, torcer contra é pura birra infantil. Quando esses filmes vão mal de bilheteria, qual benefício isso nos traz? Nenhum. Os executivos não são tão inteligentes pra repensar as coisas e fazerem filmes melhores (até porque, e esse é o ápice da complexidade da coisa), bilheteria também não tem necessariamente a ver com qualidade). Os caras vão simplesmente considerar que o gênero não presta e parar de investir nele.
Da próxima vez que eu for à Curitiba, ou o dia que vc vier à São Paulo (acho que nunca, mas tudo bem), farei um churrasco em sua homenagem Jackson. hauieiuaehuiaehaeiuaeuiaeiuh
Hehehehe.
Bora numa churrascaria style daqui, vc paga minha parte e tá tudo certo =D
O comentário mais sensato que li ao longo do post todo, meus parabéns!
Full retarded e birra infantil nada, apenas não sou trouxa que vai no cinema apenas por ir. Fazer filme só por fazer, sem uma proposta diferenciada como foram os 3 Batman do Nolan, a trilogia X-Men ou a iniciativa Vingadores que culminou com o filme do Joss Whedon ano passado, não tem razão pra existir. Simplesmente não tem.
Acaba sendo um filme feito sem planejamento nenhum e corrido para ser lançado apenas para surfar na onda dos dois filmes referência de heróis: Dark Knight e Vingadores. Filme tem que ter um propósito para ser feito, senão é vazio, não quer dizer nada, que nem a metade inteira do Hobbit parte 1. Ou Jackson e Rafael vão defender também essa canalhice que foi o reboot do Homem Aranha apenas 5 anos depois do último filme?
Foi mal véi, não sou trouxa não.
Ainda isso de “Filme tem que ter um propósito para ser feito”? Contar histórias não é por si só o propósito do entretenimento? Isso sendo positivo, porque, como já tínhamos definido, o propósito básico é ganhar dinheiro. Isso pode ser errado, feio e bobo, mas é assim que o mundo gira. Vc pode não concordar e não assistir, simples e direito seu. Mas ficar tão indignado e se esforçar tanto pra lutar contra me parece completamente estressante e inútil.
Por que tanto ódio no coração por causa de FILMES? Alguém te sequestra, te obriga a gastar $$ com e eles e passar raiva assistindo? Claro que o reboot do Aranha foi uma idéia canalha, mas prefiro ter a chance, mínima que seja, de ter uma história legal dele pra ver no cinema (infelizmente não rolou, fazer o que) do que nao ter NENHUM filme dele. Nesse sentido, torcer contra é sim birra infantil. “Eu não gostei, entao quero que o mundo inteiro exploda, pra quem gostou nao poder se divertir outra vez, e eu não precisar ficar triste/rabugento sozinho bwahahaha”, Na boa, “véi”, vc parece vilão de desenho animado. Cresce.
Não estou me esforçando em nada pra não assistir, só não assisto e pronto. Muito menos sou vilão de porra nenhuma, agora, não sou trouxa que vai ao cinema só por ir. Não sou massa zumbificada que assiste a qualquer coisa só por assistir. E você, Jackson, muito menos é, senão não estava no Vortex criticando os filmes na Agenda, seria mais leitor/ouvinte fazendo fricote xingando o Flávio e o Rafael.
Quer ir ao cinema por simplesemnte ir, vai, façam o que quiserem das suas vidas, mas vou continuar achando babaquice quem reclamar depois de ter “jogado dinheiro fora” ou das “horas da minha vida que nunca mais voltarão”. O que acontece bastante por aí, concorda?
Você apoia a ideia de qualquer filme de super-heróis continue a ser feito não importa qualidade, mas contanto que seja feito para que o ciclo não morra. Eu não, pra mim o gênero de super-herói é muito mais do que isso, e Homem de Ferro 1, Vingadores e o Batman do Nolan provam justamente isso. Já esse Super, pelo que ouvi e li até agora, não. Logo, filme canalha e que não merecia ser feito sem um mínimo de planejamento ou inovação por trás.
1º lugar: Fãs idiotas do Batman? Com que autoridade você fala isso? DEpois quando são ameaçados de morte não sabem porque.
2º lugar: Como disse Jô Soares: “Crítico é o cara que nunca conseguiu fazer nada, e não conseguiria fazer um filme bom, então prefere criticar o esforço dos outros”. Só tem um crítico que eu respeito: Mario Abade, e se você falar mal do Batman pra ele, ele vai matar você, com certeza…
Quem ameaça alguém de morte por criticar apenas um filme pra mim é idiota e imbecil. Então se você justifica esse comportamento, é apenas outro igual.
O Mário é a pessoa que mais critica filmes, inclusive do Nolan, ele vê tantos acertos quanto erros e não tem medo de fã babaca para apontá-los. Ouça o Agenda do Batman ou os Vortcasts sobre TDKR e o do o Nolan. Tá lá, ele fala que tem tanto erro quanto acerto. Mas tem erro, e por isso o Nolan erraaaaaaaaaaaaaaaaaaa.
Vcs tão muito bocas sujas…
Pablo, os filmes da Marvel são feitos a toque de caixa, e não são só as continuações e reboots. Thor, Capitao America, Homem de Ferro são filmes medianinhos, e feitos pra vender bonequinhos, não são ruins mas estão longe de ser um primor, mas no fim, serviram a um bem maior: Vingadores The Avengers!
O cinema é isso cara, é preciso que haja esse filão comercial/pipocão/cinema em shopping pra gente burra, sem dente e que não sabe apreciar nada bem feito, até pq é com essa grana que financiam os filmes bem executados que nós tanto gostamos.
Se te incomoda ver, não Veje!
Não existe essa de “se te incomoda não veja”, então a indústria do cinema não pode ser criticada, Filipe? Vai dizer isso pros historiadores e estudiosos então. Em uma palestra recente duma universidade, George Lucas e Spielberg criticaram o modelo blockbuster de negócio atual, e aí, essa frase vale pra eles também? Ora.
Acho que não fui claro até agora: filme sem pretensão artística não deve ser feito. Todo o filme é uma obra de arte e um produto ao mesmo tempo, se for apenas só um produto, sem nada a acrescentar, ele será vazio, oco, idiota, feito pra pegar trouxa. Não existe diferença desse Homem de Aço para Machete 2 ou Transformers 3.
Tablito a parte de vc não ver era brincadeira, imaginei que o “não Veje” estava claro.
Machete 2 nem estreou, o máximo que a sua senhoria pode fazer é especular!
E filmes com pretensão artística? Faça-me o favor né cara, tem um sem número de filmes clássicos que não foram feitos para ser o ápice da arte erudita, no entanto são cultuados como se fossem. Num mundo ideal, seria assim como você falou e todos os blockbusters seriam a la Hitchcock, filmes para o grande público mas pensado com qualidade.
Torcer para que filmes a toque de caixa não sejam feitos é completamente infrutífero e até pueril. Infelizmente vão rolar. Só acho, de verdade que você deveria se poupar de ver os Uwe Bolls, Michael Bays e Snyder da vida, até pela sua saúde!
Essa thread de comentários foi a discussão mais aleatória de todas que já li aqui no Vortex. Não vou entrar no mérito das discussões de “cinema para o lucro” e “machismo nas HQs” porque boa parte do que eu falaria já foi falado pela Isa, pelo Flavio e pelo Rafael com o vídeo.
Enfim, excelente texto, Isa. Vou tentar ver o filme ainda essa semana e depois comento novamente!
Esse post virou um puta puteiro do caralho, hein Superman?!
Vou, conforme requisitado pelo caro amigo que mais odeia a minha opinião no mundo, deixar meu comentário sobre o filme. SIM! é possível que algum comentário seja sobre o filme, ainda que seja o MEU comentário de baixa qualidade técnica… Sry about that…
Alguma ressalvas:
1) Vai ter spoiler porque eu viajei pros EUA essa semana e já assisti o filme.
2) Não sou o fão numero 1 do Superman. E nem conheço muita coisa de quadrinhos, num geral. O que eu falo, falo como um conhecedor mediano de quadrinhos (talvez um pouquinho abaixo dos medianos).
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Sempre que se fala sobre alguma adaptação de quadrinhos, uma palavra não pode faltar: Respeito.
Qualquer adaptação de qualquer quadrinho ou jogo tem que ser respeitosa com quem não desconhece completamente aquele universo/personagem. Este respeito está presente no Homem de Ferro, no Batman do Nolan, nOs Vingadores, No Aranha novo, no filme velhão do Mortal Kombat. Todos esses filmes tiverem falhas, SIM, mas nunca faltaram ao respeito com as obras originais (MINHA OPINIÃO!).
A pior coisa que alguém pode fazer numa situação dessas é ser desrespeitoso com o personagem! Esse filme do Super é ASQUEROSO, nesse ponto. É o filme mais desrespeitoso que eu já ví na minha vida, eu acho. O mesmo desrespeito que o Bay conseguiu quando o Optimus atacou o Megatron caído e desarmado no último filme dos Transformers… O que faz esse filme de O Homem de Aço pior do que Transformers é que esse desrespeito não é numa cena isolada, são várias coisas que acontecem durante TODO O FILME!
Existem 3 coisas, para mim, que fazem o Super ser o que ele é: Ele é mais preocupado com a humanidade do que qualquer terráqueo; Ele tem uma identidade secreta que cumpre o propósito de fazer ele se sentir pertencente à humanidade, em alguma escala; O poder dele vem do Sol amarelo.
Faltar ao respeito com ele seria ignorar qualquer uma dessas características que fazem dele (novamente: PARA MIM!) o que ele é… E o filme do Snyder conseguiu mandar duas dessas coisas pro caralho!
O Super do filme dele C-A-G-A pra identidade secreta do Clark Kent. Nos pouquíssimos momentos que ele a utiliza, ele o faz SÓ pra esconder o fato de que ele é mais forte que qualquer um, e não tem como se machucar, etc. A identidade secreta do Kal é muito, MUITO, mais do que um disfarce… No filme ela mal consegue ser isso.
O Super nunca (NUNCA!!!) fecharia o pau com o Zod no meio da cidade… O Zod não tentou, em nenhum momento, usar um inocente contra o Kal, o que prova pra mim que ele não fazia questão de destruir a cidade e matar aquela galera. O Super levaria a briga pra longe de qualquer pessoa que pudesse se machucar. Como eu disse a vida de UMA pessoa vale pra ele muito mais do que a dele mesmo, mas nesse filme alguns golpes DELE provavelmente mataram mais pessoas que os do Zod e dos outros Kryptonianos…
O poder do Super ainda vem do Sol, mas também vem da gravidade e da composição da atmosfera da Terra, nesse filme. COLOCA A PORRA DA KRYPTONTA NO FILME, mas não faz o Super ficar fraco “Kryptonformando” a Terra, pelo amor de Deus!!
Essas são 3 coisas que acontecem o filme inteiro, que ferem a construção original do personagem e que fazem, por si só, desse filme do Snyder uma FALTA DE RESPEITO, REPUGNANTE e ASQUEROSA!
Mas ainda tem mais:
A morte do Jonathan Kent é a coisa mais ridícula que eu já ví na minha vida inteira!! Terrivelmente mal elaborada no roteiro e interpretada na tela. Uma piada involuntária… Um momento vergonha alheia ridículo que não fazia o menor sentido!
O começo do filme, como muito bem colocou a tchutchuca Isadora, é totalmente novela mexicana nonsense e mais um momento vergonha alheia, ainda maior do que a morte do pai adotivo do Kal. Tá, como ela colocou, bastante impressionante do ponto de vista estético mas fraquíssimo em interpretação e roteiro. Graças a Deus não dura muito…
Num geral, atuações medíocres são a característica mais marcante do filme. Achei a Lois da Amy Adams aceitável até, mas o roteiro prejudica a personagem. Discordo da Isa num ponto, ela não é muito sexy não, mas acho que a culpa nem foi da atriz… A personagem dela tira umas soluções do mesmo lugar que o bátima tira o bat-escudo, mas não tem nada que ela possa fazer a respeito mesmo…
A morte do Zod acontece de uma forma ridícula e numa situação ridícula, e depois o Henry Cavill dá um gritinho ridículo! De todas as cenas possíveis para o Super quebrar o pescoço do Zod, escolheram a PIOR DE TODAS!!
O filme tem boas sequencias de ação, isso é verdade… Apesar da ideia genial de jogar um buraco negro no meio da cidade e ele engolir só a máquina do Zod e depois sumir, todo o resto das batalhas é até bem empolgante… Impossível não lembrar das lutas de Dragon Ball toda a vez que o Super tomava uma porrada e atravessava 2 prédios. Ou quando ele recebeu o uniforme do Jor-El e foi inventar de ficar pulando por aí e caiu um tombaço… Aquilo foi MUITO DBZ, mas até que foi legal…
Certamente a coisa mais ridícula do filme foi o pendrive maroto que o pai Kryptoniano do Super mandou com ele na nave… Uma merda de um pendrive com o programa “Jor-El.exe” que infecta qualquer nave em que for plugada com uma porra de um holograma (que nem se deram ao trabalho de fazer parecer um holograma) do Russell Crowe numa das piores atuações da vida dele… O programa Jor-El.exe, aparentemente, funciona com qualquer sistema operacional, pois funciona na nave do Kal (que tem aí uns 45 anos) e funciona na outra que mandaram pra terra 20 MIL ANOS ATRÁS!!!! 20 MIL ANOS ATRÁS!!!! UMA NAVE KRYPTONIANA CHEGOU NA TERRA 20 MIL ANOS ATRÁS E ELA AINDA FUNCIONA!! E O KAL SABE PILOTAR!! E O JOR-EL.EXE TAMBEM SABE!!! E O ZOD TAMBÉM SABE!!!
Vão tomar no cú: Snyder, Nolan, Cavill, DC, Warner, Minha tia, Vizinho da minha vó, Papai Noel, Silvio Santos… VAI TODO MUNDO TOMAR NO CÚ COM ESSE FILME!! Vão se foder!!
Como filme de ação, para alguém que nunca ouviu falar do Super Homem é, no máximo, nota 4,5. Como filme do super, vai até o 1,99… Quem gostou tem todo o direito de gostar, mas eu achei o pior filme da carreira do Snyder e, que eu me lembre, o filme mais criminoso da história das adaptações.
Um roteiro escrito por mim, dirigido pela Isa e com os efeitos especiaia à cargo do Jackson Good seria, no mínimo, 40,5 vezes melhor que essa bomba!
PS: podem contra argumentar 1 a 1 os pontos que eu coloquei aqui, mas não vai ter tréplica… Essa porra desse post já ultrapassou, e muito, meu maior orgulho aqui no Vortex: O post sobre o o Apollo 18…
#xatiado
Não vou contra argumentar ponto a ponto, primeiro porque não precisa, mas principalmente por eu não ter SACO pra isso – parabéns pela sua disposição em escrever uma monografia. Enfim: CONCORDO sobre o Jor-El.exe, algo que deveria ser uma gravação ser mostrado como uma inteligência artificial cheia de recursos e capaz de INTERAÇÃO EM TEMPO REAL foi de foder o cu do palhaço, pior coisa do filme – ao lado do Zod exigindo que a Lois subisse na nave sem explicar por que em momento algum (total cara de cena deletada isso). Questiono, porém, a indignação por um nave de 20 mil anos funcionar e ser compatível. Vc tá pensando em termos terráqueos. Não temos idéia de como foi a evolução tecnólogica em Krypton, e de seu potencial. Não é impossível que eles tenham alcançado um estágio absurdamente avançado e depois estagnado por milhares de anos. Finalizando a parte simples, eu pura e simplesmente DISCORDO sobre más atuações, novela mexicana em Krypton, coisas dessa linha. Não foram espetaculares, mas foram ok, serviram ao propósito.
Vamos então ao seu principal questionamento, o tal do RESPEITO. Sabe, alguns anos atrás eu provavelmente concordaria, seria se bobear até mais fervoroso que vc. Mas acho que devemos sempre buscar mais equilíbrio e principalmente NOÇÃO das coisas ao avaliar o que quer que seja. Depois de tantos e tantos filmes de super-heróis, bons e ruins (como filmes e como adaptações), cheguei a conclusão que devemos esperar por boas histórias, e só. Preocupação extrema com FIDELIDADE, 9 casos em 10, é garantia de passar raiva. Uma dica é encarar todos os filmes como realidades paralelas, versões alternativas, coisa que as próprias hq’s nos acostumaram (DC, então, nem se fala). Chegamos, então, ao cerne da questão: vc está total e absolutamente CERTO ao dizer que esse não é o Superman. E está total e absolutamente ERRADO ao reclamar disso. Porque, cara… NÃO ERA PRA SER. Vc está caindo no mesmo erro de quem foi assistir o Hobbit e reclamou dos enxertos na história, pagando de desinformado em relação á proposta da parada. O título não é “Superman – O Filme”, vc acha que foi coincidência omitirem o NOME do personagem? A idéia sempre foi um distanciamento do ícone clássico do deus/supremo/perfeito/escoteiro/bonzinho/infalível. Acompanhando inclusive os quadrinhos, com o Super dos Novos 52 sendo mais bad ass do que nunca. Na cabeça dos caras, o Azulão clássico está ultrapassado, não serve mais, não rende mais. Eu mesmo não concordo 100% com isso, mas o fracasso financeiro do Superman Returns levou a isso. Sei que é praticamente impossível, mas a forma correta de ver Man of Steel é fingir que não conhecemos nada do herói, ou que é um filme baseado em alguma versão de uma realidade alternativa. Então, esse não é o maior herói que já existiu, é um cara com poderes absurdos, descobrindo-se, definindo-se. Ele não tem EXPERIÊNCIA nenhuma, pense bem. Está aprendendo a usar os poderes e NUNCA ESTEVE NUMA LUTA NA VIDA INTEIRA. Como ele poderia, enfrentando guerreiros experientes, CONTROLAR A SITUAÇÃO? Levar os caras para outro lugar, e tal? Será que ele teria a frieza necessária pra pensar em meio ao quebra-pau, ou estaria com a cabeça a mil por hora, tentando improvisar, se virar da melhor maneira possível? Sinceramente, gostei muito dessa abordagem humana da mentalidade dele, não como um JESUS CRISTO que surgiu pronto pra salvar a todos nós, sem jamais hesitar ou falhar. Ele matar o Zod, o ato em si talvez tenha sido mal executado, mas foi puramente simbólico. A questão era que não havia o que fazer com o cara, prende-lo onde, como? E ele próprio deixou claro que não tinha mais propósito na vida a não ser VINGANCINHA contra Kal-El, matando todos os humanos. Matar ele foi um último e desesperado recurso. Ah, o Super jamais faria isso? E a história onde ele executa Zod e os outros dois com kriptonita? Versões, versões. E se eu quiser considerar que o verdadeiro Super é o dos anos 40, que lutou na guerra e incentivava as crianças a estapearem os japoneses que encontrassem? Complicado definir certo e errado nesse aspecto. Resumindo, esse não o herói puro e 100% íntegro, porque não existem pessoas assim. E ele é alienígena só no DNA, em personalidade e capacidades intelectuais, morais, etc, ele é humano. Esse cara aí, um dia, pode vir a ser o herói clássico (acho improvável, mas enfim), mas vai ser preciso uma jornada de aprendizado pra chegar a isso, não vai ser num passe mágica. Jornada que mal começou, então não podemos cobrar ou exigir demais dele.
Interessante as suas colocações, não discordo e complemento, gostaria que tirasse um tempinho e leia o post abaixo que fiz e se achar podemos xingar mais um pouco o filme… abç
SPOILERS
Oi Isa tudo bem?
Bem, primeiro quero discordar em relação ao Zack Snyder, eu gosto da autoralidade dele algo que até senti um pouco de falta nesse filme.
Comparando o DR. Manhattan, personagem criado por Alan Moore em Watchmen, creio que em certos momentos faltou um pouco desse egoísmo ao Superman e a sensação de estar acima de tudo e de todos, mesmo sendo trolado a vida toda por outros.
É o tipo de característica que nos faz gostar por exemplo do Bruce Wayne, que vai lá peitar o Falcone sem ainda ter aprendido o suficiente da vida, vai lá aprende e volta se tornando uma pessoa melhor.
Esse jogo de erro e acerto que falta ao Superman, que desde a tenra idade sempre tratado de forma hostil por todos, e que gera até uma cena que faz lembrar os conflitos dos x-men, por não saber lidar com os próprios poderes, e ser vítima do preconceito dos outros.
Mas, quando penso no Superman, e falo mais no que tange ao cinema do que aos quadrinhos, o S diferente do que prega Jor-El é mais um símbolo de altruíSmo do que Esperança.
O Superman não precisa de ninguém, e nunca sentiu as mesmas dores e doenças dos outros, mas mesmo assim está disposto a ajudar, “e você que precisa dos outros que não faz nada?” acho que esse é o significado máximo dele. e não um detentor de força e dor como são Hulk e Wolverine.
E gosto das cenas do Petroleiro e do ônibus escolar que casam bem com essa ideia. O Superman tem o poder para ajudar e ajuda. independente dos temores de seu pai adotivo Jonathan Kent, quase um paralelo às avessas com Tio Ben e Peter Parker. “Com grandes poderes…”, Jonathan Kent diria: Mas, não assuma essa responsabilidade.
O que me leva a uma cena que não gostei da forma que foi executada no filme, o “suicídio” de Jonathan Kent ao resgatar o cachorro, que me desculpem aqueles que gostam mais de cães do que de gente. É claro o motivo, “O mundo não está preparado”, mas porra né.
Também o fato de Zod e cia. mesmo sabendo dos benefícios do Sol amarelo não quererem desfrutar dos poderes tal como é em Superman-II, tendo uma preferência em ressuscitar um planeta extinto, muito embora o tom apocalíptico e o “pesadelo” do Superman se afogando em crânios seja algo que tenha me agradado.
Por fim gostei de Lois Lane saber, muito embora um dos maiores charmes dos filmes clássicos do Super seja exatamente ela não saber, gerando todos os momentos hilários de Clark Kent, mas nesse independente da tão contestada questão do óculos acho que pela primeira vez faz sentido ele trabalhar no Planeta Diário. Que mané, poder fazer perguntas e perigo o que, isso é caô para sua mãe. Clark está lá por causa dela. e como isso será desenvolvido nos próximos filmes que quero ver.
Bem, esse tal como Batman Begins foi um bom começo, mas espero na sequencia, que muito bem poderia se chamar O último filho de Kripton, a presença do novo Lex Luthor, o “Coringa” do universo Superman, e porque não Braniac, o que casaria bem a década do terrorismo digital.
Beijos Isa
SPOILERS
Homem de Aço: ainda não foi desta vez
Por Willian Douglas Guilherme
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Aos seis anos de idade, na minha cidade natal, Lavras-MG, tive meu primeiro contato com o Superman nas telas do cinema. Era Superman IV – Em busca da paz. Não lembro como fui parar dentro da sala do cinema, mas lembro que o filme já estava na metade quando entrei. Deste momento em diante, passei a ser fã de carteirinha do Superman e após 19 longos anos de espera, assim como grande parte dos fãs, fiquei decepcionado com o filme Superman – O Retorno, ao qual nem cabe nenhum comentário neste post, já que para mim esse filme nem existiu, assim como aquele seriado Lois & Clark: As novas aventuras do Superman, lixo que só serviram para piorar a reputação do super-herói, salvo pelos quadrinhos e desenhos animados.
Passaram mais sete anos até o lançamento do novo filme, Homem de Aço (2013). Friso saber que era uma estreia muito esperada e diferentemente de outros super-heróis, o filme Superman é esperado, sobretudo, pelos fãs, pois, aqueles mais jovens não conheceram o Superman do cinema e logicamente não sentiam a mesma ansiedade que nós, pois, para os mais jovens, acostumados com os mais novos e recentes efeitos especiais, não viveram o auge da sequencia do Superman I, II, III e IV, e por isso, pouco entusiasmavam quando assistiam os filmes produzidos de 1978 a 1987.
Neste sentido, fui na pré-estreia do filme (Sábado, as 21h20m, 29/06/2013), ao qual para minha surpresa, ou apenas confirmando o que disse acima, a sessão não estava lotada, apenas cheia. Considerando que era uma pré-estreia com apenas uma sessão diária na sexta, sábado e domingo.
Logicamente, assisti a versão legendada, o que nos deixa mais próximos da versão original, ao menos, dos efeitos sonoros, uma vez que não entendo 100% dos diálogos em inglês, o que me remete ao recurso da legenda, mas isso não interfere, ao meu ver, de fato, na interpretação ao qual vou apresentar a vocês.
Para começar, ressalto que a crítica ao filme Homem de Aço (2013) pode ser realizada de duas maneiras. A primeira, do filme por ele mesmo, ou seja, esquece tudo que já foi feito do Superman e compara o filme de 2013 apenas com ele mesmo. A segunda proposta seria comparar a versão de 2013 com a versão original do filme. Neste momento, vou utilizar o conceito de original para definir o que veio primeiro ou seja, o que deveria ser batido.
A princípio, eu gostaria de fazer essas duas críticas separadamente, mas resolvi fazer em conjunto, mas o que vale ressaltar é que vou tentar respeitar a leitura que o Diretor atual tentou fazer do personagem, contudo, lembrando que o Superman é um super-herói de fãs, imagino que esta releitura deveria ter ficado um pouco mais próxima do filme original, sobretudo, com relação ao personagem em si e a coerência do enredo.
Vou assistir ao filme novamente e comentar cena por cena, lembrando que os comentários de maneira geral irão considerar o filme pelo filme, caso eu faço um link com outro filme ou algo assim, faço o link, mas caso contrário, estarei considerando como verdade apenas o que é mostrado e dito no filme de 2013. Assim, quando eu disser, por exemplo, sobre a personalidade do Superman, estarei referindo ao filme de 2013 e quando disser, por exemplo, personalidade do Superman original, estarei referindo, obviamente, aos filmes originais.
Na tentativa de ser mais objetivo, vou focar apenas nas cenas mais gritantes, pois, a principal crítica que se faço ao filme é com relação a coerência dos fatos, ou seja, não há coerência em grande parte das cenas do filme. Exemplo, no filme original, Superman transforma e sua roupa de Clark Kent some, onde está a sua roupa ou as coisas que ele carregava? Isso é um exemplo de incoerência, agora num filme de três horas ter uma ou duas cenas incoerentes é aceitável, mas quando praticamente todas as cenas são incoerentes ai fica difícil. Contudo, isso tudo fica aparentemente maquiado com os efeitos especiais e cenas de lutas, enfim:
A primeira cena do filme, passada em Kripton, mostra o nascimento do Superman, Kal-el. Decidem-se pelo parto normal e como sua mãe biológica grita de muito de dor, imagina-se que não tem anestesia nenhuma, considerando que estão em uma sociedade super avançada, essa situação de sentir dor é plausível, já que poderia ser uma opção do casal, uma vez que partos normais não eram comuns em Kripton (Segundo o próprio filme de 2013). Contudo, o que estraga verdadeiramente a cena é a imagem de um “dinossauro” mugindo tipo anunciando que o Superman tinha nascido. Nada haver.
Aparecem várias naves espaciais lembrando uma guerra nas estrelas, e o Jor-el, tenta convencer o Conselho sobre os riscos de Kripton explodir. Então chega o General Zod e mata parte dos Conselheiros, mas Jor-el consegue dominar o General Zod. Quando Jor-el sai do Conselho, observa que a cidade está tomada pelas tropas de Zod e resolve, por conta própria, já que o Conselho não existe mais, roubar o amuleto que contém o DNA de todos kriptonianos. Mas ai vem o absurdo novamente, ao invés de Jor-el adentrar uma nave ou algo semelhante, ele monta num bicho voador, ou seja, não faz sentido nenhum uma sociedade extremamente evoluída ainda andar de pássaro. Parece muito com as cenas do filme Avatar. Sinceramente, nada haver essa cena também.
Pior que não aparece mais ninguém montado nessa libélula gigante, só ele.
Outra coisa interessante de notar é que, um objeto tão importante como o Vortex, que contém todo o código genético das pessoas de Kripton não tem proteção física nenhuma, ou seja, qualquer um poderia ter roubado o Vortex em qualquer tempo e assim, condenar todos os kriptonianos.
Outra cena nada haver, ao qual o Jor-el conta com a sorte, foi logo em seguida quando é arremessado ao penhasco, o bicho vem e salva ele, ou seja, o Superman contou a primeira vez, com o acaso do destino.
Lembrando que o bicho voador chega com uma asa inutilizada e morre assim que pousa, por que exatamente? Como assim? Por que não morreu antes?
O que vem adiante é que o Jor-el injeta o DNA de todo o povo de Kripton no menino Superman e o envia para a Terra.
Mais uma vez o Zod tenta impedir, mas não consegue, pois Jor-el o detém, vestindo sua armadura ao estilo Cavaleiros dos Zodíacos, contudo Zod manda uma nave atrás da nave do menino quando aparece, do nada, um grupo de soldados e explode a nave que iria abater o menino, ou seja, Superman contou com a sorte do acaso pela segunda vez. Zod é preso por traição.
Zod é condenado juntamente com seu grupo, totalizando 10 prisioneiros, assim acabam sendo salvos da destruição de Kripton, já que a prisão é no espaço.
Na cena que mostra a nave do menino vindo para a Terra, temos a impressão de que Kripton é pertinho da Terra, não é mostrado o tempo que o menino leva dentro da nave, ou seja, nem fazem questão de mostrar, pois já corta logo para a cena do menino chegando à Terra, como se fosse questão de apenas alguns minutos de distância. Nesta cena, pode ter havido uma explicação pelo fato de que Kripton conseguia dobrar o espaço-tempo e assim, criar um buraco de minhoca e economizou tempo, pode ser, já que o filme aparentemente mostra isso, mesmo assim, isso não fica muito claro, o que nos deixa meio a ver navios ao ver o filme pela primeira vez.
Quando a nave chega na Terra, corta logo para a cena do Superman adulto trabalhando num navio. Ai a primeira questão, por que o Superman é musculoso? Já que não há como ele exercitar com nada, mas isso é irrelevante, mas não poderia deixar de citar.
Quando o Superman salva a plataforma de petróleo, ele fica na água sonhando, mas do nada aparecem duas baleias cantando. O que isso tem haver?
Na sequência, ele resolve nadar até uma cidade e faz algo que o Superman não faria, ele rouba roupas, primeiro do varal mas ai resolve roubar as roupas dentro do carro. Tudo bem que o Diretor é livre para criar o que ele quiser, assim como reconstruir os valores do herói, mas para quem estava acostumado com o filme original, já começa a estranhar.
Na cena da queda do ônibus, o ônibus cai de uma ponte, na água, a uma altura de uns 10 metros e o gordinho estava em pé. Não dá pra saber se estão todos de cinto de segurança, mas então me pergunto, como é possível que ninguém no ônibus tenha se machucado e mais, sem nenhum arranhão? Tipo, nem mesmo bateram a cabeça com o impacto da queda. São esses detalhes que tornam o filme incoerente. Soma-se ainda quando o Superman resolve salvar o ônibus, empurrando o ônibus para fora da água, como ele ainda não voava, como ele fez para andar com o ônibus do meio do rio até a borda? Ou seja, quanto tempo ele demorou para fazer isso? Se fosse mais de um minuto, todos ali teriam se afogado.
O pai terrestre do Superman, Jonathan Kent, impede que o Superman use seus poderes, ele teme que o mundo não esteja preparado, com isso, faz com que o menino cresça isolado, sem amizades, e o pior, revoltado, a princípio, por não querer ter nascido assim.
Na cena em que Jonathan revela para o garoto que ele não é filho biológico dele e que é um extraterrestre: primeiro, o garoto age normalmente, ou seja, tipo assim, beleza, sou um extraterrestre de boa. Segundo, o pai diz que ele foi enviado para a Terra por um motivo. Aqui há um gancho com o enredo proposto pelo Diretor, a princípio interessante. Vou adiantar um pouco o filme depois retorno a sua linha temporal.
Vejamos, o pai verdadeiro, Jor-el, coloca o DNA de todos os kriptonianos nas células do Superman, de modo que ele envia o seu filho para a Terra a fim de salvar a raça Kriptoniana. Deste modo, quando o General Zod vem para a Terra, ele vem em busca deste código de DNA, pois assim poderia “reviver” Kripton. Logo fica uma dúvida, Superman é bom ou mal? Já que, a título de missão, a missão do Superman para com o pai verdadeiro é reviver a raça Kriptoniana, a princípio, Jor-el diz que as duas raças poderiam coexistir, contudo, o limite para que isso ocorra é apenas o bom senso do Superman. Considerando que ele já roubou algumas roupas nas cenas anteriores.
Deste modo, o pai terrestre teme que o Superman use a plenitude de seus poderes e assim, fica inibindo ele de usa-los, ou por inveja, ou mesmo por medo, não ao filho, mas pela humanidade. De fato o que transparece é que Jonathan, o pai terrestre, não tem uma ligação de tanto afeto quanto nos outros filmes, ele fica sempre meio distante do filho, somente a mãe terrestre, Martha Kent é quem demonstra um contato mais físico com o Superman, contudo, Jonathan não sabe o que pode acontecer com a Terra caso o Superman utilize seus poderes, ele é o primeiro a perceber a não distinção entre se o Superman é bom ou mal.
O Diretor de Homem de Aço diz que não usou a música tema original por que gostaria de começar algo totalmente novo, ou seja, uma nova história que não tivesse ligação com o filme original, contudo, repete em diversos momentos, cenas tradicionais do filme original, inclusive o próprio Zod é do Superman II.
Uma destas cenas refere-se ao cara do bar que tira uma com a cara do Superman, mas ele não reage. Contudo outra incoerência. Quando o cara curte com a cara dele, nota-se que é dia e há claridade, mas quando o sujeito sai do bar, é noite, ele vê que seu caminhão está pendurado em cima de um poste. Ora, como ninguém viu esse caminhão em cima do poste a tarde toda? Ou seja, era algo que chamaria a atenção de qualquer um, mas que no caso, ninguém viu só o dono do caminhão e algumas horas depois.
Entra os acasos do filme, o Superman fica perambulando pelo mundo, que no caso resume-se aos EUA, atrás de uma explicação para sua vida. Então, por acaso, vai ao Alasca que é território americano onde, por acaso, fica conhecendo a Lois Lane que por acaso não sei o que ela foi fazer no Alaska, onde por acaso o Superman descobre uma nave de aproximadamente 300 metros (dados do filme) que também ninguém sabe como ela foi parar ali e que por acaso é a nave que irá revelar os segredos que o Superman tanto busca. Contudo, não houve relato anterior de como essa nave foi parar ali, muito menos que Jor-el ou outro Kriptoniano tenha mandado esta nave para a terra. Contudo ela data de cerca de 18 mil anos. Mais adiante no filme, Zod diz que esta é uma nave de exploração, posto isso, só podemos supor algumas questões dentre elas as seguintes: a) a nave de exploração era tripulada? Se fosse, onde estão seus tripulantes? Considerando que eles já estão entre nós a mais d e18 mil anos e assim sendo, já teriam descendentes com poderes semelhantes ao do Superman; b) Sendo ainda a nave tripulada, porque eles não foram embora? Ou por que quiseram ficar aqui na Terra por conta própria ou a nave estaria danificada, mas nota-se no filme que a nave funciona perfeitamente. c) não sendo tripulada, seria mais interessante, pois ela poderia ter se perdido e caído na Terra ou, para melhor explicar, seu próprio pai teria mandado essa nave para a Terra, contudo, como ela viaja no espaço-tempo, criando espécies de buraco negro, ela poderia ter sido mandada para o passado, por talvez, um erro de calculo, o que explicaria por exemplo, a nave ser atualizada com a tecnologia Kriptoniana, mesmo após 18 mil anos terrestres.
Enfim, a incoerência da nave é o de menos a essa altura, pois o filme vai acumulando uma série de fatos que não tem ligação com nada, no mínimo o Diretor imaginou que era um filme feito para pessoas burras, pois são visíveis as falhas de coerência, uma após a outra.
Depois de salvar a Lois pela primeira vez, o Superman pilota a nave para algum lugar qualquer, onde então, é revelada a roupa que ele usaria, mas como essa roupa foi parar ali naquela nave? Como a roupa coube nele milimetricamente? Vamos acumulando incoerências. Obs a nave em que o Superman veio ainda menino está guardada na casa dos pais terrestres e ninguém teve a curiosidade de usar a “chave” nela para ver o que aconteceria. Isso só ocorre no meio do filme para destruir a nave inimiga.
Outro detalhe, no filme original, os segredos do Superman ficam arquivados no cristal verde, que, quando é jogado no gelo, cria a casa de gelo que é o refúgio do Superman, ali ele fica durante mais de 10 anos aprendendo os segredos da humanidade e se preparando para ser o Superman, no Homem de Aço, todos os seus segredos são revelados em algumas horas, onde ele já recebe a roupa.
Contudo, uma cena ridícula é a que ele aprende a voar, sai pulando e da um grito, ridículo para um herói do porte do Superman. Em outras palavras, ele vira Superman sem nem mesmo saber quais são os seus poderes e muito menos sabe muito bem como utiliza-los, ou seja, ele deixa de ser um homem problemático, cheio de problemas psicológicos e transforma num super-herói em poucos minutos.
Um outro problema que irrita no filme é o sonzinho do piano toda vez que ele fica frágil, isso incomoda muito e da impressão que ele é muito mole.
Agora a Lois Lane vai em busca do Superman, que na cabeça dela é ainda um homem com super poderes (pois o Superman ainda não apareceu).
A Lois acaba encontrando o Superman e desiste de publicar seu artigo, contudo, o que chama atenção nesta cena é que o Superman está na casa dele e chegou voando cheio de expectativas pra contar para a pessoa que ele mais confia no mundo que é a sua mãe, contudo ele não conta para ela que tem uma roupa (uniforme) nova. Estranho, pois ele conta tudo pra ela, mas não conta da roupa. Aqui faço o link com outras cenas mais adiante no filme em que a mãe fica surpresa ao vê-lo com a roupa nova, ou seja, ela já não teria visto a roupa desde a primeira vez?
Após descobrir que é o Superman, passam-se alguns dias. Contudo, o Superman fica em casa, não sai para fazer nada, pois é ainda um adulto problemático, tanto que ele é surpreendido pela mensagem televisiva do General Zod quando está bebendo uma cerveja e assistindo futebol. Ou seja, ele é típico americano, nada de super até aqui, ou seja, ele descobre quem ele é, tem os ensinamentos do seu pai verdadeiro, descobre sua missão na Terra, mas desde então passa os dias em casa ajudando a mãe e nas horas de folga, assiste TV e bebe cerveja? Ele não tinha que estar salvando as pessoas? Aqui nos remete a mais uma indagação, será que ele tem um elo realmente com a humanidade a ponto de escolher entre humanos e kriptonianos? Pois ele cresceu escondido de todos e achando que o mundo não estava preparado para ele. Cresceu sendo zoado por todos os colegas de escola, viveu escondido, qual o elo que ele teria com a humanidade a não ser a própria mãe? De fato ao longo do filme ele se apaixona pela Lois e cria um segundo elo, mas não há nada que o ligue aos humanos de maneira agradável, pois todas as suas experiências foram frustrantes até então. E sendo assim, por que ele recusaria um convite tão tentador quanto o que o General Zod o propôs?
Ao ver a nave do lado de fora da casa, ele dá um zoom com os olhos, mas percebe-se que o seu zoom é limitado, pois ele só consegue aproximar até um certo tanto, contudo, isso não importa muito, mas fica registrado.
Na cena em que o Clark garoto é jogado na grade, o pai assume que não sabe quem o Clark se tornará, ele não sabe se o Superman, ao se descobrir, será bom ou mal, isso fica expresso em sua própria fala, aqui é ponto para o Diretor, pois está recriando o personagem. Interessante notar que o pai terrestre, Jonathan, não abraça o Superman, ele não tem contato físico com o filho, algo como se ele não tivesse sentimentos por ele.
O General Zod intima Kal-el, ou seja, o Superman a aparecer, pois exige sua presença, ai o Superman, sem saber o que fazer, vai consultar um padre e confessa não saber se deve confiar no povo da terra ou no Zod.
Após falar com o padre, Superman resolve se entregar as autoridades afim de que seja levado até Zod.
Aqui há vários equívocos, como por exemplo, o que realmente poderia acontecer se fosse confirmado um contato imediato com um ser e tecnologia alienígenas? No mínimo haveriam centenas de cientistas monitorando o encontro. Segundo, o Superman não tinha aparecido para ninguém ainda, ou seja, ninguém sabia quem ele era, nem nunca o tinham o visto. Assim, do nada aparece uma pessoa voando sem equipamento nenhum e todo mundo ali age normalmente, como se fosse a coisa mais normal do mundo.
Outro detalhe é que o Superman apenas supunha que poderia aguentar um míssil, pois ele nunca tinha sido posto a prova até então, no mínimo, ele não ficaria meio desconfiado?
Entra a cena em que o Superman é preso e pede para falar com a Lois Lane, a princípio ele está preocupado com a segurança dela. Logo, eles aparecem em uma sala que não dá pra saber se é no mesmo local do encontro inicial ou se eles andaram kilometros até chegarem à base onde estava detida a Lois Lane. Esta última opção parece ser a mais obvia, pois não imagino o por que eles teriam levado uma civil para um encontro imediato de segurança mundial sem motivo algum.
Mas a cena que aparece é a Lois fazendo perguntas para o Superman. Mas espera ai, não era o Superman quem pediu para falar com ela? O que ele falou para ela? Nada. Então por que ele pediu para falar com ela?
Aqui há outra super ultra mega incoerência novamente do filme, quando o chefe da equipe tenta falar com o Superman, ele descreve tudo que há na sala e o chefe da equipe diz que ele pode transmitir algum patógeno (doença) alienígena, ora, não entendi, primeiro, porque os soldados que prenderam o Superman não estavam usando roupa especial para um contato radioativo ou algo assim? Como eles deixaram uma civil, no caso a Lois Lane entrar na mesma sala que o Superman sem uma proteção especial? O filme vai acumulando incoerências que arrasam com qualquer fã que esperava um bom filme.
Um ponto para o Diretor quando o Superman diz que não irá acatar as ordens dos oficiais e chega a ameaça-los. Ai sim, era isso que esperávamos do filme, mas teria que manter a entonação. O oficial americano diz que tem que entregar o Superman a Zod e vão até o local de encontro. Daí outra incoerência. Primeiro, se Superman preza tanto pela segurança de Lois Lane, porque a levou até o ponto de encontro com os alienígenas que ele mesmo desconhecia? Segundo, porque os próprios oficiais permitiram que a Lois Lane fosse até o ponto combinado para que o Superman encontrasse Zod? Terceiro, isso nos leva a crer que a base onde ela estava no deserto era no mesmo local marcado para o encontro inicial com o Superman e por fim o mesmo local marcado para entregar o Superman a Zod. No final das contas, o que a Lois Lane estava fazendo ali? Ai entra o piano chato novamente.
Aqui, a Lois é o elo do Superman com a humanidade, já que os humanos estão entregando o Superman para Zod, ou seja, porque Superman teria que salvar a humanidade sendo que até agora só teve más experiências com os humanos? E outra, se a Lois está ao seu lado na nave de Zod, o que mais ele teria para proteger na Terra? Lembrando que até agora ele não tinha salvado ninguém e só ficava assistindo TV e tomando cerveja, mesmo depois de ter virado o Superman.
Aqui um ponto favorável também, Zod e sua turma utilizam mascaras para respirar, um ponto interessante.
Por fim entram Superman e a Lois na nave que parte a uma velocidade extraordinária, contudo eles ficam em pé na nave, como eles não são jogados com tudo na parede? Outra incoerência.
Em busca da verdade a tanto tempo, ele encontra o Zod que conta toda a verdade para ele, não haveria motivos inicialmente para que o Superman não o aceite.
Zod diz que ficaram 33 anos se preparando para reconstruir Kripton. Ops! Não entendi, pois qual o conceito de anos que ele utilizou? Anos terrestres? Anos de Kripton? Os anos de Kripton eram contados por ciclos e não anos. Outra incoerência. Um detalhe, 33 anos se passaram e eles não envelheceram nada?
Aqui o Zod diz que a nave em que o Superman encontrou no inicio do filme era uma antiga nave batedoura, ora, como assim? Antiga? Datada de 20 mil anos terrestres? Utilizavam os kriptonianos as mesmas tecnologias 20 mil anos atrás e agora? Mais uma vez, como a roupa do Superman foi parar dentro dela?
Zod revela ao Superman que o desejo de seu pai era renascer Kripton, ou seja, era a informação que o Superman tanto procurou a vida toda. Em outras palavras, estava dado um sentido a sua vida.
Ai Zod faz o que não deveria fazer, diz que a terra irá acabar com o surgimento de Kripton, contudo, porque Superman iria se preocupar com os humanos já que ele nunca se preocupou?
Ai a nave mãe lança duas naves pequenas que são monitoradas pelo exercito americano, dizendo que estão em espaço aéreo do estado de Kansas, logicamente eles também irão monitorar onde as naves irão pousar.
Ai Jor-el, pai biológico do Superman, aparece e diz a Lois Lane como enviar Zod e seu bando para a zona fantasma, mas isso não acontece nenhuma hora no filme.
Entra o exagero, mas isso é tolerável e esperado. Lois sai atirando em todo mundo e mata todos sem nunca ter atirado na vida, ainda mais com uma arma extraterrestre e mais, acerta todos os soldados treinados e preparados geneticamente para serem soldados.
Lembram as duas naves? Elas pousam no quintal da casa da mãe do Superman.
Lois Lane consegue escapar da nave mãe em uma capsula. Já o Superman, ao invés de destruir de uma vez a nave mãe ele vai atrás da Lois, que, por estar no espaço, cai em algum ponto do planeta. Mas espera ai, ela cai em uma fazenda perto da casa da mãe do Superman. É brincadeira heim!
Mais uma vez o piano toca quando Superman salva pela milésima vez a Lois Lane, então o mundo para só pra eles, ou seja, o Superman esquece de salvar a humanidade e fica ali por conta da Lois, isso que é amor, ser super-herói pra que? Neste instante, ele está pouco se importando se a Terra vai acabar ou não. Ele não está nem aí. Mas ocorre que o Zod vai mexer com a mãe dele procurando o codex e chega a ameaça-la. O Superman, pelo fato de estar próximo, usa seu sensor aranha e escuta Zod e ai começam as brigas que só cessam no final do filme.
A Lois fica para trás numa estrada de terra que coincide com a chegada de uma viatura da policia em alta velocidade e com a sirene ligada, mas ninguém sabe como ou o que este carro de polícia fazia por ali com a sirene ligada.
Veja que Superman só ataca Zod quando este ameaça a sua mãe, pois se isso não tivesse ocorrido, talvez o Superman estivesse pouco se lixado para os planos de Zod.
Neste momento, Superman vem voando a toda velocidade para salvar a sua mãe, mas esquece que ficaram mais três do bando de Zod para trás, incluindo a mulher subcomandante, ou seja, se o interesse fosse racionalmente mesmo salvar a mãe, ele deveria ter pego a mãe e saído voado e não feito diferente, logo, fica meio incoerente esta cena também, considerando que de fato a equipe de Zod no mínimo teria sequestrado a mãe do Superman para obriga-lo a fazer o que queriam, mas adivinha o que acontece? Nada, a mãe dele fica sozinha com os kriptonianos e fica por isso mesmo.
Ai entra a primeira cena de briga. Aqui mais uma vez fica meio sem sentido o novo herói, que demonstra não estar nem ai para os humanos, logo a briga dele com Zod, não é para salvar a humanidade, mas, além de salvar exclusivamente a sua mãe terrestre, também ver que irá governa-los. Nesta primeira briga, Superman arrasta Zod para um posto de gasolina que explode com todo mundo dentro. Como o filme visa a audiência, não é mostrado as pessoas morrendo, mas essa informação é clara e obvia, inclusive com carros que estavam abastecendo indo para os ares.
Superman consegue tirar a mascara de Zod, que sente os efeitos dos super poderes e pergunta para o Superman o que está acontecendo e tipo assim, inocentemente, o Superman vai e conta para Zod o que está acontecendo e como ele deve fazer para controlar. Por que ele conta? Por que ele não vai destruir a nave que vem salvar Zod?
Então iniciam-se as cenas mais incoerentes de todas, ou seja, a partir das lutas começam as cenas nada haver.
Primeiro, Superman avista dois soldados de Zod e vai para cima deles, o Superman pede para o povo esconder atrás das portas e janelas de vidro para não se machucarem. E advinha o que acontece? Primeiro, chegam os caças americanos cheios de bombas e começam a atirar em todo mundo, tanto nos civis quanto nos heróis, eles não estão nem ai. Saem atirando em todos. Ou seja, o governo americano autoriza bombardear uma área central da cidade cheia de civis e o Superman não faz nada para salvar ninguém. Daí um dos soldados pula nos aviões para derruba-los e lembrando que estão carregados com bombas, caem no chão e nem explodem. Segundo o Superman começa a brigar com os soldados e destrói metade da cidade e consequentemente, mata um meio mundo de gente.
O Superman dá uns foras quando, por exemplo, tem um helicóptero caindo, ai um tripulante cai do helicóptero, ele salva o cara que está caindo e deixa o restante que está dentro do helicóptero se ferrar. Mas como dentro do helicóptero está o comandante do exercito, um dos principais do filme, daí o helicóptero não explode, só cai no chão. É brincadeira!
A mulher Kriptoniana começa a matar todos os soldados que estão atirando contra ela, uns 20 morrem, mas enquanto o Superman fica brigando com o outro soldado Kriptoniano. Então advinha? São lançados mais mísseis, desta vez mais potentes, contra a cidade pelo exercito americano, que por sua vez deveria ter dizimado todos os humanos, tipo assim, tirou a cidade do mapa, mas nada disso acontece, os humanos saem ilesos como se nada tivesse acontecido.
Entra a cena em que a mãe do Superman está dentro da casa destruída, juntando os destroços quando elogia o Superman pela roupa nova. Esta cena é muito estranha. Primeiro, pois se o governo estava monitorando as duas naves alienígenas que tinham pousado na casa da mãe do Superman, porque eles não foram até lá? Segundo, Superman ainda está em dúvida do que fazer, pois pergunta para a mãe que Zod sabe como trazer seu povo de volta, mas é interrompido quando a Lois chega de carona com aquele carro de polícia anterior dizendo que sabe como vencer Zod, uai espera ai, como ela sabia que o Superman estava na casa de sua mãe naquele exato momento? Porque ela já não contou essa novidade anteriormente quando tinha tempo? Como ela convenceu o policial a leva-la até a casa da mãe do Superman? E como ela convenceu o policial a não contar nada para ninguém de onde ela estava indo e quem era a senhora que ela queria encontrar? Obviamente, se o Superman quer mesmo proteger a sua mãe, o que você acha que seria sensato fazer? Qualquer um teria tirado a senhora da casa, pois deixou de ser um ponto seguro correto? Mas o que o Superman faz? Deixa ela lá como se ninguém soubesse de nada. Como se a casa ainda fosse um local seguro.
Zod ordena o ataque a terra e manda duas naves para dois polos do planeta, contudo, pra variar, adivinha onde a nave para? Tem todo o mundo para parar, mas ele resolve parar a nave no centro da cidade pertinho onde o Superman estava.
Os repórteres do Planeta Diário ficam só olhando, ninguém tem uma câmera ou algo assim para registrar.
Ai quando as naves se aproximam da Terra e começam o ataque, o Superman está onde? Quando as naves começam o ataque, milhares de pessoas morrem instantaneamente o velho estilo do filme Independence Day.
Enquanto o mundo está sendo destruído, Superman revela a tecnologia do motor fantasma a um chefe do governo, dizendo ser capaz de criar um buraco negro em que “teoricamente” (falas do filme) Zod e seus soldados seriam sugados para dentro dele. Mas seria simples assim? Pois um buraco negro sugaria tudo a sua volta então, como iriam empurrar Zod e os demais para dentro do buraco negro? Como iriam fechar o buraco negro?
Lois diz que tem uma ideia para destruir as máquinas? Ora, o Jor-el, pai do Superman já não havia passado para ela o que ela deveria fazer?
O plano de Zod era ligar as duas máquinas em cada polo da Terra e assim transformar a Terra em Kripton, contudo, os cientistas avaliam o que está acontecendo prevendo as mudanças ocorridas na Terra, logo, para que eles possam prever, é fato que já estejam ocorrendo alterações no núcleo da Terra. Deste modo, estas alterações permanentes, mesmo que mínimas, como serão sentidas pela humanidade após Superman vencer?
Superman voa até o hemisfério sul para deter uma das naves, contudo ele nem se importa com a nave que está destruindo meio mundo, ele prefere ir destruir a que não tem ninguém perto, deixando então, a nave que está na cidade, ser destruída pelo exército, mas a ideia do exercito mais uma vez é simples, encher a nave de bombas, mas adivinha o que acontece de novo? Os mísseis vão atingindo os prédios a volta e matando milhares e milhares de pessoas, só que no filme não acontece nada.
Começam mais cenas incoerentes, uma atrás da outra. Aqui, o chefe do Planeta Diário olha para cima e vê que tem um prédio caindo na direção da sua colega, tipo, que está a uns 30 metros a sua frente, então, com o prédio caindo o chefe vai correndo na direção da colega, pega ela, e volta correndo e consegue escapar do prédio caindo, é brincadeira. Pra que precisa do Superman.
Quando apenas um prédio cai, já sobe uma quantidade enorme de poeira e destroços, mas no caso, cai meio mundo e em poucos segundos já é possível ver tudo a volta, tranquilamente.
Contudo a colega do chefe do jornal fica presa nos destroços, ou seja, cai um prédio em cima dela e não acontece nada com ela, e mais, não tem mais ninguém que fica preso ou ferido nos destroços, só ela mesmo.
Na cena em que Jor-el discute com Zod, Jor-el diz que as raças humanas e Kriptonianas podem conviver simultaneamente, ou seja, a ideia de Jor-el era que seu filho, o Superman, desse origem a tal linhagem, contudo, realmente não dá pra saber ainda se o Superman é bom ou mal, não é possível confiar no Superman.
A nave que está na cidade tem um campo de força e a ideia genial das mentes mais brilhantes do mundo era lançar a nave que trouxe o Superman menino para colidir com a nave grande que está destruindo a cidade, mas como assim? Não entendi? Lançar a nave contra uma outra nave que tem campo de força? Realmente não entendi.
Superman, após destruir a nave que está no sul, fica fraco e caído no chão, até que amanhece e ele recebe a luz do sol, onde recupera a sua força. A pergunta é, quanto tempo ele ficou ali deitado? Considerando que ação do lado da outra nave está acontecendo bem rapidamente, mas para o filme, é como se o tempo não fosse relativo, ou seja, o tempo de uma cena, não corresponde ao tempo de outra cena, assim o Superman pode fazer a hora que ele quiser, pois sempre irá chegar a tempo.
Ai como eu ia dizendo, bem na hora em que o Zod vai atacar a nave que pretendia destruir a nave mãe, o Superman aparece e derruba a nave de Zod, que para variar, sai batendo e derrubando no mínimo meia dúzia de prédios e consequentemente, matando outras milhares de pessoas ao qual o Superman pouco se importa.
O avião em que a Lois Lane está, consegue ativar a nave que trouxe o Superman menino e choca-se com a nave mãe, quando isso acontece, cria-se aquele buraco negro pretendido e tudo começa a ser sugado para dentro, tudo mesmo. Ah! Menos quem? Isso mesmo, menos a Lois que cai, ou seja, prédios, carros, caminhões, tudo são sugados para dentro do buraco negro, até o que estava no chão começa a subir, só a Lois Lane que vai na direção contrária de tudo, no caso, vai caindo em direção ao chão, incrível. O próprio Superman quase é sugado para o buraco negro, sua pele fica toda repuxada, mas a Lois Lane, que está no seu colo, fica olhando para o Superman com aquela cara de o que está acontecendo? Ou seja, ela não sofre efeito nenhum da gravidade do buraco negro.
Superman faz tanta força para sair do buraco negro que a princípio teria voado muito longe para sair do raio do campo gravitacional gerado pelo buraco negro, contudo, quando ele pousa, ele está na verdade, a poucos metros do buraco negro, como assim?
A colega do chefe do jornal vê o Superman e diz que o Superman os salvou: vamos analisar essa frase. Primeiro, nada disso teria acontecido se o Superman não tivesse vindo para a Terra. Segundo, o próprio Superman não fez nada para salvar a humanidade, de fato, o humanos apresentaram-se muito mais eficientes, pois foram eles quem estavam preocupados com a própria pele Não dava para depender só do Superman..
Outra cena interessante quando Zod vai lutar com o Superman. O povo fica envolta observando, sem medo de nada.
Superman e Zod começam a brigar passando por toda a cidade, ou seja, vão destruindo tudo que tem a volta e consequentemente, matando outro tanto de gente.
Interessante como o Diretor do filme recria algumas cenas clássicas do filme original. Como o caminhão tanque e o raio laser que, ao destruir o metal, Superman fecha os olhos, diversas são as cenas revividas durante o filme.
Os dois chegam a brigar até no espaço, mas quando retornam, caem exatamente no mesmo local em que estavam, ninguém entende essas coisas.
No caso, caem dentro de um prédio que está cheio de gente, ou seja, fica comprovado que todos aqueles prédios destruídos, estavam cheio de gente.
Zod, enfurecido, tenta acertar o raio de calor nas pessoas que estão no prédio, mas pela primeira vez, Superman se importa em salvar alguém verdadeiramente, mas do nada, vem o piano chato novamente.
Adivinha quem aparece? Isso mesmo, a Lois Lane entra no prédio. Ai você se pergunta. Numa cidade gigante, destroçada, Lois Lane, consegue correr, de modo que, no tempo em que o Superman e Zod caem dentro do prédio, em menos de um minuto, ela sai de onde ela estava e consegue achar e correr até prédio em que o Superman estava. Realmente não dá, é muita incoerência, não dá pra aceitar essas coisas toda hora.
Quando Superman prende Zod nos braços, ele está agachado, mas quando ele gira o pescoço de Zod, mostra ele de costas e em pé?
Quando Superman, após matar Zod, da o grito, ele na verdade se arrepende de destruir todas as chances que ele tinha de conhecer Kripton, pois no fundo, ele não sabia nem porque estava lutando, já que a batalha contra Zod só inicia quando ele irracionalmente tenta proteger sua mãe. No fundo, Superman estaria inclinado a seguir Zod.
Na cena em que Superman desafia o governo americano, fica caracterizado um novo perfil do Superman que é interessante, pois é a leitura do Diretor do personagem, tirando o caráter americanizado do filme original.
De maneira bem óbvia, Superman e sua mãe vão visitar o túmulo do seu pai terrestre. Mas ai o governo quer vigiar o Superman mas não vigiam o mais obvio? Considerando, no mínimo, as imagens de satélite quando as naves pousaram no quintal da fazenda Kent e o relato do policial que levou Lois até lá. Mas deixa pra lá, os produtores devem achar que somos todos burros.
Por fim, o Superman fica magrelo e transforma-se no Clark Kent para trabalhar ao lado da Lois Lane, ao qual ele está apaixonado, ao qual ninguém sabe que é o Superman.
Daí vem a pergunta, como ele conseguiu ser repórter tão rapidamente? A sua mãe continua morando na fazenda dos Kent sem ninguém perturbá-la? E depois de tanta destruição, todos estão sorrindo e felizes, como se nada tivesse acontecido, como se não tivesse morrido ninguém e como se todo o mundo estivesse sido reconstruído integralmente. Principalmente o prédio destruído do Planeta Diário e sua vizinhança. E o Superman, após ver tantas mortes, pessoas morrendo e tanta destruição causada especificamente por sua única e exclusiva culpa, está feliz e não tá nem ai pra nada, pois a única coisa que importa é com a Lois.
No filme original Superman I, a impressão que temos é que o ator realmente voava, isso era mágico. Já com Homem de Aço, os efeitos tipo Playstation tiram o realismo do filme, não tem graça e mais, tudo que o Superman faz, neste filme, outros super-heróis fazem também, o que ele tem realmente de especial?
A nota do filme para mim é sete e a melhor atuação fica para o General Zod. Os demais atores famosos foram completamente desnecessários. Sobre a interpretação do Superman, acho que o ator ficou prejudicado pelo enredo em si, nada contra ele pessoalmente, pois se o personagem afunda, o ator afunda junto. Por isso acho difícil ele emplacar um sucesso perto do que foi verdadeiramente Reeve. Eu esperava mais. Eu não fiquei com vontade de ser o Superman.
Por fim, o filme deixa pistas quase imperceptíveis de uma continuação ao deixar transparecer Lexcorp nas cenas finais de luta entre Zod e Superman, como, por exemplo, no caminhão tanque jogado contra Superman e na fachada do prédio logo em seguida. Contudo a impressão que tenho é que o Superman vai viver só pra ficar salvando a Lois, porque neste filme foi a única coisa que ele fez.
Publicado em 12/07/2013 em:
https://www.facebook.com/calangomanco/posts/676273625720794
Li metade do seu comentário e desculpe, cansei. Respeito sua opinião, mas se você vai ao cinema para assistir um personagem de história em quadrinhos, num filme reconhecido como blockbuster, e quer 100% de coerência em todos os atos, você escolheu o gênero errado. Se você aceita as premissas da existência dos super-heróis, é leitor deles, sabe que toda “licença” poética é usada de acordo com a necessidade. Pode gostar ou desgostar, é direito de cada um, mas daí a tecer um tratado sobre isso é exagero, amigo.:)
Curta o filme como uma nova interpretação do mito. Há muito tempo que não existe coerência nos quadrinhos. Por que o cinema deveria fazer isso? A visão de cada autor incrementa a história do personagem. Quando fui ao cinema, pela primeira vez na minha vida, em 1979, para assistir Superman I, passei anos achando que aquela visão era a definitiva sobre o homem de aço. Depois de John Byrne, pensei que era aquela e depois de muitas reinvenções, aprendi a apenas avaliar que o momento atual enriquecer ainda mais o Superman. Assim como Superman Returns, muito criticado por alguns, rendeu excelentes arcos nas HQs, Man of Steel renderá outras tantas. E, pelo andar da carruagem, um novo filme. E muitas novas discussões, o que manterá o azulão em evidência, para alegria de todos os nerds, como eu.
Um abraço!
Alison “Thomas Wayne” Cordeiro
Um filme por mais blockbuster que seja, de super herói ou não, tem sempre que ter coerência nas ações dos personagens e na trama. Não há desculpa para furo, a frase clássica falada no MDM: “melhor não pensar muito nisso” é exatamente para esse tipo de crítica. Exemplo célebre: no Batman Begins o tal microondas evapora a água da cidade, mas se esquece convenientemente de evaporar a água do corpo humano. Pára, né?
Classificar isso como nitpicking é a clássica tentativa de desabonar o argumento alheio, que é o que mais fã de super herói tenta. Aliás, acho que esse é o maior super poder dos heróis, né? A defesa cega dos fãs para as idiotices do roteiro.
E vocês reclamam que as minhas críticas são muito longas,né??
Obviamente eu não li esse comentário aí, mas se tu falou tanto sobre um filme merda como esse com certeza ficou uma bosta!
Olha até tentei fazer leitura dinâmica, mas desisti antes da metade.
Porém, percebi que ele chama o CODEX citado no filme… de VORTEX
HAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
Foi mal pelo tamanho do texto, mas infelizmente não dava para ficar calado com tantas falhas de sincronia no filme… mas a ideia foi essa mesmo, colocar todos os detalhes que me incomodaram… vc tem razão sobre o codex/vortex… rs…
rs… e vc tem razão… mas faça uma leitura pra gente debater… pois até agora só vi pessoas reclamando.. mas quando lerem… enfim.. estou ai.. um forte abraço..
Leia e vem pro pau… pois neste ponto concordo.. o filme não correspondeu…
Engraçado como da gancho pra continuação o filme e expande o universo kriptoniano..