O primeiro plano que o espectador vê, logo no início de Millenium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres, é a paisagem de uma vila sueca. Branca, fria e nevada. Tudo é perfeito. Tudo está em ordem.
Pela beleza e “asseio”, o local remete muito mais a um cenário adequado a histórias natalinas ou a um conto de fadas infantil que a um thriller policial, costurado por assassinatos em série, esquartejamentos, estupros e relações incestuosas.
E esse é justamente o truque. As coisas aqui não são o que parecem. Aliás, quase nunca são. É sabido que as ações mais sombrias costumam se disfarçar sob uma fachada de civilidade, gentileza e harmonia. Embora não pareça, o pior do ser humano está escondido naquela ilha de beleza gélida.
Além de um conto policial muito bem construído, “Millenium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres” é uma crítica contundente à hipocrisia imposta pela aparência. Ao quanto as percepções podem ser enganadas – muitas vezes de forma até letal – por noções superficiais de perfeição e normalidade. Neste caso, o clichê é mais que válido: imagem não é nada.
O diretor David Fincher (Seven, Alien 3, Clube da Luta, O Quarto do Pânico, Zodíaco, A Rede Social) escancara essa noção ao adaptar a obra de Stieg Larsson – criador do best-seller que deu origem ao filme e das outras duas partes que formam a trilogia Millenium, A Garota que Brincava com Fogo e A Rainha do Castelo de Ar. A trama começa quando o jornalista Mikael Blomkvist (Daniel Craig) recebe um telefonema em plena noite de Natal. Seu interlocutor, do outro lado da linha, o convida a ir até uma ilha afastada, na parte mais fria do território sueco, para ouvir uma proposta.
Blomkvist acabou de sofrer uma derrota nos tribunais por ter feito acusações sem provas contra um financista. Sua carreira e credibilidade, bem como sua vida pessoal, estão abaladas. Ele não tem muito a perder. Por issso, decide ir até o local.
Ao chegar lá, conhece o industrial Henrik Vanger (Christopher Plummer). Ele quer que o jornalista conduza uma investigação para descobrir quem é o assassino de sua neta, Harriet, desaparecida desde 1966. O milionário está convencido de que ela foi assassinada por um dos integrantes da própria família – todos moradores da mesma ilha – e quer provar sua tese.
O repórter reluta. Mas diante dos benefícios oferecidos por Vanger – um deles diretamente ligado a seus probelamas com a Justiça -, acaba aceitando.
A partir daí, a trama avança sobre dois trilhos que acabarão se unindo: a investigação feita pelo jornalista e o desenvolvimento de Lisbeth Salander (Rooney Mara, excelente), disparada a melhor e mais profunda personagem da história, e que também irá auxiliar o repórter na solução do mistério.
Hacker e investigadora com habilidades raras, Lisbeth não guarda espaço para sentimentos ternos. Eles existem, mas ela os mantém presos o mais fundo possível. A única coisa que importa é seu trabalho, ao qual se entrega com uma objetividade obsessiva. De fato, a jovem de 23 anos é tão direta e objetiva que transfere essa abordagem até mesmo para sua vida sexual. Ela tem as respostas. Ela precisa estar no comando.
É uma personagem de emoções primárias acentuadas – raiva, medo, timidez e fúria. Ao mesmo tempo, é possuidora de um forte senso moral. Certamente o mais sólido entre todos os que compõem a história.
Ao longo do filme, Lisbeth aparecerá em quatro cenas sexuais – dessas, apenas duas são consentidas. Repare como nessas últimas, é ela quem dá as cartas. Já a primeira mostra o que ela está disposta a tolerar para continuar com o seu trabalho. A segunda, é um ato de violência – pelo qual a hacker e sua particular noção de Justiça farão com que o perpetrador pague da pior forma possível.
A abordagem visual escolhida por Fincher reflete a frieza e aparência de normalidade que formam o cenário ao redor dos personagens. A estética é “clean”. A luz é dura e branca, fazendo um paralelo com o ambiente coberto de neve da ilha.
As exceções ficam por conta das imagens referentes ao dia do desaparecimento de Harriet, quando todas as cenas são banhadas por um filtro dourado. Metáfora visual para dias mais ensolarados e felizes que já foram vividos naquela ilha.
Repare como, em pelo menos dois momentos, o cineasta retrata Blomqvist em planos gerais, pequeno diante de um ambiente nevado e frio. Nessas duas situações, o repórter tenta, sem sucesso, usar seu telefone celular. Não é possível. Não há sinal. A mensagem é clara: o jornalista está isolado na sua busca pela verdade e diante do enigma que precisa decifrar.
Craig empresta a fragilidade necessária à construção do repórter. Nem pense em ver o atual intérprete de James Bond realizando as mesmas ações dos filmes de 007. De jeito nenhum. Aqui, ele está até mesmo fisicamente mais fraco e magro. Uma aparência que ressalta o quanto ele pode ser uma presa fácil naquela trama.
A cenografia contribui para a sensação de frieza e isolamento. Quer exemplos? Na ilha, há dois tipos de imóveis: os muito pequenos, velhos e frios e os novos e modernos – esses últimos, principalmente a casa do personagem Martin (Stellan Skarsgärd) – são assépticos e extremamente impessoais. Quase sem traços de humanidade.
A trama é desenvolvida no ritmo de uma locomotiva: começa lenta e pausada – como todo bom início de investigação – e depois acelera rumo à solução definitiva do mistério, onde se chega por meio de uma longa e exaustiva análise de provas, informações cruzadas, entrevistas e imagens. Mas atenção. Fique atento. Este filme possui dois finais. Não se preocupe. Não se trata de anticlímax. É apenas a amarração de todas as pontas do enredo.
Vale uma menção muito especial à trilha incidental criada por Trent Reznor, o líder da banda de Rock/Tecno/Industrial Nine Inch Nails. Repare na tensão e agonia que seus teclados etéreos e ruídos eletrônicos provocam em cada cena. Isso sem falar na excelente versão que ele e Karen O (a vocalista dos Yeah Yeah Yeahs) fazem para “Immigrant Song”, do Led Zeppelin, que já podia ser ouvida no primeiro trailer e que aqui está nos créditos iniciais do filme.
Aliás, por falar na presença de Reznor, nesse sentido o próprio Fincher faz questão de dar uma piscadela para o público: logo no início do filme, um especialista em informática aparece usando uma camisa com o logotipo do Nine Inch Nails (NIN).
Ao fim de “Millenium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres”, pelo menos duas mensagens ficam muito claras: a primeira é que o mal de verdade é insidioso e está mais perto do que imaginamos.
A segunda – e aqui não há qualquer intenção de pieguice ou conselhos de auto-ajuda – é que não importa quanto dinheiro você tem, quais roupas você veste ou quão alto você está na escala social. São suas ações que farão de você uma pessoa boa ou ruim.
Duvida?
Assista o filme e depois reflita…
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Texto de autoria de Carlos Brito.
Filme Fraco, David lynch não é deus, o cara faz um filme no piloto automático e todo mundo chupa a rola do cara. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Correção. Fincher…. Sempre confundo esses filhos da puta.¬¬¬¬¬
Comentário de quem tá acostumado a ver filme idiota, o filme do Ficher é excelente, bem dirigido, atuações brilhantes, sensacional, mas quem tá acostumado a ver blockbuster não vai conseguir entender o filme, devido a mentalidade limitada.
Tá Ana Claudia, senta lá…
Poutz, parece um filmão hein.
O que você achou da versão original?
Não existe versão original, embora pelo vício de linguagem eu a chame assim também. Ambas as versões, a sueca e essa americana, são baseadas diretamente do mesmo livro. O correto são chamá-las de adaptações do livro.
Claro que existe! Eu não vi a versão americana mas o filme sueco é show.
http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A4n_som_hatar_kvinnor_(filme)
Acho que isso é meio controverso. Se teve um primeiro filme ele é sim o original, independente de ser uma adaptação de livro ou outra coisa. Só não concordo em chamar a versão americana de remake.
Ok, então eu farei a versão não original de paixão de cristo, dom casmurro, o conde de monte cristo, e etc…
Pode fazer. Só não esquece de me arrumar ingresso pra cabine de imprensa. =D
Antes de monetizar meu podcast e não ser ético com meus ouvintes, fa-lo-ei. =D
afff, nao precisa publicar o meu comentário anterior, obrigada.
Filme muito bom, assisti recentemente e garanto que deve ser um dos melhores filmes do ano.
A analise dessa critica já passa isso e fuco até sem ter o que falar, mas, só complementando o sentimento que eu tive que eu deveria ler o livro. Esse filme ficou tão bom que me deixou com vontade de ler o livro, porque em determinadas cenas, apesar de serem muito bom e completa, eu fiquei pensando como seria bom ver isso escrito.
Uma boa coisa também é o ritmo otimo que o filme tem do começo ao fim. Ele podia se perder facil em algumas partes, mas ele acelera ou diminue o ritmo de forma perfeita pra que você não fique entediado e/ou para lhe prender melhor ao que esta passando.
No mais, só para falar por ultimo, fiquei muito simpatizado pela mulher no final. Deu uma pena desgraçada … :/.
Acabei de assistir. Olha, tá decidido: minha filha vai se chamar Lisbeth. rs
Bom, o filme americano é mais bem narrado do que o sueco, isso o Fincher fez muito bem, embora o final absolutamente patético descaracterizou o melhor personagem de toda a trilogia: a Lisbeth (que, aliás, eu concordo com tudo o que o Brito disse sobre ela). Agora a Rooney Mara não chega aos pés da Noomi Rapace, viu? Essa sim fez uma Lisbeth muito melhor do que a americana. Não sei também se o fato de eu ter visto a adaptação sueca antes me fez apaixonar pela Lisbeth da Rapace, pode ser também.
Bom, tomara que o Fincher filme logo os outros 2 livros.
Agora, me deu vontade de ler todos, hein! hehehe
Sem condições para mim o melhor filme de 2012..vai ser disparado…Há tempos que um filme adaptado de livro não me chamava tanta atenção…A lisbeth é foda e o Blomkvist não fica atras…
A cena final do filme realmente me fez quase chorar..e não to nem ai se descaracterizou a persona dos livros..cinema é adaptação e eu achei essa realmente perfeita…
muito boa a critica tambem..muito bem escrita..
Confesso que não estava empolgado para a ‘versão americana’ do filme até saber que Fincher iria dirigi-lo. E o resultado não poderia ser mais gratificante.
Ele já tinha provado a sua perspicácia em enredos investigativos com o ótimo Zodíaco. Sabemos que Fincher domina como poucos o que cerne a razão, inteligência e dedução lógica em seus trabalhos.
Recomendadíssimo como um dos melhores filmes de 2011 (deveria ter sido indicado inclusive).
Destaque para a trilha que realmente está também primorosa (outra constante nos filmes de Fincher).
Sobre a cena final Pablo, ela é bem fiel à cena final do livro, para não dizer idêntica, nao creio que ela descaracterize a Lisbeth nem um pouco. Ela havia sim criado uma conexão com Blomkvist, algo que talvez ela não tenha nunca vivenciado. Fica fácil compreender a reação dela analisando-se com essa perspectiva.
Ótima crítica Carlos, parabéns pelo texto inteligente e sensível as nuances do filme.
Obrigado, Amilton. Que bom que gostou.